Taça de Portugal: Rivalidades com história a fechar os Oitavos de Final

PUB

Os próximos dias 29 e 30 de março serão dedicados à Prova Rainha que já tem emparelhamento definido até aos Quartos, onde já estão CF Os Belenenses e Marítimo Madeira Andebol SAD; Destaque para ABC UMinho x SL Benfica e FC Porto x Águas Santas Milaneza.

Os Quartos de Final da Taça de Portugal Masculina vão jogar-se no dia 6 de abril, mas primeiro é preciso preencher as seis vagas restantes na fase onde já se encontram CF Os Belenenses e Marítimo Madeira Andebol SAD. Entre os próximos dias 29 e 30 de abril, vão entrar em campo oito emblemas do Campeonato Placard Andebol 1, três da Divisão de Honra e o resistente AD Carvalhos Sernox, que milita III Divisão e quer continuar a fazer história. A andeboltv irá transmitir dois jogos em direto e outros tantos em diferido.

Entre os restantes seis jogos dos Oitavos de Final, destacam-se dois verdadeiros Duelos de Gigantes com muita história associada, entre FC Porto e Águas Santas Milaneza; e entre ABC UMinho e SL Benfica. O GC Santo Tirso Retrotarget recebe a Artística de Avanca Bioria, às 18h00, e meia hora depois é a vez do AD Carvalhos Sernox receber o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR. No dia seguinte, Vitória SC e Boavista FC vão disputar a última vaga para os Quartos de Final da Prova Rainha.

FC Porto – Águas Santas Milaneza

Desde a longínqua época 2009/2010 que os Dragões não falham presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal (à exceção da temporada 2019/2020 em que a prova foi interrompida devido à pandemia), mas desde 2020/2021 que não erguem o troféu. Já o Águas Santas Milaneza caiu de forma precoce na época passada (1/16 de Final) e procuram surpreender o Campeão Nacional para voltarem a sonhar com a Final Four, onde estiveram pela última vez em 2020/2021.

Esta temporada, o emblema Maiato já roubou pontos ao FC Porto, à Ronda 6 do Campeonato Placard Andebol 1 (34-34) e os últimos confrontos entre os dois históricos têm sido preenchidos, na sua maioria, por uma emoção transcendente. A única certeza é que este será mais um duelo de encher o olho, em que apenas um irá chegar aos Quartos de Final.

Em antevisão, o lateral portista Pedro Valdés, garante que a Prova Rainha é um dos objetivos traçados para esta época e que a equipa quer presentear os adeptos azuis e brancos com o regresso às vitórias:

“O objetivo é ganhar e passar aos quartos de final da Taça de Portugal. Jogamos em casa e queremos dar essa alegria aos adeptos e a nós próprios. Ganhar a Taça de Portugal é um dos nossos objetivos para esta época. (…) O Águas Santas é uma equipa muito forte e tem jogadores muito bons, mas mudaram recentemente de treinador e isso pode ser bom para eles. De qualquer forma, temos de nos focar em nós e fazer o nosso trabalho o melhor possível. A vitória depende de nós e temos de estar juntos até ao fim.”

Do outro lado, Marco Sousa – que assumiu o comando do Águas Santas Milaneza recentemente – não duvida das dificuldades que os Dragões vão colocar, mas afirma que a Final Four “é um dos objetivos do clube” e que os Maiatos querem provar que podem chegar à próxima fase da Prova Rainha:

“Esperamos um jogo bastante difícil, o sorteio não nos foi muito favorável, ainda por cima fora de casa, mas se queremos atingir a Final Four desta competição, que é um dos objetivos do clube, mais tarde ou mais cedo iríamos ter que defrontar as equipas mais fortes do nosso Campeonato. O FC Porto é naturalmente um crónico candidato a vencer este trofeu e, como tal, contamos com uma forte oposição neste jogo. Por outro lado, e aquele que mais nos interessa nesta altura, queremos perceber em que nível estamos, houve algumas alterações, os atletas têm trabalhado de uma forma excelente, têm muita vontade de passar esta eliminatória e estou convicto que iremos mostrar que também somos uma boa equipa e que podemos discutir a passagem à próxima eliminatória.”

Detentor do troféu é favorito para chegar aos Quartos

O Sporting CP é a equipa que mais Taças de Portugal tem no currículo, num total de 17, em que as duas últimas foram conquistadas nas épocas anteriores e tem agora uma boa oportunidade de subir mais um degrau, rumo aos Quartos, mas é necessário confirmar o favoritismo diante do Nazaré Dom Fuas AC.

