Andebol de Praia: Preparação da Seleção Nacional A Masculina para o Mundial passa por Leiria

PUB

Agustín Collado Rodríguez convocou 18 atletas para o estágio em Leiria, de 5 a 8 de maio; Portugal vai estar representado em ambas as vertentes na 11.ª edição do IHF Beach Handball World Championship, que vai decorrer de 18 a 23 de junho, na China.

Está-se a aproximar o grande momento da época para as Seleções Nacionais A de Andebol de Praia: o Campeonato do Mundo. No que diz respeito à equipa masculina, liderada por Agustín Collado Rodríguez, 18 atletas foram selecionados para se reunirem em Leiria, entre 5 e 8 de maio, para um importante estágio de preparação para a grande prova mundial, que vai servir para ajudar a desfazer algumas dúvidas que possam existir quanto à convocatória final, uma vez que apenas poderão ser inscritos apenas 10 atletas. Para este estágio, que vai levar a Seleção Nacional A Masculina aos Campos d’Areia do AC Sismaria, Agustín Collado Rodríguez e Tiago Albuquerque (treinador adjunto) vão contar com a colaboração de Pedro Serrano, treinador espanhol que trabalha diretamente com o Selecionador Nacional no AM Team Almería, na função de treinador adjunto.

Agustín Collado Rodríguez reforça a importância deste momento de preparação e da presença de um treinador que conhece bem e que já está familiarizado com a Seleção Nacional: “Este primeiro estágio será muito importante para determinar o grupo final de atletas com o qual trabalharemos com vista ao Mundial. Vamo-nos concentrar em avaliar a versatilidade dos atletas em diferentes postos e diferentes sistemas ofensivos e defensivos, que nos ajudarão a definir nosso modelo de jogo. Já estamos numa fase muito adiantada, graças ao trabalho realizado nos últimos anos, o que nos ajudará a sermos mais diretos e a podermos avaliar e estudar os pontos fortes que nos farão competir melhor e também aperfeiçoar os pontos fracos, para sermos uma equipa o mais compacto possível e com poucas fissuras. Por outro lado, devo mencionar a incorporação de Pedro Serrano ao corpo técnico. É um treinador que conhece muito bem o grupo de atletas e sua forma de jogar e que terá influencia na definição do modelo de jogo que queremos implementar.”

Convocatória da Seleção Nacional A Masculina de Andebol de Praia para o Estágio em Leiria (05/05 a 08/05/2024)

2024 IHF Men’s and Women’s Beach Handball World Championships

Portugal vai estar presente nos Campeonatos do Mundo de Andebol de Praia deste ano, em ambas as vertentes. O IHF Beach Handball World Championship vai decorrer nas areias da Pingtan Island, na República Popular da China, de 18 a 23 de junho. Esta será uma edição especial, uma vez que se celebram 20 anos desde o primeiro Campeonato do Mundo direcionado para esta vertente da modalidade, que decorreu no Egito, em 2004 e marcou o início de um crescimento e afirmação de um Andebol de Praia global como hoje o conhecemos.

Está a chegar a 11.ª edição do IHF Beach Handball World Championship que já passou por quatro continentes incluíndo África (Egito, 2004), América do Sul e Central (Brasil, 2006 e 2014), Europa (Espanha, 2008; Turquia, 2010; Hungria; 2016; Rússia, 2018 e Grécia, 2022) e Ásia (Oman, 2012).

No total, irão competir 32 seleções (16 masculinas e 16 femininas). Na edição passada, Portugal alcançou o 8.º lugar na vertente feminina e o 10.º lugar na vertente masculina.

Conheça as 32 equipas participantes AQUI.

Patrocinadores Institucionais