Women’s EHF Euro 2024: Lusas já conhecem a sorte na prova europeia

PUB

Decorreu esta tarde, em Viena (Áustria), o sorteio para a Fase Final do Campeonato da Europa de 2024 e que colocou Portugal com a Campeã do Mundo – França -, a crónica candidata ao título – Espanha – e Polónia, em Basileia.

O Wiener Börsensäle, Palácio de Eventos na capital austríaca, recebeu o sorteio para a Fase Final do Women’s EHF Euro 2024, numa cerimónia que começou com os discursos de Makus Plazer, Presidente da Federação Austríaca de Andebol, Werner Kogler, Ministro dos Desportos deste país anfitrião e, ainda, Michael Wiederer, Presidente da Federação Europeia de Andebol (EHF).

Na altura do sorteio, Portugal que se encontrava no Pote 4, ficou colocado no Grupo C, juntamente com a Campeã do Mundo – França – recém coroada na Dinamarca, em dezembro passado; com a constante candidata a títulos, Espanha, embora esta esteja a passar por um período de renovação, e, ainda, a Polónia; este grupo irá jogar em Basileia e os dois primeiros classificados seguem para o Main Round.

José António Silva, técnico que levou o conjunto português a esta qualificação, admitiu saber de antemão as dificuldades que estariam à frente da sua equipa já que estava colocado no último pote: “Estando nós colocados no Pote 4 e, sendo a segunda vez que participamos nesta competição, naturalmente, que não se esperava um torneio fácil. Defrontaremos uma equipa fortíssima como é a França, que nos últimos anos tem ganho competições ao mais alto nível e é, neste momento, a Campeão Mundial. A Espanha, que é uma equipa que tem um valor acrescentado e que, ainda há poucos anos, foi Vice-Campeã Mundial, mas contra quem temos dado alguma luta e encurtado distâncias. E a Polónia que, neste momento, ainda não temos dados suficiente, até porque não nos temos cruzado com elas, mas que é uma equipa que está no Pote 3, portanto à partida com ranking e com uma capacidade maior do que a nossa. Posto isto, vamos entrar na prova com ambição, com foco em continuar a atenuar as diferenças que temos para as outras equipas, espreitando fazer uma outra surpresa que seria muito bom para todos nós.”

Sobre o trabalho a ser desenvolvido, o técnico de 59 anos afirma que começou já no início do mês, aquando da qualificação: “Precisamos de nos preparar muito bem, o trabalho já começou no dia a seguir a termos confirmado o apuramento. E o mais importante é, de facto, criarmos condições para que as nossas atletas cheguem bem preparadas a esta prova, que vai ser duríssima, e que nós consigamos centrarmo-nos e concentrarmo-nos no que é o nosso processo de jogo e que são as nossas reais capacidades. Este tem sido o nosso foco. Vamo-nos preparar o melhor possível, tentar chegar muito bem preparados ao Europeu e depois, centrados na nossa forma de jogar, tentar criar muitas dificuldades aos nossos adversários e espreitar necessariamente resultados positivos.”

A formação das Quinas não enfrenta o conjunto francês desde 2009, na altura do Torneio Internacional de Paris Île de France mas, contra Espanha, as Lusas têm memória recente, já que em 2023, venceram a congénere ibérica num torneio particular realizado em solo português. A Polónia é também um adversário mais contemporâneo, que Portugal enfrentou no Grupo 3, do EHF Euro 2014 Qualifiers.

Recorde-se que Portugal chegou a este Campeonato da Europa após o alargamento para 24 equipas – pela primeira vez na maior prova feminina – sendo o terceiro melhor no overall dos terceiros classificados. As comandadas de José António Silva foram também as terceiras classificadas do Grupo 3 dos Qualifiers e fizeram história no Andebol português, 16 anos depois.

Women’s EHF Euro 2024
Grupo C
28.11.2024 – Espanha x Portugal
30.11.2024 – Polónia x Portugal
02.12.2024 – Portugal x França

O Women’s EHF Euro 2024 terá lugar entre 28 de novembro e 15 de dezembro, na Áustria, Hungria, Suíça e os bilhetes estão disponíveis AQUI.

Patrocinadores Institucionais