EHF European Cup: SL Benfica empata frente ao MSK IUVENTA Michalovce

PUB

Emblema encarnado foi eliminado da competição europeia após ter empatado a 30 golos, na Luz, devido à desvantagem trazida da primeira mão.

O SL Benfica chegou a este encontro a 60 minutos de poder cumprir o sonho de chegar a uma Final europeia, após ter saído derrotado na primeira mão, desta semi-final, na deslocação ao terreno do MSK IUVENTA Michalovce, na Eslováquia. Embora a desvantagem fosse curta (apenas dois golos), as encarnadas teriam que fazer um jogo perfeito para conquistarem um lugar na grande final e o sonho foi quase realidade mas uma reta final com alguns desacertos complicou as contas para as comandadas de João Florêncio que acabaram por ser eliminadas da Europa.

7 Inicial: Isabela Ferrain, Ana Bolzan, Maria Unjanque, Viktoriya Borshchenko, Nádia Rodrigues, Mihaela Minciuna, e Maria Eduarda Santos

No Pavilhão da Luz, que acolheu a segunda mão das meias-finais, da EHF European Cup, foram as eslovacas que entraram melhor, com um parcial de três golos sem reposta, assinado por Livia Kluckova. Nádia Rodrigues ainda conseguiu marcar mas não evitou o pedido de time-out pelo técnico encarnado.

A reentrada foi francamente complicada, com ausência de guarda-redes na baliza das águias e com uma Naira de Almeida, entre os postes eslovacos bastante inspirada levou a que o encontro chegasse aos seis golos de diferença (2-8).

João Florêncio pediu alteração do sistema defensivo e ainda mudança na baliza com a entrada de Ana Ursu, o que acabou por trazer grandes dificuldades às oponentes e Alexandra Shunu assinou o golo da aproximação (6-9). Peter Kostka, técnico eslovaco, viu-se forçado a parar o encontro poucos minutos mais tarde, quando Maria Unjanque colocou o encontro a dois (9-11).

O MSK IUVENTA Michalovce voltou a crescer na partida, de seguida, ampliando para quatro golos (11-15) e, desta vez, foi João Florêncio a colocar o cartão verde na mesa, sendo bastante assertivo perante as suas atletas, na entrada dos 10 minutos finais da primeira metade. Nesta reta final, o SL Benfica conseguiu corresponder e aproximar o encontro, reduzindo para três golos de diferença no soar da buzina.

Intervalo: 17-20

Na entrada para a segunda metade, o SL Benfica beneficiou de uma dupla exclusão do lado eslovaco, e Constança Sequeira aproveitou o momento para reduzir para a margem mínima (20-21). As encarnadas tiveram três oportunidades para empatar o encontro e à terceira foi mesmo de vez, pela mão de Ana Bolzan e com Ana Ursu em grande destaque entre os postes.

Da marca de castigo máximo, Livia Kluckova mostro-se letal e levou as eslovacas de novo para o comando, mas por pouco tempo, já que Nádia Rocrigues colocou o SL Benfica no comando, pela primeira vez no encontro (24-23) e uma falha no ataque das adversárias deu espaço a Eduarda Santos para subir a parada para 25-23 e empatar a eliminatória.

O técnico eslovaco, Peter Kostka, viu-se forçado a parar o encontro, e a sua equipa conseguiu voltar a igualar o encontro a 25 golos, ao que se seguiram empates sucessivos num encontro de nervos no Pavilhão da Luz. Ana Bolzan conseguiu dar uma dupla liderança ao emblema encarnado, quando faltavam menos de cinco minutos para o final. No último minuto, algumas falhas no ataque encarnado terminaram com o sonho do emblema da Luz de ir à grande final.

Resultado Final: 30-30
Top Player: Ana Ursu – 14 defesas (41% de eficácia)

O MSK IUVENTA Michalovce junta-se assim ao ATTICGO Bm Elche na Final da prova, que será disputada a duas mãos, como tradicionalmente, depois da presença lhes ter escapado na época transata. Os dois emblemas chegam a esta final após terem sido eliminados nas Meias-Finais em 2022/2023; o ATTICGO Bm Elche, deixou pelo caminho o Rocasa Gran Canaria.

EHF European Cup
Meias Finais – Calendário (hora portuguesa):
1ª Mão
20.04.2024 – 16h00 – MSK IUVENTA Michalovce x SL Benfica, 30-28 (14-11)
28.04.2024 – 15h00 – SL Benfica x MSK IUVENTA Michalovce, 30-30 (17-20)

Patrocinadores Institucionais