EHF Euro 2024 Qualifiers: Lusas testam invencibilidade neerlandesa à penúltima jornada

PUB

Seleção Nacional vai defrontar o adversário mais difícil e líder do Grupo 3, que já garantiu vaga no Campeonato da Europa; Portugal e Países Baixos medem forças a partir das 19h00 desta quinta-feira, no Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos.

A duas jornadas do fim da qualificação para o Campeonato da Europa deste ano, a Seleção Nacional A Feminina mantém as ambições intactas e encontra-se na reta final da preparação para o último duelo em solo nacional, especificamente em Loulé, contra o adversário mais forte do Grupo 3: Países Baixos. Até ao momento, a poderosa geração neerlandesa – Campeã do Mundo em 2019 – confirmou o favoritismo e venceu os quatro jogos que disputou, tendo já garantido o bilhete para o Europeu. Portugal derrotou a Finlândia por duas vezes e soma quatro pontos, em igualdade pontual com a Chéquia, último adversário dos Qualifiers.

A comitiva lusa trabalha desde a passada segunda-feira em Loulé e todas as atletas se encontram à disposição de José António Silva, que antevê dois jogos de dificuldade elevada, particularmente aquele frente à seleção neerlandesa, mas importante para o crescimento da equipa.

O jogo entre Portugal e Países Baixos, está agendado para o dia 4 de abril, às 19h00, já o segundo e derradeiro, para o dia 7 de abril, às 17h00 (hora portuguesa), na cidade de Plzeň, na Chéquia.

Trabalhar ao máximo para estar em condições de surpreender dois obstáculos mais fortes e experientes e garantir presença no próximo Women’s EHF Euro 2024, é o que pretende o líder da Seleção Nacional A Feminina: “A expetativa principal é continuar a melhorar a equipa. Temos vindo a fazer esse trabalho, tem sido notória a nossa evolução e, naturalmente, fruto dessa evolução, o nosso objetivo é conseguir este apuramento para o Campeonato Europa, que pode assumir uma importância muito grande para o futuro da equipa e do nosso Andebol. Isto porque nos permitirá, em teoria, pelo menos amealhar mais alguns pontos, que depois têm repercussão no ranking e uma série de consequências que podem ser positivas para nós. Portanto, estamos, neste momento, muito focados no nosso trabalho. Queremos continuar a melhorar o nosso jogo. Sabemos que vamos ter pela frente duas equipas que, em teoria, são mais fortes que nós, no entanto, vamos lutar pela vitória nos dois jogos e pelo apuramento para o Europeu.”

José António Silva admite que não há espaço para lamentações nem resignações e que a missão da Seleção Nacional está bem definida: São equipas que têm uma experiência competitiva diferente, têm bastante atletas que atuam nas melhores ligas europeias e, particularmente, na Liga dos Campeões e nós ainda estamos uns furos abaixo dessas equipas. No entanto, conforme eu já disse, temos que, sem nos andarmos a lamentar, identificar os aspetos que são menos positivos do nosso adversário, potenciar aqueles que são os nossos pontos mais fortes e fazer pela vida. Lutar pela vitória e por encurtar as distâncias para estas equipas. É a nossa missão.”

A favor de Portugal joga o facto de, para além dos dois primeiros classificados de cada grupo, se apurarem os quatro melhores terceiros, pelo que mesmo perdendo os dois jogos que faltam, a qualificação continua a ser uma possibilidade. O experiente treinador de 58 anos diz, no entanto, que o objetivo é terminar imediatamente atrás dos Países Baixos na classificação (2.º): “Temos uma noção concreta de todos os cenários que estão em cima da mesa. Vamos entrar com isso em linha de conta, naturalmente, na gestão da equipa e da competição. Mas o nosso objetivo neste momento passa por tentar pontuar, por tentar ganhar os jogos e, de uma forma clara, fechar as contas do apuramento.”

Patrícia Rodrigues para lá da meia centena

“Muitas de nós já fomos a competições internacionais nos escalões de formação, mas representar o nosso país ao mais alto nível, numa competição sénior, é sonho para qualquer atleta.”

Patrícia Rodrigues, ponta-direita do Madeira SAD, a quem ainda pertence o recorde de ‘Internacional A mais jovem de sempre’, ultrapassou há poucos meses a marca das 50 internacionalizações e o sonho de chegar a uma grande competição caminhou sempre a seu lado. Aos 26 anos, a atleta formada no JAC Alcanena, entre outras tantas internacionais, viu as ambições caírem por terra inúmeras vezes nos últimos anos, mas nunca perdeu a esperança. Hoje em dia, a Seleção Nacional está num patamar superior e com mais possibilidades de ser feliz, acredita:

“Temos noção da dificuldade dos dois jogos que se seguem, mas sabemos também que é possível, que temos qualidade e já demonstrámos isso em vários jogos. Sentimos que as equipas hoje em dia têm mais respeito por nós, sabem que estamos mais fortes, que estamos mais consistentes. Isso para nós é muito bom, é fruto do trabalho que temos desenvolvido ao longo de todos estes anos e estamos a começar a ter resultados. A possibilidade de irmos ao Europeu é grande e vamos fazer por isso.”

Recorde-se que vão estar presentes no Women’s EHF Euro 2024 os dois primeiros classificados de cada um dos oito grupos dos Qualifiers, mais os quatro melhores terceiros, para além das co-organizadoras já apuradas (Áustria, Hungria e Suíça) e da Noruega, Campeã da Europa em título.

GRUPO 3JVEDGOLOSDIFPTS
1. Países Baixos4400141 : 94478
2. Portugal4202119 : 11184
3. Chéquia4202115 : 119-44
4. Finlândia400477 : 128-510

Bilhetes disponíveis a partir de 1 de abril!

A entrada é gratuita. No entanto, é obrigatório levantar os bilhetes (máximo 4 por pessoa) na receção do Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos, a partir do dia 1 de abril, nos seguintes horários:

Não é permitida a entrada a menores de 3 anos, de acordo com a legislação em vigor.

Acreditações

Os pedidos de acreditação para o quarto encontro da Seleção Nacional A Feminina no Grupo 3 do EHF Euro 2024 Qualifiers, contra a congénere dos Países Baixos, marcado para as 19h00 do dia 4 de abril, deverão ser feitos AQUI.

EHF Euro 2024 Qualifiers
Calendário – Grupo 3:
12.10.2023 – 18h30 – Países Baixos x Portugal, 38-27 (20-14)
15.10.2023 – 15h00 – Portugal x Chéquia, 26-30 (13-14)
29.02.2024 – 16h30 – Finlândia x Portugal, 21-28 (12-18)
03.03.2024 – 19h30 – Portugal x Finlândia, 38-22 (21-11)
04.04.2024 – 19h00 – Portugal x Países Baixos, Canal 11
07.04.2024 – 17h00 – Chéquia x Portugal, RTP 2

Patrocinadores Institucionais