Campeonato Placard Andebol 1: Dragões e Leões em rota de colisão a quatro rondas do fim

PUB

Jornada 3 da Fase Final leva líder Sporting CP ao terreno do FC Porto este sábado (20h00) com as duas equipas separadas por quatro pontos; Águas Santas Milaneza recebe CF Os Belenenses; Vitória SC desloca-se a casa do FC Gaia Empril.

Faltam quatro finais para chegar ao fim a edição 2023/2024 do Campeonato Placard Andebol 1 e ainda há muito por decidir. O Jogo da Semana diz respeito ao Grupo A e coloca frente a frente as duas equipas em melhor posição para vencer a competição – Sporting CP e FC Porto – na fortaleza dos Dragões, às 20h00. A Ronda 3 abre com a receção do SL Benfica ao ABC UMinho, marcada para as 16h00, com os dois históricos emblemas à procura de regressar aos triunfos.

No que diz respeito ao Grupo B, o Águas Santas Milaneza vai tentar reforçar a liderança, que vale a última vaga europeia, na receção ao CF Os Belenenses, que está na 3.ª posição com menos seis pontos – jogo marcado para as 18h30. Já o Marítimo Madeira Andebol SAD não quer perder terreno para os maiatos mas terão que passar pelo Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, a partir das 21h00 desta sexta-feira, que parte com ambição de voltar a dar uma alegria aos adeptos.

No Grupo C, há duelo entre os dois primeiros classificados, que ainda não perderam na Fase Final. O líder Vitória SC, que soma duas vitórias e 25 pontos, vai até ao terreno do FC Gaia Empril, que tem 22, mas que já tropeçou na receção à Artística de Avanca (17-17). O conjunto orientado por Rafael Ribeiro assume o favoritismo na receção ao Vitória FC, duas equipas pressionadas e com urgência em vencer.

Poderá acompanhar todos os encontros, em direto ou em diferido, através da andeboltv.

FC Porto – Sporting CP

Esta semana há para ver um duelo entre as duas equipas que ainda só sabem vencer no Grupo A da Fase Final. Qualquer que seja o desfecho do Clássico deste sábado, os Leões não sairão da liderança e, em caso de vitória diante do perseguidor direto, ficarão mais perto de conquistar o título de Campeão Nacional. O FC Porto tem em mãos uma tarefa complicada de quebrar a senda vitoriosa do rival e encurtar distâncias para dois pontos, no melhor dos cenários. Quando faltam apenas quatro jornadas para o fim do Campeonato Placard Andebol 1, este será o primeiro de dois duelos entre os principais candidatos a erguer o troféu.

Os Dragões chegam a este encontro após cinco vitórias consecutivas – uma delas diante do SL Benfica, que colocou os pupilos de Carlos Resende na Final Four da Taça de Portugal – como reação à última derrota portista, curiosamente frente ao Sporting CP (35-32), na última ronda da Fase Regular. Do lado leonino, desde novembro passado, quando perdeu frente ao MOL Tatabánya KC, seguiram-se 25 vitórias consecutivas em todas as competições, uma série que foi interrompida esta terça-feira pelos alemães do Rhein-Neckar Löwen (32-29), o que complicou a tarefa da turma de Ricardo Costa de chegar à Final Four da EHF European League, mas deixa tudo por decidir em Lisboa.

Em antevisão a este Clássico envolto em grande expetativa, Daymaro Salina, capitão dos azuis e brancos, afirma que a chave está na defesa: “O nosso ponto forte tem de ser a defesa. Temos de defender de forma compacta e agressiva porque eles têm jogadores muito agressivos no um contra um e insistem nessa situação para conseguirem o remate em penetração. Temos que estar fechados, a nossa maior força é a defesa. Se nos mantivermos assim, vai correr bem.” O atleta que regressou recentemente de lesão reforça a confiança da sua equipa: “Estamos a preparar-nos bem, a estudar os últimos jogos deles, a corrigir os nossos erros e estamos prontos para esta batalha. É muito difícil ver os pontos fracos da equipa do Sporting, têm feito uma época muito boa, ainda não tiveram derrotas e no sábado pode ser a primeira. Nos últimos jogos, estivemos bem, a equipa está motivada e confiante de que vai ganhar.”

No que toca ao conjunto da capital, Ricardo Costa, técnico leonino, afirma não ambicionar nada menos que os três pontos: “Em Portugal, é muito difícil ganhar o Campeonato, são precisas muitas vitórias, mas essas vitórias pertencem ao passado e nós temos de nos focar no jogo que está à nossa frente. O nosso objetivo é conquistar mais três pontos, mais nada… o que está para trás, está para trás, mal feito ou bem feito. Temos uma grande oportunidade sábado, num grande jogo, de conquistar mais três pontos e é isso que vamos fazer. Apesar das três vitórias que já leva frente ao adversário, o técnico de 47 anos, reconhece que poderá haver uma grande resposta dos azuis e brancos: “Para nós é ótimo jogar contra os melhores, é assim que nós gostamos, mas olhamos mais para nós do que para eles. Nas últimas três vitórias que tivemos frente ao FC Porto focámo-nos muito naquilo que é o nosso jogo, na nossa forma de estar. Crescemos muito, conseguimos muitas vezes gerir nos últimos dez minutos, algo que, antes, não conseguíamos. Estamos uma equipa muito mais madura, mas sabemos que o FC Porto vai ter uma resposta muito forte, tem uma grande equipa, é o crónico Campeão Nacional, joga em casa e com pavilhão cheio.”

O Jogo da Semana arranca às 20h00 deste sábado, no Dragão Arena, e conta com transmissão em direto no Porto Canal.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Fase Final – Grupo A – 3ª Jornada
27.04.2024 – 16h00 – SL Benfica x ABC UMinho, BTV / andeboltv (em diferido às 17h30)
27.04.2024 – 20h00 – FC Porto x Sporting CP, Porto Canal / andeboltv (em diferido às 21h30)

Fase Final – Grupo B – 3ª Jornada
26.04.2024 – 21h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x Marítimo Madeira Andebol SAD, andeboltv
27.04.2024 – 18h30 – Águas Santas Milaneza x CF Os Belenenses, andeboltv

Fase Final – Grupo C – 3ª Jornada
27.04.2024 – 18h00 – FC Gaia Empril x Vitória SC, andeboltv
27.04.2024 – 18h00 – Artística de Avanca Bioria x Vitória FC, andeboltv

Patrocinadores Institucionais