Está definido o caminho de Portugal no 2024 IHF Beach Handball World Championship, nas duas vertentes. O sorteio que decorreu esta sexta-feira na sede da Federação Internacional de Andebol (IHF) em Basileia, Suíça, ditou que a Seleção Nacional A Feminina fosse cabeça de série do Grupo A, uma vez que já pertencia ao Pote 1, e que a Seleção Nacional A Masculina ficasse colocada no Grupo C.
Está, assim, tudo a postos para o arranque oficial da 11.ª edição do Campeonato do Mundo de Andebol de Praia, que vai ter lugar nas areias da Pingtan Island, na República Popular da China, de 18 a 23 de junho. O Coordenador do Andebol de Praia da Federação de Andebol de Portugal, Mário Bernardes, foi nomeado pela IHF para ser um dos delegados da competição.
Nesta vertente, Portugal encabeça o Grupo A da Ronda Preliminar e terá a companhia de duas congénere asiáticas, as estreantes Filipinas e a República Popular da China – que na qualidade de organizadora teve o direito de escolher o grupo em que irá competir – e ainda da única seleção oriunda da Oceania, a Austrália, última classificado em 2022.
Na edição passada, a Seleção Nacional A Feminina alcançou o 8.º lugar, em Heraklion, na Grécia.
O sorteio ditou que Portugal vai disputar o Grupo C, encabeçado pela poderosa Croácia, Campeão do Mundo em título e já com três medalhas de ouro no palmarés (2022, 2016 e 2008). As duas seleções europeias terão a companhia das congéneres da Argentina, que terminou imediatamente atrás dos Lusos no último Mundial, e de Porto Rico, último colocado em 2022.
A Seleção Nacional A Masculina parte com ambição de melhorar o 10.º lugar obtido na edição passada, na Grécia.
Em 10 edições, o IHF Beach Handball World Championship já passou por quatro continentes incluíndo África (Egito, 2004), América do Sul e Central (Brasil, 2006 e 2014), Europa (Espanha, 2008; Turquia, 2010; Hungria; 2016; Rússia, 2018 e Grécia, 2022) e Ásia (Oman, 2012). Esta será uma edição especial, uma vez que se celebram 20 anos desde o primeiro Campeonato do Mundo direcionado para esta vertente da modalidade, que decorreu no Egito, em 2004 e marcou o início de um crescimento e afirmação de um Andebol de Praia global como hoje o conhecemos.
As competições masculina e feminina contam com 16 seleções cada, inicialmente divididas em quatro grupos de quatro equipas cada na Ronda Preliminar. As três primeiras equipas de cada grupo (12 no total) passarão ao Main Round e serão divididas em dois grupos de seis equipas cada, com as quatro primeiras de cada grupo a passarem para os Quartos de Final. A última equipa de cada um dos quatro grupos das Ronda Preliminar avançará para a Consolation Round.
Uma vez concluído o sorteio, o calendário dos jogos e os horários serão decididos e comunicados oportunamente através do website oficial da Federação Internacional de Andebol.