Torneio Internacional de Lagos: Portugal perde contra a Suíça

PUB

Portugal terminou, esta noite, a sua participação no Torneio, no Algarve, com uma derrota contra a formação helvética.

7 Inicial: Rafaela Torre, Inês Soares, Mariana Carmo, Carolina Pinto, Maria Rita Lopes, Maria Ferraz e Ana Sousa

Após um encontro com Espanha, em que Portugal venceu, Sílvia Fernandes apenas repetiu duas atletas no sete inicial das Quinas para o embate frente à Suíça.

Portugal voltou a entrar em campo, este sábado, para enfrentar a congénere helvética no último encontro das Lusas neste Torneio, e o jogo começou mesmo com duas falhas no ataque (uma para cada lado) até que as suíças inauguraram o marcador. O marcador seguiu em igualdades sucessivas até que as Suíça conseguiu abrir para dois golos (2-4) mas as comandadas de Sílvia Fernandes voltaram a chegar ao empate.

De seguida, as helvéticas voltaram a dilatar (4-6) e Portugal respondeu levando o jogo à margem mínima mas, as adversárias com novo parcial de dois golos sem resposta forçaram a técnica lusa a pedir uma paragem no tempo de jogo. As Quinas conseguiram quebrar o ímpeto helvético mas apenas por uma ocasião, já que, um novo parcial acabou por surgir (6-11).

A reta final do primeiro tempo trouxe grandes dificuldades às portuguesas que acabaram por sofrer um parcial bastante dilatado e recolheram aos balneários com seis golos de distância.

Intervalo: 11-17

Na segunda metade, as formações entraram bastante equiparadas, com dois golos parte a parte, no entanto, as helvéticas acabaram por assinar quatro golos sem resposta, o que levou o encontro a uma dezena de golos de diferença.

Sílvia Fernandes voltou a parar o encontro, na esperança de reequilibrar as contas, no entanto, quem saiu melhor foram as suíças, que voltaram a ampliar a vantagem.

Na reta final, a Suíça manteve o ímpeto e acabou por conquistar uma vitória bastante dilatada.

Resultado Final: 18-31

Sílvia Fernandes, treinadora desta formação, abordou a diferença entre as duas equipas: “Hoje foi um jogo muito difícil, há uma diferença muito grande na intensidade, que as atletas da Suíça colocam no jogo, para as nossas atletas. Algo que também poderá estar associado à carga de trabalho que foi feita nesta semana mas não é só, tem também que ver com o estilo de jogo que eu creio que a atleta portuguesa tem e que eu acredito que temos que mudar a mentalidade e ser intensas em todos os momentos do jogo, nos contactos, no ataque… Tivemos muitas dificuldades em lidar com essa intensidade e depois a diferença foi-se cimentando e tornou-se cada vez mais difícil. Gostaria de fazer a referência que nós não pensamos este grupo a curto prazo, é um trabalho a longo prazo, na progessão delas, interessa-nos sobretudo que elas cheguem ao escalão senior já com a mentalidade correta e com mecanismos que possam integrar o alto rendimento.”

Poderá consultar o Boletim de Jogo ao clicar no encontro pretendido.

Visita da Seleção Nacional sub-16 à Escola Júlio Dantas em Lagos

A atletas das camadas jovens de Portugal visitaram a Escola Júlio Dantas, de Ensino Secundário Profissional que apresenta um programa de conciliação da atividade escolar com a prática desportiva, onde foram recebidas pela Dra. Teresa Carmo, Subdirectora da Direção do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas e responsável pelo projeto Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) nessa escola, Elisabete Serra, Chefe de Divisão de Educação, Juventude e Desporto e, pela equipa de trabalho da sala UAARE.

Teresa Carmo, Subdiretora, mostrou-se satisfeita por receber estas atletas neste agrupamento: “A equipa da escola UAARE, do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, Lagos, teve um enorme prazer em receber este grupo de jovens atletas, acompanhadas pela equipa técnica e a Diretora Técnica Nacional, Vera Lopes. Permitiu partilhar a nossa experiência como escola da rede UAARE (25 escolas) e explicar as valências do programa na conciliação da atividade escolar com a prática desportiva.”

Torneio Internacional de Lagos
Calendário:
01.03.2024 – 19h30 – Portugal x Espanha, 18-17 (7-6)
02.03.2024 – 20h00 – Portugal x Suíça, 18-31 (11-17)
03.03.2024 – 12h00 – Espanha x Suíça, andeboltv

Patrocinadores Institucionais