Taça de Portugal: Luta por presença inédita em Vila Nova de Gaia

PUB

CJ Almeida Garrett e ABC UMinho jogam o ‘tudo por tudo’ para conquistar uma vaga histórica na Final Four da Prova Rainha; Semifinalistas ficarão conhecidos esta quinta-feira – tudo para acompanhar na andeboltv.

Quinta-feira é dia de Taça de Portugal e todos os bilhetes para a Final Four serão entregues… estando desde já garantida a presença inédita no top-4 da Prova Rainha de, pelo menos, um emblema: CJ Almeida Garrett ou ABC UMinho, que jogam entre si. Além de Gaienses e Minhotas, há ainda a possibilidade de outras formações aspirarem fazer história, como é o caso do CDE Gil Eanes. Pela frente estará o Madeira SAD, que assume à partida todo o favoritismo e o estatuto de equipa com o maior número de Taças de Portugal conquistadas (19). As algarvias, apesar de já terem erguido o troféu de Campeãs Nacionais, nunca conquistaram a Prova Rainha estando nesta altura com o seu melhor registo – Quartos de Final – pelo terceiro ano consecutivo. Duelo para acompanhar em direto na andeboltv a partir das 17h00 desta quinta-feira.

À mesma hora (17h00) será a vez de ADA São Pedro do Sul lutar com todas as forças para repetir a presença na Final Four (inédita em 2022/2023) frente ao ‘sempre favorito’ SL Benfica. As Águias contam no seu palmarés oito Taças de Portugal e estão na luta pela terceira conquista consecutiva. Meia hora mais tarde é a vez do Colégio de Gaia Toyota tentar regressar ao maior palco da Prova Rainha – que falha desde 2021/2022 – para se manter na luta pelo troféu que já conquistou por quatro ocasiões, a última delas em 2018/19; frente a uma formação motivada pelo regresso ao Campeonato 1ª Divisão Feminina – Juve Lis – e que sonha em avançar para as Meias Finais, repetindo o feito histórico alcançado pelo clube de Leiria na temporada 2015/2016.

CJ Almeida Garrett – ABC UMinho

Às 18h00 inicia-se a luta pela última vaga na Final Four da Taça de Portugal que pertencerá a uma equipa estreante nesta fase da prova. O CJ Almeida Garrett – atual 5.º classificado do Campeonato 1ª Divisão Feminina – já está a traçar uma caminhada histórica na presente época, tendo alcançado pela primeira vez os Quartos de Final da Taça de Portugal, a Final Four da Taça FAP e encontrando-se na luta por uma vaga europeia. Do outro lado, o ABC UMinho – atual 3.º classificado do Campeonato 1ª Divisão Feminina – já alcançou o top-8 da Prova Rainha por três ocasiões, mas nunca foi além disso.

Este será o quarto encontro entre os emblemas na presente época, onde até ao momento as ‘amarelas e pretas’ têm um registo 100% favorável: 3 vitórias. Apesar disso, Maria Costa – guardiã das Minhotas – não prevê facilidades naquele jogo que considera ser ‘a chave que falta’ à formação de Fernando Fernandes, que está motivada para escrever um novo capítulo na história do clube:

“Esta quinta-feira temos um jogo de elevada importância para nós porque é a chave que nos falta: uma presença na Final Four da Taça de Portugal. Vimos de jogos positivos e estamos muito motivadas para alcançar o objetivo, a vitória! Estamos perante um adversário com o qual já jogámos várias vezes esta época e por isso conhecemos bem as suas mais valias, mas também as suas possíveis debilidades. Apesar de jogarmos fora de casa contamos certamente com a presença e apoio incondicional dos nossos adeptos.”

Luís Santos, timoneiro do CJ Almeida Garrett, não poupou nos elogios ao adversário mas acredita que a jogar em casa e com o apoio dos gaienses poderá sonhar com a presença em mais uma Final Four, recordando a Taça FAP:

“Esperamos mais um jogo intenso contra um adversário que está a realizar uma excelente época. No entanto, estamos focados em nós e queremos dar continuidade ao nosso crescimento com uma vitória perante os nossos adeptos. Temos que ser muito fortes defensivamente, perante a qualidade da primeira linha adversária. No ataque, teremos que explorar as debilidades do adversário e ser eficazes perante uma guarda-redes [Rita Guimarães] que está a fazer uma excelente época. O ritmo de jogo deverá ser muito alto e, portanto, esperamos um excelente espetáculo de promoção da modalidade. Em jogos a eliminar não há segundas oportunidades… Queremos mais uma Final Four e contamos com o apoio de muitos gaienses na bancada.”

Acompanhe toda a emoção da Taça de Portugal Feminina em direto na andeboltv.

Taça de Portugal:
Calendário – Quartos de Final:
25.04.2024 – 17h00 – Madeira SAD x CDE Gil Eanes, andeboltv
25.04.2024 – 17h00 – ADA São Pedro do Sul x SL Benfica, andeboltv
25.04.2024 – 17h30 – Colégio de Gaia Toyota x Juve Lis, andeboltv
25.04.2024 – 18h00 – CJ Almeida Garrett x ABC UMinho, andeboltv


Patrocinadores Institucionais