Torneio Internacional de Lagos: Portugal estreia-se com uma vitória

PUB

Formação lusa venceu o seu primeiro encontro frente à congénere espanhola; Quinas voltam a entrar em campo este sábado.

7 Inicial: Leonor Ramos, Eliany Carvalho, Kiara Moreno, Beatriz Barros, Maria Rita Lopes, Maria Ferraz e Maria Lopes

As comandadas de Sílvia Fernandes entraram no encontro com um parcial de três golos sem resposta com algum desacerto da formação espanhola, tanto no ataque como na defesa. A congénere apenas conseguiu desbloquear o marcador aos 8 minutos, altura em que usufruiu dum livre de 7 metros mas, Portugal respondeu na mesma moeda.

As lusas acabaram por chegar ao 5-1 e obrigaram o técnico espanhol a parar o encontro, o que acabou mesmo por se traduzir numa ligeira redução do marcador mas as portuguesas mantiveram o comando do encontro.

Com novo time-out pelo meio, desta vez por Sílvia Fernandes, foram as oponentes a sair melhor e acabaram por empatar o encontro a seis golos muito perto do descanso mas as Lusas acabaram por recolher aos balneários com a diferença mínima.

Intervalo: 7-6

Na entrada para a segunda metade, a equipa das Quinas voltou a criar dois golos à maior mas, com o desenrolar do encontro, Espanha acabou por reduzir e voltar a empatar o jogo a 9 golos. Na sequência, as adversárias ibéricas conseguiram passar para o comando, pela primeira vez, e chegar aos três golos de vantagem.

Portugal conseguir aproximar o resultado, paulatinamente, e chegou mesmo ao empate a menos de oito minutos para o final (15-15) e venceu na reta final, iniciando da melhor forma a participação no Torneio Internacional de Lagos. Maria Rita Lopes, com 9 golos, foi a artilheira do encontro.

Resultado Final: 18-17

Sílvia Fernandes, treinadora desta formação, acredita que este foi um passo importante na formação destas atletas: “Foi uma vitória importante para o grupo, foi um duelo complicado, a Espanha tem uma defesa muito forte, com um bom grupo e estão muito organizadas em termos de táctica grupal, com dissuasões, avançam muito e criaram muitas dificuldades ao nosso ataque. O que acabou por fazer com que as nossas atletas esquecessem aquilo que estava pensado/preparado (as nossas situações ofensivas) e o jogo tornou-se no ataque um pouquinho anárquico e muito individualizado. No entanto, penso que defendemos bem, tivemos bons períodos defensivos, principalmente nos últimos 15 minutos, o que nos permitiu, com transição, a alternância no marcador (desvantagem de quatro golos). A vitória foi importante porque este grupo tem que começar a ter mais confiança em si próprio, são atletas com muito talento e potencial, que precisam que acreditem nelas e que trabalhem (nós e os clubes) para elas irem crescendo passo a passo e eu creio que este foi o primeiro passo.”

As comandadas de Sílvia Fernandes voltam a entrar em campo, este sábado, pelas 20h00, para o segundo e final encontro frente à congénere helvética, em jogo com transmissão na andeboltv.

Poderá consultar o Boletim de Jogo ao clicar no encontro pretendido.

Torneio Internacional de Lagos
Calendário:
01.03.2024 – 19h30 – Portugal x Espanha, 18-17 (7-6)
02.03.2024 – 20h00 – Portugal x Suíça, andeboltv
03.03.2024 – 12h00 – Espanha x Suíça, andeboltv

Patrocinadores Institucionais