EHF Euro 2024 Qualifiers: Derrubar de novo a Finlândia em palco de boas memórias é a missão

PUB

Ronda 4 do Grupo 3 volta a colocar frente a frente Portugal e Finlândia, desta vez no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, este domingo – transmissão em direto a partir das 19h30 no Canal 11.

Depois da carimbada a primeira vitória no Grupo 3 dos Qualifiers do Europeu de 2024, na passada quinta-feira, em Vantaa, a Seleção Nacional A Feminina já está em contagem decrescente para o novo empate contra a Finlândia, marcado para este domingo, às 19h30, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. Com metade do objetivo cumprido, as comandadas de José António Silva regressaram ao nosso país esta sexta-feira e realizaram no próprio dia a primeira sessão de treino no palco do jogo, que nunca recebeu um jogo oficial da Seleção Nacional A Feminina – e onde os Heróis do Mar ou a Seleção Nacional sub-20 Masculina (no M20 EHF Euro 2022) já foram felizes, pelo que se espera que o pavilhão e a cidade continuem a servir de ‘talismã’, desta vez para a mais importante equipa feminina de Portugal.

Luciana Rebelo, lateral-direta de 18 anos que atua nas dinamarquesas da Team Esbjerg, ficou de fora do duelo da Ronda 3 em solo finlandês e permaneceu em Portugal a realizar treino específico, tendo-se já juntado à comitiva, pelo que o grupo está totalmente disponível para preparar da melhor forma possível o jogo deste domingo, referente à 4.ª jornada do Grupo 3, onde Portugal ocupa a terceira posição, de forma isolada.

Em caso de vitória, ficando a faltar apenas duas jornadas para o fim da qualificação, Portugal irá garantir o 3.º lugar do grupo (não matematicamente, mas praticamente), podendo ainda ficar em igualdade pontual com a Chéquia, caso esta perca com a favorita seleção dos Países Baixos, também este domingo. Em abril, a Seleção Nacional poderá ficar em posição privilegiada de garantir vaga para o EHF Euro 2024, podendo ainda lutar pelo segundo lugar. Recorde-se que os dois primeiros classificados de cada um dos sete grupos, mais os quatro melhores terceiros, marcarão presença na grande competição que vai decorrer na Áustria, Hungria e Suíça, de 25 de novembro a 15 de dezembro.

Em antevisão ao importante duelo deste domingo, contra a Finlândia, seleção da qual Portugal já tem a lição perfeitamente estudada, José António Silva garante que é mais fácil preparar o jogo, agora que já há um conhecimento prático do adversário, e salientou a importância da vitória em Vantaa: “Na passada quinta-feira conseguimos uma boa vitória fora de casa e esperamos, naturalmente, repetir o resultado agora que jogamos em Portugal. Estamos bem identificados com os processos de jogo do nosso adversário e, a partir da análise do último jogo, tentaremos corrigir algumas situações que deveríamos ter resolvido melhor. De facto, existem sempre detalhes que só emergem no confronto direto com as equipas, apesar de todo o trabalho efetuado na preparação do jogo. Neste momento, e ainda falta realizar um treino, todas as atletas convocadas estão disponíveis e totalmente focadas nas nossa tarefas, pelo que esperamos fazer um bom jogo, obter uma vitória muito importante e continuar a lutar pelo apuramento. Toda a equipa está consciente das suas responsabilidades e das expetativas criadas, pelo que o mais importante é manter o foco e a humildade para evitar qualquer tipo de surpresa. Sabíamos desde o início do apuramento da importância de suplantar este adversário e, neste momento, demos um passo importante para alcançar esse objetivo.”

O único desfecho possível e desejado é vencer e, para que a Seleção Nacional possa ficar mais perto de o conseguir, o apoio dos nossos adeptos é fundamental: “Faço um apelo a que todos se desloquem ao Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos para que, com o vosso apoio, nos ajudem a alcançar a vitória. Pela nossa parte tudo faremos para a obter, proporcionando um bom espetáculo e, paralelamente, continuarmos o nosso caminho fazendo evoluir a equipa e as atletas.”

Este sábado, Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, assistiu à reunião de análise tática, no hotel onde a Seleção Nacional está instalada, na cidade do Porto, e demonstrou toda a sua confiança no grupo e apelou à união e espírito de sacrifício de todas as atletas para que a vitória deste domingo possa ser confirmada, com vista a um possível desfecho feliz e histórico da qualificação para o Campeonato da Europa deste ano, para Portugal.

Bilhetes já disponíveis!

A entrada é gratuita. No entanto, é obrigatório levantar os bilhetes (máximo 4 por pessoa) na receção do CDC Matosinhos, nos seguintes horários:

Não é permitida a entrada a menores de 3 anos, de acordo com a legislação em vigor.

Acreditações

Os pedidos de acreditação para o quarto encontro da Seleção Nacional A Feminina no Grupo 3 do EHF Euro 2024 Qualifiers, contra a congénere da Finlândia, marcado para o dia 3 de março, deverão ser feitos AQUI.

EHF Euro 2024 Qualifiers
Calendário – Grupo 3:
12.10.2023 – 18h30 – Países Baixos x Portugal, 38-27 (20-14)
15.10.2023 – 15h00 – Portugal x Chéquia, 26-30 (13-14)
29.02.2024 – 16h30 – Finlândia x Portugal, 21-28 (12-18)
03.03.2024 – 19h30 – Portugal x Finlândia, Canal 11

O Women’s EHF Euro 2024 terá lugar em quatro cidades de três países (Áustria, Hungria e Suíça), entre 28 de novembro e 15 de dezembro deste ano e estão já qualificadas as seleções dos países organizadores, bem como a campeã europeia em título, Noruega.

GRUPO 3JVEDGOLOSDIFPTS
1. Países Baixos330099 : 69306
2. Chéquia320190 : 77134
3. Portugal310281 : 89-82
4. Finlândia300355 : 90-350

Patrocinadores Institucionais