Campeonato Placard Andebol 1: Sporting CP ultrapassa Artística de Avanca Bioria

PUB

Leões viajaram até Avanca para conquistar a 21ª vitória do Campeonato, em outros tantos jogos; Jornada 21 conta com mais três jogos este sábado, entre os quais a luta por um lugar no Grupo B entre FC Gaia Empril e Póvoa AC Bodegão Grupo CCR.

A Ronda 21 do Campeonato Placard Andebol 1 teve o seu início na passada quinta-feira, com o SL Benfica a superiorizar-se ao Vitória FC e a escalar, ainda que à condição, na tabela classificativa. Esta sexta-feira foi a vez do líder Sporting CP somar mais três pontos, desta feita em Avanca, frente a uma Artística de Avanca Bioria que entrou determinada em tentar dificultar a vida aos Leões.

Foi o melhor marcador e melhor lateral esquerdo do Men’s EHF Euro 2024 – Martim Costa – o primeiro a marcar no Pavilhão Municipal Comendador Adelino Dias Costa, mas os avancanenses responderam na sequência e seguiram-se alguns minutos sem qualquer golo, onde tanto Artística de Avanca Bioria e Sporting CP iam cometendo algumas falhas e dando bolas ao adversário. No entanto, as redes voltaram a abanar… três vezes, na mesma baliza, o que se refletiu na primeira vantagem de três golos favorável aos Leões.

A defesa dos alvinegros ia causando algumas dificuldades aos verde e brancos, com Bruno Lima em bom plano nos primeiros minutos do encontro, mas a aposta nas rápidas transições não estava a ser eficaz para os homens da casa. No entanto, dois dos recém-convocados aos trabalhos da Seleção Nacional A Masculina – Xavier Barbosa e Fábio Silva – protagonizaram uma redução no marcador (3-5), à passagem do minuto 10′. O Sporting CP voltou à carga e rapidamente conquistou cinco golos à maior (4-9), com a assinatura de Martim Costa.

Os cinco golos de desvantagem (5-10) levaram Rafael Ribeiro a usar o primeiro time-out do encontro aos 18′. Gonçalo Oliveira entrou para defender a baliza de Avanca, mas os Leões não abrandaram e até alteraram o seu sistema defensivo na reta final da primeira parte – com Natan Suarez a assumir o papel de defesa avançado – e, na sequência, Fábio Silva reduziu (11-14). Os homens de Ricardo Costa garantiram quatro golos à maior até ao descanso.

Intervalo: 11-15

No regresso dos balneários, André Kristensen parou a primeira investida dos locais e Edy Silva devolveu a maior vantagem registada até então para os Leões (11-16). A Artística de Avanca Bioria, com a ajuda do guardião Gonçalo Oliveira, conseguiu concretizar um parcial de 2-0, e não deixava que o Sporting CP fugisse no marcador para números mais esclarecedores… até que Martim Costa assumiu as despesas e contribuiu com três golos que pareciam ter desbloqueado o jogo. Os avancanenses acabaram por cometer alguns erros no ataque e Francisco Costa carimbou sete golos de vantagem, concluindo um parcial de 1-5 em praticamente quatro minutos.

Com o marcador em 16-23 e cerca de 20 minutos por jogar Rafael Ribeiro levou o cartão verde à mesa para tentar voltar a desbloquear o ataque dos avancanenses… o que acabou por se verificar. Cinco minutos após a paragem técnica, os homens da casa reduziram até aos quatro golos (20-24) e Gonçalo Oliveira voltava a dar boa conta de si entre os postes. Mas do outro lado estava André Kristensen, o jovem dos Leões que tem brilhado na EHF European League, também o fez na terra do Prémio Nobel da Medicina.

O Sporting CP acabou por dilatar a vantagem até aos seis golos (24-30) – diferença que acabou por se registar aquando do apito final – e segurar a 21ª vitória consecutiva no Campeonato Placard Andebol 1. De recordar que os Leões não conhecem outro saber que não o da vitória – para qualquer competição – desde novembro passado, onde sofreram uma derrota diante do MOL Tatabánya KC, em jogo relativo à Fase de Grupos da EHF European League.

Resultado Final: 26-32

A 21.ª jornada segue este sábado com três duelos, entre os quais, o Jogo da Semana que vai opor FC Gaia Empril e Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, atuais 9.º e 10.º colocados, respetivamente, que ainda ambicionam evitar entrar nas contas da manutenção, entenda-se, garantir o Grupo B, mas apenas um deles o poderá conseguir. A partir das 15h00 arranca o ‘sempre escaldante’ clássico entre ABC UMinho (4.º) e Águas Santas Milaneza (6.º), que terá transmissão em direto n’A Bola TV; e há ainda para ver o Vitória SC x CF Os Belenenses, que começa às 18h00 e terá influência no duelo de Vila Nova de Gaia.

O duelo entre FC Porto (2.º) e Marítimo Madeira Andebol SAD (5.º), referente à 21.ª jornada, ainda não tem data definida.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Fase Regular – 21ª Jornada
07.03.2024 – 18h00 – SL Benfica x Vitória FC, 31-22 (14-11)
08.03.2024 – 21h00 – Artística de Avanca Bioria x Sporting CP26-32 (11-15)
09.03.2024 – 15h00 – ABC UMinho x Águas Santas Milaneza, A Bola TV / andeboltv (diferido às 16h30)
09.03.2024 – 18h00 – FC Gaia Empril x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, andeboltv
09.03.2024 – 18h00 – Vitória SC x CF Os Belenenses, andeboltv
a definir – FC Porto x Marítimo Madeira Andebol SAD

Patrocinadores Institucionais