Campeonato Placard Andebol 1: Fase Final chega em força

PUB

Clássico entre FC Porto e SL Benfica é o prato forte da Ronda 1 da derradeira fase da temporada – este sábado às 21h00; ABC UMinho recebe Sporting CP no domingo; Póvoa AC Bodegão Grupo CCR vai a Águas Santas; Duelo de Vitórias no Grupo C.

Terminada a longa Fase Regular do Campeonato Placard Andebol 1, que contou com 22 jornadas e 132 jogos, chegou a altura de virar a página. Este fim de semana fica marcado pelo arranque oficial da Fase Final, que tem um Clássico no Dragão Arena como principal destaque (21h00), para além da receção do 4.º classificado, ABC UMinho, ao líder Sporting CP, agendado para as 18h00 deste domingo – referente ao Grupo A.

O Grupo B terá apenas um jogo, agendado para as 18h30 de sábado, entre Águas Santas Milaneza – líder do grupo com os mesmos 24 pontos do que Marítimo Madeira Andebol SAD – e Póvoa AC Bodegão Grupo CCR – último, com 19 pontos, logo atrás do CF Os Belenenses, que tem 20 -, uma vez que a receção dos insulares aos lisboetas vai realizar-se apenas no primeiro dia de maio.

No Grupo C haverá emoção a Norte e Sul do país. O FC Gaia Empril, atual segundo classificado do grupo, com 17 pontos, recebe a Artística de Avanca Bioria, 3.ª com 16 pontos, a partir das 18h00; e às 21h00 as atenções voltam-se para o duelo de extremos em Setúbal, entre Vitória FC, último colocado com 13 pontos, e líder isolado Vitória SC, que tem 19 pontos.

Acompanhe toda a emoção do andebol português em direto ou em diferido na andeboltv.

FC Porto – SL Benfica

Está a chegar o quarto Clássico da temporada entre Dragões e Águias e já se registaram os três resultados possíveis. Nos dois duelos da Fase Regular do Campeonato Placard Andebol 1, primeiro foi o FC Porto a vencer em casa (37-33), na segunda volta foi o SL Benfica a sorrir na Luz (28-27) e o mais recente embate, desta vez a contar para a Taça de Portugal, não podia ter sido mais emocionante e foi decidido apenas no prolongamento (37-39), depois de uma igualdade a 32 golos no tempo regulamentar. Os Campeões Nacionais acabaram por fazer a festa no terreno dos rivais ao qualificarem-se para a Final Four da Prova Rainha.

A fase das decisões traz duelos de elevada dificuldade semana após semana e, quer para FC Porto, quer para SL Benfica, é fulcral entrar da melhor maneia na Fase Final. Nesta altura, ambas as equipas têm 29 pontos, mais quatro do que o ABC UMinho e menos quatro do que o Sporting CP.

Fábio Magalhães, experiente lateral do FC Porto e da Seleção Nacional, garante que o bom momento que a equipa atravessa nesta altura mantém viva a grande ambição de voltar a conquistar o título de Campeão: “Sabemos que a margem de erro é zero, por isso temos toda a vontade de ganhar todos os jogos que faltam neste campeonato para conseguirmos atingir este título, que é a nossa grande ambição. (…) Acho que estamos num bom momento, sentimo-nos bem e estamos bastante unidos e isso é muito importante para um momento destes. É continuar a treinar bem e a demonstrá-lo dentro de campo para conseguirmos ter uma luta interessante pelo título.”

O duelo de estreia na Fase Final tem contorno diferentes ao último e os adeptos azuis e brancos terão um papel importante no desfecho, considera o atleta lisboeta de 36 anos: “O jogo anterior foi um jogo de Taça, é sempre mata-mata. Agora é um jogo em casa para o campeonato e precisamos do nosso público para nos ajudar a encarar este jogo e iniciarmos a fase final com uma vitória, que é importante para nos dar motivação. O Benfica é uma equipa complicada, muito forte, têm um jogo muito bem organizado, um sete contra seis eficaz. Temos de olhar para eles e para as suas qualidades para tentar anulá-las”.

Do outro lado, o líder da equipa encarnada, Jota González, espera ainda mais dificuldades contra o rival da Invicta face ao duelo anterior e salienta a resiliência de toda a estrutura numa altura conturbada no que toca a limitações físicas: “Agora vem aí um novo jogo contra eles, mas este será muito mais complicado, porque no último jogo lesionaram-se mais três jogadores que não vão poder jogar, a juntar aos que já estavam lesionados. Por isso, vamos jogar com doze jogadores, para além de alguns jovens atletas da formação. Esperamos um jogo mais difícil, porque jogamos fora de casa, frente a um grande rival e temos muitas limitações, mas penso que com os jogadores que temos vamos tentar ganhar, mesmo que seja algo muito complicado.”

O treinador espanhol não esconde a apreensão face à onda de azar que tem vindo a condicionar o trabalho, mas garante que no SL Benfica só se pensa em vencer: “A mensagem é a de que temos de ter o máximo respeito pelo nosso clube, pelos nossos adeptos, e apesar de todas as limitações e dificuldades, que nos fazem estar no limite, é incrível o que nos está a acontecer, vamos dar o máximo e só pensamos em ganhar. Vamos ver o que diz o próximo resultado, mas o mais importante é continuar sempre com ambição de ganhar e de respeitar um clube que nos ajuda, apesar das dificuldades no dia a dia, a trabalhar de uma forma boa e coerente.”

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Fase Final – Grupo A – 1ª Jornada
13.04.2024 – 21h00 – FC Porto x SL Benfica, Porto Canal / andeboltv (diferido às 22h30)
14.04.2024 – 18h00 – ABC UMinho x Sporting CP, andeboltv

Fase Final – Grupo B – 1ª Jornada
13.04.2024 – 18h30 – Águas Santas Milaneza x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, andeboltv
01.05.2024 – 17h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x CF Os Belenenses, andeboltv

Fase Final – Grupo C – 1ª Jornada
13.04.2024 – 18h00 – FC Gaia Empril x Artística de Avanca Bioria, andeboltv
13.04.2024 – 21h00 – Vitória FC x Vitória SC, andeboltv

Patrocinadores Institucionais