Campeonato Placard Andebol 1: Dérbi lisboeta promete grandes emoções

PUB

Sporting CP e SL Benfica protagonizam um dos jogos mais escaldantes da Fase Final, com transmissão na Sporting TV em direto e em diferido na andeboltv; ABC UMinho e FC Porto reencontram-se em Braga.

O Grupo C inaugura a Ronda 2, com o Vitória SC a receber a Artística de Avanca Bioria – primeiro e terceiro classificados – num jogo em que os avancanenses procuram vencer para tentar fugir à despromoção. Apesar do empate na primeira volta da Fase Regular, em casa dos vimaranenses, o jogo da segunda mão entre os emblemas não foi favorável à Artística, que saiu derrotado em Avanca pela margem mínima. Já mais ao final do dia (18h00) é a vez de Vitória FC e FC Gaia Empril entrarem em campo, num encontro em que os gaienses pretendem vencer para fugirem à linha d’água. Os sadinos atravessam uma época bastante conturbada, onde apenas somaram uma vitória em 23 jogos disputados e terão este sábado mais um desafio complicado, frente a uma formação motivada em garantir a manutenção no principal escalão do andebol português.

Sporting CP – SL Benfica

O primeiro dérbi do ano tem lugar no Pavilhão João Rocha, onde as Águias vão encontrar um Leão com fome do título de Campeão que lhes escapa desde 2017/2018. Será o quarto encontro entre os dois emblemas da época, todos com a vitória a pertencer à equipa de Ricardo Costa… para encontrarmos outro desfecho precisamos de recuar até dezembro de 2022, quando os dois conjuntos empataram no Pavilhão da Luz, a 27 golos.

O emblema de Alvalade encontra-se no melhor momento da época com 24 vitórias consecutivas e já não sabe o que é perder desde novembro de 2023 – quando sofreu uma derrota frente ao Tatabánya KC a contar para a EHF European League. Para continuar a aspirar o título de Campeão Nacional, o Sporting CP (apesar de ter margem para erro com mais quatro pontos que o adversário direto – FC Porto) tem a ambição de vencer todos os jogos até ao final, onde se inclui o dérbi.

Martim Costa, lateral da formação leonina, mostrou uma ambição desmedida em declarações: “O objetivo é sermos Campeões Nacionais e isso passa por ganharmos todos os desafios. Temos de entrar em campo com a faca nos dentes para vencer o SL Benfica. Sabemos que vai ser um duelo difícil, contra uma boa equipa, mas vamos estar preparados pois temos trabalhado bem. Um dérbi é sempre um dérbi e, independentemente de tudo o resto, as equipas vão jogar para ganhar. Ainda para mais, sabendo que, nesta fase final, uma derrota complica muito as contas. Qualquer uma das equipas vai estar hiper motivada por isso, mas temos de estar mais do que eles. O título já nos foge há algum tempo e este ano tem de ser nosso.”

Do lado encarnado, o SL Benfica chega a este jogo após dois embates frente ao FC Porto – Taça de Portugal e Ronda inaugural da Fase Final do Campeonato Placard Andebol 1 -, de onde saiu com uma dupla derrota e quer, por isso, recuperar os pontos desperdiçados frente aos azuis e brancos, apesar Jota González prever um jogo muito complicado no Reino do Leão: “Creio que estamos um pouco pior em relação ao último jogo, devido às lesões. Mas temos que seguir na nossa linha, tentar dar o máximo, apesar de todos os problemas e dificuldades, que é o mais importante quando estás a lutar pelo título nacional. Vamos tentar ganhar, apesar de ser um jogo muito complicado, e respeitar a imagem do clube e dos fãs. A realidade é que o Sporting CP é a equipa que este ano está mais em forma, ganhando todos os jogos do Campeonato, e a verdade é que estão no grande momento, ainda para mais em sua casa. Mas nós temos que seguir acreditando no que fazemos e prepara o jogo o melhor possível.”

Poderá acompanhar este embate em direto na Sporting TV e em diferido na andeboltv.

Uma hora mais tarde, no outro encontro do Grupo A, é a vez do ABC UMinho encontrar o FC Porto – em jogo que conta com transmissão no Porto Canal – duas equipas que chegam a este embate em momentos bastante distintos. Os minhotos não conhecem outro sabor que não o da derrota desde fevereiro, quando empataram frente aos azuis e brancos no Porto e, desde então, seguem numa sequência menos positiva no Campeonato Placard Andebol 1. Já os comandados de Carlos Resende têm vindo em crescendo desde o final de março e somam agora com quatro vitórias consecutivas, duas a contar para o Campeonato e duas para a Taça de Portugal.

No Grupo B – à mesma hora do dérbi – joga-se um jogo também grande no Funchal, com o Marítimo Madeira Andebol SAD a receber o Águas Santas Milaneza. O conjunto de Paulo Fidalgo somou na passada semana um terceiro resultado sem vitórias, mas em virtude de um calendário bastante complicado (SL Benfica, FC Porto e Sporting CP), apesar de ter conquistado um empate frente às Águias. Os maritimistas pretendem somar pontos frente a um Águas Santas Milaneza que vem com resultados favoráveis desde a entrada de Marco Sousa (3 vitórias e 1 derrota). A última vez que o desfecho foi favorável ao Marítimo temos que recuar até outubro de 2022 mas, os madeirenses, não pretendem fazer diferente.

Também o CF Os Belenenses recebe o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, num encontro de desempate, já que as duas formações seguem no Campeonato Placard Andebol 1 em igualdade pontual, ainda que os lisboetas tenham menos um jogo.

Poderá acompanhar todos os encontros, em direto ou em diferido, através da andeboltv.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Fase Final – Grupo A – 2ª Jornada
20.04.2024 – 16h00 – Sporting CP x SL Benfica, Sporting TV / andeboltv (em diferido às 17h30)
20.04.2024 – 17h00 – ABC UMinho x FC Porto, Porto Canal / andeboltv (em diferido às 18h30)

Fase Final – Grupo B – 2ª Jornada
20.04.2024 – 16h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x Águas Santas Milaneza, andeboltv
20.04.2024 – 18h00 – CF Os Belenenses x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, andeboltv

Fase Final – Grupo C – 2ª Jornada
20.04.2024 – 15h00 – Vitória SC x Artística de Avanca Bioria, andeboltv
20.04.2024 – 18h00 – Vitória FC x FC Gaia Empril, andeboltv

Patrocinadores Institucionais