Taça FAP: ADA São Pedro do Sul agarra bilhete para a Final

Anfitriãs da Final Four levaram a melhor frente ao estreante CJ Almeida Garrett e vão discutir o troféu com as Campeãs Nacionais do SL Benfica, este domingo pelas 16h00 – para acompanhar em direto na andeboltv.

O Município de São Pedro do Sul foi o palco escolhido para acolher a Final Four da Taça da Federação de Andebol de Portugal, este fim-de-semana. Foi com a bancada cheia que se deu início à primeira Meia Final, entre o atual – e único – vencedor do troféu, Madeira SAD, e o SL Benfica – numa verdadeira reedição da Final da época passada, onde as insulares levaram a melhor. Desta feita, quem conquistou o bilhete dourado para a grande Final foi o SL Benfica.

A segunda Meia Final colocou frente a frente ADA São Pedro do Sul, equipa da casa e CJ Almeida Garrett, onde as atuais quartas classificadas do Campeonato 1ª Divisão Feminina – ADA São Pedro do Sul – levaram a melhor e irão disputar a grande Final com o SL Benfica, que está agendada para este domingo, 14 de abril, pelas 16h00. Acompanhe toda a emoção na andeboltv.

CJ Almeida Garrett – ADA São Pedro do Sul

Até foram as gaienses as primeiras a liderar (1-0 e 2-1), mas cinco golos sem resposta por parte das sampedrenses valeram um arranque de ‘sonho’ para as pupilas de Alexandre Monteiro. Um período de vantagem numérica revelou-se crucial para a vantagem conquistada pela ADA São Pedro do Sul (2-6) nos primeiros sete minutos de encontro, obrigando Luís Santos a utilizar o primeiro time-out do encontro. Rafaela Vieira marcou após a paragem técnica mas a defesa bastante profunda por parte da formação anfitriã ia causando muitas dificuldades à primeira linha do CJ Almeida Garrett – que acabou por perder algumas bolas que permitiram golos fáceis às adversárias e a distância dilatou para seis (3-9) à passagem do minuto 10′.

Seguiram-se momentos mais pautados, com ataques mais longos… e as gaienses conseguiram levar a melhor, com dois golos consecutivos, reduzindo a desvantagem para quatro (5-9). A alteração defensiva do CJ Almeida Garrett ia causando algumas dificuldades à ofensiva sampedrense e Mariana Silva entre os postes, ajudava as gaienses a conquistarem algumas bolas. No entanto, e apesar da aposta no 7×6, os golos demoravam a surgir. À passagem do minuto 20′ a diferença mantinha-se nos quatro golos (7-11).

Com 8-12 no placard e 23 minutos decorridos, foi a vez de Alexandre Monteiro utilizar o seu primeiro tempo técnico. Na sequência, o CJ Almeida Garrett levou a melhor – com um golo de Júlia Figueira a dar frutos da aposta no 7×6 – mas Mornesa Tenda bisou para dar novamente cinco golos de vantagem às anfitriãs (9-14). Em cima da buzina, Joana Trindade devolveu a maior diferença registada entre os emblemas – de seis golos.

Intervalo: 10-16

Luana Jesus entrou a marcar, mas um parcial de 3-0, finalizado por Beatriz Barradas de costa a costa, elevou a diferença para patamares – até então – inéditos (11-19), dentro dos 35 minutos de jogo. As ambições gaienses passavam por, paulatinamente reduzir a distância para continuar a sonhar com a Final, mas a coesão defensiva sampedrense – já em 6:0 – ia-se revelando uma dor de cabeça para o 7×6 de Luís Santos. Já com a diferença em nove golos (13-22), o técnico gaiense parou o encontro à passagem do minuto 39′ – já em 6×6 diante de uma defesa 5:1 – e as combinações entre central e pivô voltaram a ‘abrilhantar’ o jogo das suas comandadas (14-22). Novamente a ponta esquerda Luana Jesus teve sucesso e reduziu para sete (16-23), fazendo com que Alexandre Monteiro levasse o cartão verde à mesa à passagem do minuto 43′.

Quem saiu melhor do tempo técnico foi o CJ Almeida Garrett, dando continuidade ao bom momento, alcançando a marca de cinco golos contra zero (19-23). Mornesa Tenda, da marca de 7 metros, colocou um ponto final nos quase seis minutos sem qualquer golo sampedrense (19-24). Novamente a ponta esquerda, internacional jovem por Portugal, Luana Jesus teve sucesso e reduziu a diferença para quatro à entrada dos dez minutos finais (20-24).

Apesar das investidas, Bruna Barbosa finalizou um parcial de 3-0 (21-28) para a formação local – embora a jogar na condição de visitante – que nem um tempo técnico gaiense interrompeu. A vantagem voltou à maior de todo o encontro – nove golos – pela mão de Isabela Ferreira (22-31), que acabou por garantir o bilhete dourado para a grande Final.

Resultado Final: 24-31

A Final entre SL Benfica e ADA São Pedro do Sul está agendada para este domingo, 14 de abril, às 16h00. Acompanhe toda a emoção na andeboltv.

Taça FAP
Meias Finais
13.04.2024 – 15h00 – Madeira SAD x SL Benfica32-36 (16-19)
13.04.2024 – 17h30 – CJ Almeida Garrett x ADA São Pedro do Sul24-31 (10-16)
Final
14.04.2024 – 16h00 – SL Benfica x ADA São Pedro do Sul, andeboltv

Patrocinadores Institucionais