Campeonato 1ª Divisão Feminina: Divisão de pontos em São Pedro do Sul

PUB

Jogo da Semana entre ADA São Pedro do Sul e CJ Almeida Garrett terminou em 25-25 a contar para a Ronda 4 do Grupo A da Fase Final; Madeira SAD implacável frente ao Colégio de Gaia Toyota; ARC Alpendorada Heavy OJP voltou a vencer.

Este sábado jogou-se a 2.ª jornada do Grupo B da Fase Final na íntegra e parte da Ronda 4 do Grupo A. O jogo entre SL Benfica e ABC UMinho, referente à Ronda 4 do Grupo A, está agendado para o dia 12 de maio.

O Madeira SAD revelou-se implacável na receção ao Colégio de Gaia Toyota e “arrumou” a questão em 30 minutos, depois de ter saído para o intervalo a vencer por uns expressivos 23-9. Na segunda parte, a intensidade insular deu lugar a uma gestão mais tranquila, com um ligeiro ascendente do conjunto de Vila Nova de Gaia, e o jogo terminou em 33-22. Ivana Mitrovic foi a melhor marcadora do jogo, com sete golos, e todas as atletas do Madeira SAD marcaram, à exceção das guarda-redes Isabel Góis e Mina Mandic e da jovem lateral Catarina Silva. As madeirenses regressaram provisoriamente à liderança do Campeonato 1ª Divisão Feminina.

ADA São Pedro do Sul – CJ Almeida Garrett

Num Jogo da Semana eletrizante, Sampedrenses e Gaienses dividiram os pontos da Jornada 4, após uma igualdade a 25 golos. Aqui fica o resumo:

Entrou melhor a equipa visitante, que ainda antes dos primeiros cinco minutos, já tinha chegado ao 1-4. A formação de São Pedro do Sul foi atrás do prejuízo, mas apenas conseguiu reduzir a diferença para dois golos, antes de nova dose de superioridade demonstrada pela turma de Luís Santos, materializada em novo máximo: 4-9, aos 13 minutos.

Cinco minutos depois apareceu o momento da viragem. A vencer por 7-10, o CJ Almeida Garrett baixou a guarda e os níveis de produtividade que havia mostrado até então, o que permitiu à ADA São Pedro do Sul aproveitar… e de que maneira. Um parcial de 4-0 virou por completo o rumo do jogo, trouxe novo líder do marcador e um time-out inevitável pedido por Luís Santos, aos 27 minutos.

Até ao descanso, seguiu-se um período de parada e resposta e tudo empatado após 30 minutos, com um cenário aberto a qualquer desfecho. Sofia Ferreira, jovem pivô e internacional sub-20 por Portugal, era a melhor marcadora do encontro ao intervalo, com cinco golos.

Intervalo: 13-13

No recomeço, o CJ Almeida Garrett assinou o primeiro golo e voltou a defender a liderança, mas nunca mais do que um golo de vantagem, face às constantes respostas da equipa de Alexandre Monteiro. Aos 38 minutos, a ADA São Pedro do Sul perdia por 17-18 e, em dois minutos, concretizou um parcial de 3-0, para não só voltar ao comando, como garantir dois golos à maior (20-18).

A partir daí, foi a vez da formação da casa defender a liderança durante largos minutos até novo drama aparecer, à entrada para os cinco minutos finais, quando o CJ Almeida Garrett assinou o 24-24. Seguiram-se momentos de tensão e incerteza até final e foi mesmo com uma igualdade que o Jogo da Semana chegou ao fim, depois de um golo no último segundo.

Bárbara Mendes (CJAG), com nove golos apontados, foi a melhor marcadora, imediatamente à frente de Mónica Soares (SPS), autora de oito.

Resultado Final: 25-25

No que toca ao Grupo B, o ARC Alpendorada Heavy OJP voltou a festejar uma vitória, algo que já não acontecia desde dezembro passado (Taça de Portugal) e inédito no Campeonato 1ª Divisão Feminina. Na deslocação ao terreno da Juve Lis, a equipa que ocupa o último lugar venceu por 14-15, já depois de ter recolhido aos balneários na frente por 8-9. Maria Pinheiro foi decisiva ao apontar quase metade dos golos da sua equipa (sete).

Já o CDE Gil Eanes foi até à Marinha Grande vencer por 27-30, três golos de diferença que também prevaleciam ao intervalo (12-15) favorável às algarvias. Com este resultado, a turma de Sofia Osório reforça a liderança do Grupo B, somando agora 23 pontos. A internacional lusa Soraia Lopes e a lateral leiriense Joana Oliveira apontaram sete golos cada.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
Fase Final – Grupo A – 4.ª Jornada
20.04.2024 – 16h00 – Madeira SAD x Colégio de Gaia Toyota, 33-22 (23-9)
20.04.2024 – 19h30 – ADA São Pedro do Sul x CJ Almeida Garrett, 25-25 (13-13)
12.05.2024 – 17h00 – SL Benfica x ABC UMinho

Fase Final – Grupo B – 2.ª Jornada
20.04.2024 – 17h15 – Juve Lis x ARC Alpendorada Heavy OJP14-15 (8-9)
20.04.2024 – 17h30 – SIR 1º de Maio CJB x CDE Gil Eanes27-30 (12-15)

Patrocinadores Institucionais