Campeonato 1ª Divisão Feminina: Ronda de decisões e consagração encarnada

Décima jornada da Fase Final vai definir os dois últimos lugares europeus para além de fechar as contas da manutenção; SL Benfica despede-se frente ao CJ Almeida Garrett este domingo (18h30) no dia em que recebe o troféu de Campeão Nacional pela terceira época consecutiva.

As contas do Campeonato 1ª Divisão Feminina estão praticamente fechadas na antecâmara da 10.ª e última jornada da Fase Final mas ainda há dois dossiês em aberto: os lugares europeus, em que nesta altura há duas vagas para três pretendes e o comboio da manutenção, em que apenas o CDE Gil Eanes já garantiu bilhete. Para este sábado, dia 25 de maio, estão agendados quatro jogos (dois do Grupo A e outros dois do Grupo B), todos às 15h00, enquanto que no domingo será a vez do SL Benfica receber o CJ Almeida Garrett, às 18h30, em tarde de celebração entre atletas, dirigentes e adeptos encarnados, pela recente conquista do Tricampeonato.

No Grupo A, apenas SL Benfica e Madeira SAD garantiram já as vagas europeias. O primeiro lugar voltou a dar às Águias a possibilidade de competir na EHF European League, a segunda competição mais importante da Federação Europeia de Andebol (situação que foi recusada pelo clube da capital na época passada, que optou por competir na EHF European Cup), enquanto que o – já assegurado – segundo posto, volta a colocar o conjunto insular na terceira prova europeia, para qual ainda restam duas vagas em aberto.

ADA São Pedro do Sul (3.º – 36 pontos), Colégio de Gaia Toyota (4.º – 35 pontos) e ABC UMinho (5.º – 34 pontos) ainda têm espaço para sonhar. Os dois primeiros medem forças e quem vencer garante a Europa, o mesmo acontece caso a equipa minhota derrote o Madeira SAD. No entanto, o ABC UMinho até pode perder e mesmo assim assegurar a vaga europeia, desde que a ADA São Pedro do Sul vença. Motivos não faltam para acompanhar de perto a luta europeia, em direto na andeboltv.

No Grupo B, o CDE Gil Eanes – que já garantiu a permanência – vai deslocar-se até ao terreno da Juve Lis, num jogo em que a equipa de Leiria está obrigada a vencer para evitar a descida, no entanto, tem que esperar que o SIR 1º de Maio CJB perca na receção ao último classificado e já condenado ARC Alpendorada Heavy OJP. Ao conjunto da Marinha Grande basta um empate para confirmar mais a continuidade no Campeonato 1ª Divisão Feminina.

SL Benfica – CJ Almeida Garrett

Para ambos os emblemas, o duelo final do Campeonato 1ª Divisão Feminina serve apenas para cumprir calendário, uma vez que os objetivos de cada um já foram cumpridos, ficando apenas a honra para defender. As Tricampeãs Nacionais, estatuto que as atletas do SL Benfica adquiriram após a mais recente vitória em Braga, procuram encerrar a Fase Final com o pleno de vitórias, com possibilidade de alcançar 55 pontos, ao passo que o CJ Almeida Garrett triunfou apenas uma vez na Fase Final e sabe que não sairá do 6.º lugar, nesta época que já é histórica para o clube de Vila Nova de Gaia. As duas equipas, recorde-se, vão estar presentes na Final Four da Taça de Portugal, entre 1 e 2 de junho, em Santo Tirso, podendo mesmo voltar a defrontar-se na Final.

O jogo será especial para o SL Benfica, que terá oportunidade de jogar pela última vez esta temporada diante dos seus adeptos, numa tarde em que vai receber o troféu de Campeão Nacional.

Em antevisão, a pivô brasileiro Sabryne Santos acredita que o último duelo em casa será especial por várias razões: “O nosso objetivo continua a ser o mesmo, que é sempre ganhar, mas penso que este jogo tem um ar especial porque vamos receber o troféu, é o nosso último jogo  da temporada em casa e contamos com todos os nossos adeptos. Acredito que isso ainda torna o jogo mais especial e que vai ser incrível. [As atletas do CJ Almeida Garrett] São lutadoras, é uma equipa jovem mas com muita experiência e vamo-nos preparar tal como nos preparámos durante toda a época. Acredito que nós vimos ainda mais confiantes, com muita energia, com muita garra.”

Do lado gaienses, Luís Santos explica ao detalhe quais os objetivos para o derradeiro duelo do Campeonato 1ª Divisão Feminina, já a pensar no momento decisivo que se aproxima na Prova Rainha: “Este jogo serve de preparação para a nossa Meia Final da Taça de Portugal, uma vez que tudo está definido em termos de campeonato. Vamos procurar melhorar alguns pontos débeis que sabemos que os adversários nos exploram, tentar manter a nossa identidade em termos de jogo rápido e momentos alternados de superioridade numérica, uma vez que nos proporcionam muitas oportunidades de golo. No ataque, temos que melhorar a nossa eficácia, esse é sem dúvida um dos principais objetivos. Tentaremos anular a transição ofensiva do SL Benfica, através de um melhor posicionamento na fase final da recuperação defensiva e aumentar a qualidade das nossas ajudas. Jogar contra o Campeão Nacional tem sempre grande significado para a nossa evolução. Estamos orgulhosos deste caminho no campeonato, mas ainda queremos algo mais.”

O duelo entre SL Benfica e CJ Almeida Garrett é o único a ser disputado no domingo, a partir das 18h30 no Pavilhão N.º 2 da Luz, e contará com transmissão em direto na BTV.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
Fase Final – Grupo A – 10.ª Jornada
25.05.2024 – 15h00 – ADA São Pedro do Sul x Colégio de Gaia Toyota, andeboltv
25.05.2024 – 15h00 – Madeira SAD x ABC UMinho, andeboltv
26.05.2024 – 18h30 – SL Benfica x CJ Almeida Garrett, BTV / andeboltv (diferido às 20h00)

Fase Final – Grupo B – 6.ª Jornada
25.05.2024 – 15h00 – SIR 1º de Maio CJB x ARC Alpendorada Heavy OJP, andeboltv
25.05.2024 – 15h00 – Juve Lis x CDE Gil Eanes, andeboltv

Patrocinadores Institucionais