Seleção Nacional sub-20: Portugal e Noruega em estreia no Torneio Internacional de Estarreja

PUB

Comandados de Carlos Martingo defrontam a congénere norueguesa esta quinta-feira, a partir das 20h00; Torneio triangular em solo luso continua na sexta-feira com um Duelo Nórdico e encerra no sábado com o frente-a-frente entre Portugal e Suécia.

Depois de França, Espanha e Alemanha (em dose tripla), é tempo da Seleção Nacional sub-20 defrontar dois novos adversários na preparação para o Campeonato da Europa da geração, marcado para julho deste ano: as congéneres da Noruega e da Suécia. Os comandados de Carlos Martingo iniciaram os trabalhos no passado dia 11 de março, em Estarreja, e a estreia no torneio triangular está agendada para esta quinta-feira, às 20h00. A andeboltv irá transmitir na íntegra o Torneio Internacional de Estarreja em direto e em exclusivo.

O primeiro jogo será frente à seleção que nas duas últimas grandes competições terminou ‘colada’ à Seleção Nacional. No Europeu do escalão sub-18, em 2022, esta geração de atletas da Noruega garantiu o 7.º lugar, terminando à frente de Portugal (8.º), depois de ter vencido por 30-35 no duelo decisivo. Já no último Campeonato do Mundo do escalão sub-19, em 2023, foi a vez da equipa das Quinas garantir o 6.º posto, ao passo que os noruegueses fecharam contas no 7.º lugar.

Não há como fugir ao facto deste regresso ao trabalho ficar marcado por um número considerável de lesões. Carlos Martingo prefere olhar para o ‘lado cheio do copo’: Como é habitual, é sempre bom reaver este grupo de trabalho. Temos trabalhado bem, tivemos a infelicidade de ter de trocar mais dois atletas no início do estágio, mas, tirando essas condicionantes – mais as lesões que já sabíamos que iríamos ter a princípio -, penso que conseguimos juntar um grupo de atletas interessante e que iremos fazer dois jogos competitivos contra duas boas equipas. (…) [Apesar das lesões] Temos um grupo competitivo e os atletas que aqui estão irão certamente encarar isto como uma oportunidade de mostrar que têm valor para estar aqui.”

Defrontar adversários de qualidade na preparação para um grande competição como o Campeonato da Europa é uma vantagem e, segundo o Selecionador Nacional, reforça a ideia que Portugal está a solidificar o estatuto internacional: ”O nosso objetivo tem sido conseguir proporcionar jogos internacionais aos atletas em cada estágio. Felizmente, nos últimos anos, temos conseguido sempre realizar jogos durante as paragens internacionais, isso também significa que as melhores equipas europeias, todas elas, têm interesse em jogar contra Portugal. Portanto, é um bom indicador. E estes dois jogos inserem-se na preparação para o grande objetivo desta época que é o Campeonato da Europa, que se irá realizar em julho.”

Em antevisão direta ao jogo de estreia no Torneio Internacional de Estarreja, contra a Noruega, Carlos Martingo não espera facilidades frente a uma geração diferenciada: “Historicamente, a Noruega é sempre uma seleção de referência a nível mundial. Nos últimos anos, nas etapas de formação, não tem tido resultados de grande destaque, mas esta, concretamente, julgo que é uma geração em que a Noruega deposita bastantes esperanças e na qual tem investido bastante. Portanto, com certeza que será uma seleção bastante difícil de bater e que será, com certeza, um jogo bastante interessante.”

O foco estará no ataque mas, principalmente, na defesa, com os sistemas 5:1 e 6:0 a assumirem o papel principal, afirma o líder luso: “Estes torneios de preparação servem mais para nos prepararmos a nós do que estarmos a trabalhar em função do adversário. É evidente que vamos também analisar o adversário, mas iremos, como disse na projeção deste estágio, trabalhar os dois sistemas defensivos. Talvez, perante os atletas que temos aqui, passaremos mais tempo em 5:1, mas consoante o decorrer do jogo logo iremos ver como as coisas estão a correr e se teremos necessidade de aumentar ou diminuir a agressividade do sistema defensivo.”

No Dia 2 do torneio, Portugal irá folgar e a Suécia irá estrear-se, para protagonizar um Duelo Nórdico contra a ‘vizinha’ Noruega, às 19h30. Já no sábado, dia 16 de março, o jogo de encerramento em Estarreja colocará frente a frente Portugal e Suécia, a partir das 18h00.

Torneio Internacional de Estarreja
Calendário (hora portuguesa):
14.03.2024 – 20h00 – Portugal x Noruega, andeboltv
15.03.2024 – 19h30 – Noruega x Suécia, andeboltv
16.03.2024 – 18h00 – Portugal x Suécia, andeboltv

Patrocinadores Institucionais