Campeonato 1ª Divisão Feminina: SIR 1º de Maio CJB vence na deslocação a Alpendorada

PUB

Conjunto marinhense escapa à linha d’água ao vencer formação do ARC Alpendorada Heavy OJP; CDE Gil Eanes assegura manutenção.

Mais uma jornada do Campeonato 1ª Divisão Feminina que arrancou em Braga, com a receção do ABC UMinho ao Madeira SAD, numa partida em que a formação de Fernando Fernandes pretendia recuperar da eliminação da Taça de Portugal. Mas as insulares, que lutam por outros objetivos, tiveram que se impôr desde cedo no encontro e acabaram por conquistar uma margem bastante dilatada desde cedo, o que se traduziu numa vitória ao soar do apito final, por 26-37. Neide Duarte foi a melhor marcadora do encontro, com 13 golos marcados.

Mais tarde, em duelo a contar também para o Grupo A, o Colégio de Gaia Toyota levou a melhor frente ao ADA São Pedro do Sul, que chegou a este jogo após a eliminação na Taça de Portugal frente ao SL Benfica e onde deu uma excelente réplica. O mesmo não aconteceu esta tarde e quem conseguiu estar melhor foi o conjunto gaiense que acabou por vencer, por 30-24, com a ajuda de uma inspirada Carolina Monteiro que marcou 8 golos.

À mesma hora, foi a vez do CDE Gil Eanes receber, em Lagos, a Juve Lis, que precisava de somar pontos para se manter na rota da manutenção mas, o mesmo acabou por não acontecer, e quem venceu foi o conjunto algarvio. O encontro foi controlado, desde cedo, pelas comandadas de Sofia Osório, que tiveram em Jorgeana Carvalho a sua artilheira, com 18 tentos na baliza adversária. A formação de Sofia Osório confirmou assim a sua manutenção no Campeonato 1ª Divisão Feminina.

ARC Alpendorada Heay OJP – SIR 1º de Maio CJB

No Pavilhão de Alpendorada, foi a formação marinhense a inaugurar o marcador mas a equipa da casa conseguiu sair na resposta, ao que se seguiram praticamente cinco minutos sem golos. De seguida, com um parcial de três golos sem resposta, as comandadas de Susana Jordão chegaram ao 1-4 mas a resposta das marcoenses foi contundente e o empate acabou por acontecer.

A vantagem acabou por surgir para o conjunto do SIR 1º de Maio CJB, novamente, mas o ARC Alpendorada Heavy OJP seguiu sempre no seu encalço, até que regressaram os largos minutos sem golos. As marinhenses voltaram a quebrar o jejum mas o conjunto de Pedro Rodrigues conseguiu correr atrás e chego mesmo ao empate, por diversas ocasiões.

Na reta final, do primeiro tempo, com um parcial de de 4-1, as marinhenses consegiram distanciar-se e recolher aos balneários com uma diferença dilatada.

Intervalo: 11-14

Na segunda metade, as marcoenses entraram motivadas e consegiram levar o resultado, novamente, à margem mínima (13-14), para de seguida, estabelecerem o empate a 15 golos. Seguiu-se nova igualdade, mas o conjunto de Susana Jordão conseguiu chegar aos dois golos à maior e ao 17-20, o técnico adversário viu-se forçado a pedir time-out.

Seguiu-se um novo momento bastante positivo das marinhenses, com um parcial de cinco golos sem resposta, o que levo o encontro para 18-25, quando faltava apenas cinco minutos para o final e mantiveram a toada até ao cair do pano.

Resultado Final: 21-28

Apesar do resultado, o ARC Alpendorada Heavy OJP ainda sonha com a manutenção no Campeonato 1ª Divisão Feminina apesar de ter uma conjuntura onde precisa, obrigatoriamente, todos os jogos até ao final.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
Fase Final – Grupo A – 5.ª Jornada
27.04.2024 – 15h30 – ABC UMinho x Madeira SAD, 26-37 (14-20)
27.04.2024 – 18h00 – Colégio de Gaia Toyota x ADA São Pedro do Sul, 30-24 (14-8)
15.05.2024 – 21h15 – CJ Almeida Garrett x SL Benfica, andeboltv

Fase Final – Grupo B – 3.ª Jornada
27.04.2024 – 18h00 – CDE Gil Eanes x Juve Lis, 33-19 (18-8)
27.04.2024 – 21h15 – ARC Alpendorada Heavy OJP x SIR 1º Maio CJB, 21-28 (11-14)

Patrocinadores Institucionais