O atual detentor do troféu vai ter pela frente uma equipa que já provou ter argumentos para andar entre a elite e a subida ao Campeonato Placard Andebol 1 tem sido o grande objetivo dos nazarenos. No que toca à Taça de Portugal, esta temporada já é histórica por si só, uma vez que o Nazaré Dom Fuas AC já deixou pelo caminho o primodivisionário Vitória FC para chegar a um patamar onde nunca tinha chegado.

Os Leões têm toda a responsabilidade do seu lado, a jogar em casa e face ao favoritismo. Em caso de vitória, haverá uma reedição da Final da edição passada no Quartos de Final, entre Marítimo Madeira Andebol SAD e Sporting CP.

ABC UMinho – SL Benfica

No início do mês, os Minhotos receberam os Encarnados, para o Campeonato Placard Andebol 1, na ressaca de uma inspiradora vitória frente ao FC Porto, mas perderam de forma expressiva e deram início a uma sequência de três jogos sem vencer. O segundo emblema mais titulado no que diz respeito à Taça de Portugal (12) vai voltar agora a medir forças com o SL Benfica, que se despediu da Fase Regular com um empate no Funchal. As duas equipas, recorde-se, vão disputar o Grupo A da Fase Final e já garantiam passaporte europeu para a próxima temporada.

Filipe Magalhães, treinador do ABC UMinho, diz que o grande objetivo da época já foi conseguido mas há espaço para sonhar mais e aponta à Final Four, na antecâmara de um duelo que, considera, é de importância extrema:

“Apesar dos resultados menos positivos nas últimas jornadas do Campeonato Placard Andebol 1, onde sofremos uma derrota pesada contra o SL Benfica e depois averbamos uma derrota e um empate, conseguimos conquistar o nosso principal objetivo da temporada – um lugar no Grupo A e o apuramento para as competições europeias na próxima época. Agora voltamos os nossos objetivos para a Taça de Portugal, onde queremos marcar presença na Final Four. Sabemos que o caminho será duro, e como tal, o confronto desta sexta-feira contra o SL Benfica é de extrema importância para nós. No último jogo contra o SL Benfica não fomos capazes de contrariar a sua superioridade, mas desta vez acreditamos que estaremos melhor preparados para superar as dificuldades que sentimos nesse jogo. Sabemos que para ultrapassarmos esta eliminatória teremos de ser uma verdadeira equipa, com a nossa habitual garra e determinação e fazer um jogo perto da perfeição, contando sempre com o apoio dos nossos adeptos para nos impulsionar rumo a mais uma vitória.”

Do lado do SL Benfica, o alemão Ole Rahmel admite que gostava particularmente de vencer a Taça de Portugal ao serviço do SL Benfica mas não espera um jogo fácil num pavilhão muito propício ao sucesso da equipa Minhota:

“O ABC UMinho é uma equipa muito experiente e com muita qualidade. Esta época já mostraram que nos podem criar problemas, portanto, estamos muito focados neste jogo, queremos passar à próxima fase da Taça de Portugal. Precisamos de máxima concentração e preparação. (…) Espero sempre um pavilhão cheio e que tenhamos um jogo como o andebol merece, é um bom pavilhão para quem joga em casa, nós vamos ser a equipa visitante e talvez alguns dos nossos adeptos possam comparecer.”

Taça de Portugal Masculina:
Calendário – 1/8 de Final:
09.03.2024 – 21h00 – AC Lamego NATURDOURO Viagens x Marítimo Madeira Andebol SAD23-39 (12-19)
16.03.2023 – 15h00 – CF Os Belenenses x Sporting Clube da Horta, 31-25 (16-12)
29.03.2023 – 16h00 – ABC UMinho x SL Benfica, andeboltv
29.03.2023 – 16h00 – FC Porto x Águas Santas Milaneza, Porto Canal / andeboltv (diferido às 17h30)
29.03.2023 – 17h00 – Sporting CP x Nazaré Dom Fuas AC, Sporting TV / andeboltv tv (diferido às 18h30)
29.03.2023 – 18h00 – GC Santo Tirso Retrotarget x Artística de Avanca Bioria
29.03.2023 – 18h30 – AD Carvalhos Sernox x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR
30.03.2023 – 18h30 – Vitória SC x Boavista FC, andeboltv

Calendário – 1/4 de Final:
06.04.2024 – CF Os Belenenses x Vencedor do GC Santo Tirso Retrotarget x Artística de Avanca Bioria
06.04.2024 – Vencedor do Vitória SC x Boavista FC x Vencedor do AD Carvalhos Sernox x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR
06.04.2024 – Vencedor do ABC UMinho x SL Benfica x Vencedor do FC Porto x Águas Santas Milaneza
06.04.2024 – Marítimo Madeira Andebol SAD x Vencedor do Sporting CP x Nazaré Dom Fuas AC

Patrocinadores Institucionais