Campeonato 1ª Divisão Feminina: Triunfo encarnado após jogo eletrizante em São Pedro do Sul

PUB

Ronda 6 do Grupo A teve festa de Madeira SAD, SL Benfica e Colégio de Gaia Toyota; Juve Lis derrotou ARC Alpendorada Heavy OJP em jogo antecipado da 5.ª jornada do Grupo B.

O feriado de 1 de maio levou oito equipas do Campeonato 1ª Divisão Feminina aos pavilhões e o dia foi feliz para quem jogou… fora de casa. Nos quatros duelos que decorreram esta terça-feira, três do Grupo A e outro do Grupo B, saíram vitoriosos os emblemas visitantes: o Madeira SAD, no terreno do CJ Almeida Garrett; o SL Benfica, em São Pedro do Sul; o Colégio de Gaia Toyota, em Braga e a Juve Lis, na casa do ARC Alpendorada.

Grupo A

O jogo grande do dia aconteceu em São Pedro do Sul e terminou com uma vitória difícil do SL Benfica, por 25-27, diante da Academia local, que foi melhor na maior parte do tempo e até saiu para os balneários a vencer por 14-10. As Campeãs Nacionais cresceram na parte final e conseguiram reverter as contas para somar o quarto triunfo na Fase Final, contando com Maria Unjanque em alto nível. A lateral internacional portuguesa e a brasileira Bruna Caroline foram as melhores marcadoras do encontro com nove golos cada.

Por motivos alheios à Federação de Andebol de Portugal este encontro não contou com transmissão.

O líder Madeira SAD foi até Vila Nova de Gaia derrotar o CJ Almeida Garrett por 19-23 e reforçar a liderança, apesar de ter mais dois jogos do que o SL Benfica, perseguidor direto. As insulares mostraram-se superiores apenas em metade do jogo e beneficiaram da diferença de cinco golos trazida dos primeiros 30 minutos (10-15) para serem felizes no final. O CJ Almeida Garrett conseguiu medir forças de igual para igual na segunda metade e, em certos momentos, até superiorizar-se mas o desfecho não favoreceu a equipa gaiense, que assim continua no último lugar do Grupo A.

O motivado Colégio de Gaia Toyota foi até Braga conquistar a segunda vitória na Fase Final, dando seguimento ao triunfo da ronda passada frente à ADA São Pedro do Sul. A equipa orientada por Paula Marisa Castro derrotou o ABC UMinho (21-27) que sofreu assim a terceira derrota seguida em todas as provas, poucos dias depois da eliminação da Taça de Portugal. A chave para a vitória do Colégio de Gaia Toyota passou pela prestação de alto nível na primeira parte, que terminou com um 9-15 no placar. No segundo tempo as duas equipas protagonizaram um duelo de equilíbrio mas a diferença trazida dos 30 minutos iniciais acabou por fazer a diferença. Naíde Gonçalves, com nove golos, e Diana Oliveira, com 10, destacaram-se no capítulo individual.

Grupo B

ARC Alpendorada Heavy OJP e Juve Lis realizaram um duelo antecipado da Ronda 5 (este fim de semana vão disputar a 4.ª jornada) e foram as leirienses a sorrir no final, ao vencerem por 23-27, depois de já terem alcançado uma vantagem de cinco golos ao intervalo (8-13). O duelo entre CDE Gil Eanes e SIR 1º de Maio CJB da 5.ª jornada está agendado para o próximo dia 11 de maio.

Este sábado, a contar para a Ronda 4, o SIR 1º de Maio CJB vai receber a Juve Lis e o ARC Alpendorada Heavy OJP vai deslocar-se ao terreno do CDE Gil Eanes.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
Fase Final – Grupo A – 6.ª Jornada
01.05.2024 – 12h00 – CJ Almeida Garrett x Madeira SAD19-23 (10-15)
01.05.2024 – 18h00 – ADA São Pedro do Sul x SL Benfica, 25-27 (14-10)
01.05.2024 – 18h30 – ABC UMinho x Colégio de Gaia Toyota21-27 (9-15)

Fase Final – Grupo B – 5.ª Jornada
01.05.2024 – 15h00 – ARC Alpendorada Heavy OJP x Juve Lis23-27 (8-13)
11.05.2024 – 18h00 – CDE Gil Eanes x SIR 1º de Maio CJB, andeboltv

Patrocinadores Institucionais