As duas equipas entraram em campo com o seguinte cenário: as insulares eram segundas classificadas e uma vitória significava voltar a igualar o SL Benfica em número de pontos (34), já as sampedrenses, que ocupavam o 4.º lugar, em caso de triunfo a distância pontual para o ABC UMinho anularia-se (27 pontos). O Madeira SAD vinha ainda de duas derrotas e procurava reagir frente a uma equipa que venceu apenas um dos últimos quatro jogos mas foi jogo até ao fim no Funchal, com as madeirenses a sorrirem no final.
Madeira SAD – ADA São Pedro do Sul
No Pavilhão do Funchal, foi Neide Duarte a inaugurar o marcador a favor da equipa da casa que, rapidamente, chegou aos três golos sem resposta, até que Sara Barbosa, do conjunto sampedrense desbloqueou no ataque. Seguiu-se um novo parcial madeirense, o que obrigou Alexandre Monteiro a parar o encontro, ainda nos primeiros 10 minutos.
O ADA São Pedro do Sul conseguiu sair a marcar após o time-out, por duas ocasiões e, apesar de ter sofrido golo, conseguiu recuperar e aproximar o encontro a três (9-6). Mas com novo índice anímico, o conjunto de António Florido, subiu mais dois golos no marcador e voltou a afastar-se.
Na marca de castigo máximo, Patrícia Rodrigues mostrou-se letal e aumentou a parada para cinco tentos (13-8), no entanto, as sampedrenses não desistiram e voltaram à carga, colocando o placar a 14-11. Na reta final do encontro, as sampedrenses conseguiram recuperar em toda a linha, levando o encontro a dois golos de diferença (17-15), o que obrigou António Florido a parar o encontro, quando faltavam apenas 17 segundos para o descanso mas quem acabou por sorrir foi o São Pedro do Sul.
Intervalo: 17-16
Na segunda metade, o Madeira SAD até começou com bola mas uma falha no ataque permitiu a Mónica Soares colocar tudo empatado no Funchal e, de seguida, as sampedrenses conseguiram mesmo a cambalhota no marcador, passando o resultado para 17-18. Os dois golos de vantagem para a equipa de Alexandre Monteiro acabaram por surgir (17-19; 18-20) mas o empate foi uma realidade à chegada aos 40 minutos de jogo.
Seguiram-se empates sucessivos e, com uma paragem no jogo pelo meio, as insulares acabaram por passar para o comando mas, por pouco tempo, já que – após largos minutos sem golos – o empate voltou a surgir para as sampedrenses. Com a ajuda de Isabel Góis, as madeirenses voltaram a conquistar dois golos à maior (26-24) e mantiveram a toada até ao final do encontro.
Resultado Final: 30-26
Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
Fase Final – Grupo A – 3ª Jornada
30.03.2024 – 18h30 – ABC UMinho x CJ Almeida Garrettt, 30-25 (11-11)
30.03.2024 – 19h00 – Colégio de Gaia Toyota x SL Benfica, 26-35 (15-19)
18.04.2024 – 20h00 – Madeira SAD x ADA São Pedro do Sul, 30-26 (17-16)