A duas jornadas do fim do Campeonato 1ª Divisão Feminina, o SL Benfica é a equipa em melhor posição para fazer a festa de Campeão Nacional. Após o triunfo da passada quarta-feira em Vila Nova de Gaia, em jogo em atrasado no terreno do CJ Almeida Garrett, as Encarnadas voltaram à liderança da prova e estão agora a apenas uma vitória de confirmar o tricampeonato, que pode acontecer já este sábado na deslocação ao terreno do ABC UMinho, a partir das 18h30. Apesar do Madeira SAD ter apenas menos dois pontos, o confronto direto entre os principais candidatos ao título é favorável às Águias, que venceram os dois duelos da Fase Final (31-27; 30-32), pelo que a turma de João Alexandre Florêncio depende apenas e só de si própria para erguer o troféu pelo terceiro ano consecutivo.
Ana Silva, ponta da formação encarnada, reafirma a ambição de vitória e da revalidação do título: “Vamos fazer o nosso melhor para trazer essa vitória e esse feito histórico. [Os jogos frente ao ABC UMinho são] sempre jogos muito competitivos porque, realmente, tem uma equipa com qualidade, muito aguerrida e que luta sempre até ao final. Temos de entrar focadas desde o primeiro minuto até ao último”
Já do lado do ABC UMinho, que se encontra na terceira posição com apenas mais um ponto do que o Colégio de Gaia Toyota, longe das contas do título mas com claras ambições de garantir vaga na EHF European Cup e sem margem para errar, Margarida Cardoso assume que o SL Benfica é favorito mas que as bracarenses têm uma palavra a dizer.
“Este sábado enfrentamos o SL Benfica, uma equipa que se destaca pela sua qualidade individual, sendo o principal candidato ao título nacional. É crucial que entremos fortes defensivamente e com paciência no ataque, evitando erros que possam favorecer a forte transição do adversário. Cientes da dificuldade deste jogo, estamos determinadas a mostrar o nosso verdadeiro potencial. Contamos com o apoio dos nossos adeptos, neste que será o nosso último jogo em casa.”
O Jogo da Semana entre ABC UMinho e SL Benfica, referente à Ronda 9, começa às 18h30 deste sábado e contará com transmissão em direto na andeboltv.
Numa luta à parte daquela onde estão inseridos SL Benfica e Maadeira SAD, ambos já com lugares europeus garantidos, há ainda em disputa duas vagas para a EHF European Cup e três pretendes, mas as contas só serão feitas no ultimo suspiro da prova. O ABC UMinho, como já referido, está em posição ligeiramente melhor (34 pontos), seguido de perto por Colégio de Gaia Toyota e ADA São Pedro do Sul, ambos com 33 pontos. A 9.ª jornada e penúltima que se avizinha vai mexer com a classificação.
As Gaienses vão receber o Madeira SAD, a partir das 16h00 deste domingo, ao passo que a equipa de São Pedro do Sul tem encontro marcado com o CJ Almeida Garrett, às 18h00 de sábado. A andeboltv conta-lhe tudo em direto.
Luís Santos, treinador do conjunto CJ Almeida Garrett, que garantiu presença na fase decisiva da Taça de Portugal, não espera facilidades no último jogo em casa esta época mas promete aos adeptos máximo compromisso na busca pela vitória: “Será mais um jogo duro, mas que encaramos com muita seriedade. Iremos encontrar mais um adversário com uma componente física acima da nossa. Por isso, teremos de utilizar um jogo rápido e não cometer falhas técnicas. Queremos despedir-nos do nosso público em casa com uma vitória e com uma grande exibição. Estes últimos jogos serão essenciais na preparação da tão esperada Final Four da Taça de Portugal.”
Do lado da ADA São Pedro do Sul, Carlos Pires, técnico sampedrense, acredita no potencial da sua equipa: “O jogo deste fim-de-semana é muito importante para nós, desde logo porque queremos lutar pelo 3º lugar na classificação final e, para isso, é fundamental conquistarmos os três pontos neste confronto. A tarefa será muito difícil, o CJ Almeida Garrett é uma equipa recheada de jovens ambiciosas, com uma vasta experiência nas seleções jovens de presenças em fases finais de Europeus e Mundiais, bem como, em alguns casos, experiência de seleção A, formando um plantel de enorme potencial. No último jogo realizado entre as duas equipas para o Campeonato Nacional o resultado final foi um empate, mas queremos ser mais competentes do que o fomos na altura e tentar potenciar os nossos pontos fortes. O adversário tem alternado a sua forma de jogar entre diferentes sistemas defensivos e ofensivos, sobre os quais fomos falando ao longo da semana. Estamos preparados e conscientes das dificuldades.“
Em relação ao Grupo B, o SIR 1º de Maio CJB, que tem os mesmos 22 pontos do que a Juve Lis mas encontra-se em posição de despromoção, vai defrontar o CDE Gil Eanes, que já garantiu matematicamente a permanência no Campeonato 1ª Divisão Feminina. Para o conjunto da Marinha Grande, o próximo duelo tem uma importância tremenda, já que será favorito na última ronda em que o oponente será o já condenado ARC Alpendorada Heavy OJP.
Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
Fase Final – Grupo A – 9.ª Jornada
18.05.2024 – 18h00 – CJ Almeida Garrett x ADA São Pedro do Sul, andeboltv
18.05.2024 – 18h30 – ABC UMinho x SL Benfica, andeboltv
19.05.2024 – 16h00 – Colégio de Gaia Toyota x Madeira SAD, andeboltv
Fase Final – Grupo B – 5.ª Jornada
18.05.2024 – 18h00 – CDE Gil Eanes x SIR 1º de Maio CJB, andeboltv