Seleção Nacional sub-18: Ponto final no estágio em terras magiares

PUB

Portugal despediu-se da Hungria este sábado com uma derrota no segundo e último jogo particular, em Lakitelek, em mais um momento de preparação para o Campeonato da Europa da geração, marcado para agosto deste ano.

Este sábado, dia em que os Heróis do Mar vão defrontar a Tunísia à procura da primeira vitória no Torneio Pré-Olímpico, na Hungria, marca também o fim do estágio da Seleção Nacional sub-18 Masculina, que decorreu no mesmo país e terminou com uma derrota no segundo duelo de cariz particular contra a seleção da casa, esta manhã, por 39-24. Portugal havia vencido e convencido no Jogo 1, que decorreu esta sexta-feira (26-32), mas, desta vez, os contornos da partida foram outros e o desfecho foi feliz e justo para os húngaros, face ao rendimento luso, que esteve longe daquilo que aconteceu no primeiro duelo.

O resumo

O jogo até começou equilibrado, com um ligeiro ascendente da seleção da Hungria e com Portugal a mostrar desde cedo algumas fragilidades defensiva, algo que não aconteceu no primeiro jogo. Depois de terem alcançado o 2-4, os Lusos viram a Hungria passar para a frente (6-5), aos 11 minutos, para nunca mais abandonar a liderança do marcador. Os pupilos de Nuno Santos foram mantendo a distância perfeitamente alcançável, como demonstra o 12-10 registado aos 21 minutos, mas, nos oito minutos seguintes, os húngaros concretizaram um parcial de 6-2 e desbloquearam o patamar dos seis golos (18-12). Portugal ainda reduziu por Gabriel Sequeira antes do fim dos primeiros 30 minutos.

Intervalo: 18-13

No arranque da segunda metade, a Hungria apareceu com mais força e determinação, tendo materializado a confiança em novo parcial contundente, desta vez de 5-1, para colocar o placar em 23-14 (39′), o que começava a tirar Portugal do jogo. Até ao final da partida, a Hungria construiu uma diferença que não faz jus às valias de ambas as seleções, mas que se justifica com os 22 remates desperdiçados por Portugal aos seis metros e com as 15 falhas técnicas contabilizadas. A margem máxima registada foi de 16 golos (38-22), depois um último parcial magiar assinalável de 6-0, nos minutos finais.

Resultado Final: 39-24

Miguel Fonseca foi o melhor marcador da partida, com seis golos apontados.

Final de um estágio globalmente positivo

Nuno Santos começou por abordar o jogo, no qual Portugal se mostrou abaixo daquilo que tinha produzido no dia anterior: “Não tivemos presença segura em quase nenhuma fase do jogo. Não defendemos nem atacámos bem com desejávamos, apesar do número de bolas falhadas aos seis metros, e as falhas técnicas também são um bocado esclarecedoras disso mesmo, mas também, por vezes, são promovidas por coisas que nós não conseguimos de todo controlar.”

Com a premissa bem presente de que os resultados não têm se assuem como principais indicadores neste tipo de momentos competitivos, Nuno Santos garante que foi uma semana produtiva: “Estes estágios servem para perceber muita coisa e estes contextos são completamente diferentes do que alguns atletas estão habituados. E há aqui há muitos atletas novos. Os objetivos do estágio foram amplamente conseguidos, claro que estamos tristes com este resultado e um bocado revoltados também.”

A Seleção Nacional sub-18 voltará a reunir-se em maio, para disputar um torneio internacional em Lagoa. Segundo afirma o líder luso, ainda falta bastante tempo até que se começasse a pensar detalhadamente sobe os oponentes do Europeu: “Ainda nos faltam aqui alguns jogadores que são importantes e esperemos poder contar com eles nas próximas ocasiões. [No próximo estágio] Não vamos pensar ainda sobre questões estratégicas, para já queremos consolidar algumas coisas que estamos a treinar e depois, quando estivermos mesmo próximos da competição, começaremos a incidir sobre os adversários.”

A comitiva lusa vai regressar ao nosso país ainda no decorrer deste sábado.

Jogos Particulares
Calendário (hora portuguesa):
15.03.2024 – 17h00 – Hungria x Portugal26-32 (13-17)
16.03.2024 – 09h00 – Hungria x Portugal, 39-24 (18-13)

Recorde-se que Portugal ja conhece os adversários que vai defrontar no M18 EHF Euro 2024: Espanha, Áustria e Roménia, no Grupo E. O Campeonato da Europa da geração terá lugar em Podgorica, capital do Montenegro, entre 7 e 18 de agosto.

Patrocinadores Institucionais