Campeonato Placard Andebol 1: Antepenúltima jornada traz novo Clássico na Luz

PUB

SL Benfica e FC Porto defrontam-se este sábado a partir das 15h00 a contar para a Ronda 4 do Grupo A – transmissão em direto na BTV; Sporting CP recebe ABC UMinho à mesma hora; Azuis do Restelo e Insulares protagonizam segundo duelo em quatro dias.

A três jornadas do fim do Campeonato Placard Andebol 1 a apreensão e expectativa são cada vez maiores e, este sábado, o grande destaque acontece no Pavilhão n.º2 da Luz (15h00): o SL Benfica recebe o FC Porto à mesma hora em que o líder Sporting CP abre as portas ao ABC UMinho, numa altura em que os Dragões têm mais quatro pontos do que as Águias (38 vs 34) e menos dois do que os Leões (40 vs 38). O emblema minhoto, tranquilo e já com passaporte europeu, assiste à distância a uma luta fervorosa pelo título de Campeão Nacional (28 pontos).

No Grupo B, esta será mais uma jornada de grandes emoções, isto porque Marítimo Madeira Andebol SAD e Águas Santas Milaneza, que partilham a liderança com 32 pontos, têm pela frente duas deslocações difíceis, aos terrenos de CF Os Belenenses e Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, respetivamente. A luta pela última vaga europeia é agora oficialmente feita a dois, uma vez que o conjunto de Belém (25 pontos) e os Poveiros (22) já não têm hipóteses matematicamente. O jogo entre Póvoa AC Bodegão Grupo CCR e Águas Santas Milaneza arranca às 18h00, enquanto que a reedição do duelo da última terça-feira, entre CF Os Belenenses e Marítimo Madeira Andebol SAD, está agendado para as 20h00.

No Grupo C, é o Vitória SC a beneficiar de uma jornada teoricamente mais tranquila. Isto porque os líderes (com 26 pontos) vão jogar em casa frente ao último classificado – e já condenado à descida – Vitória FC (16). Por outro lado, o FC Gaia Empril, atual segundo colocado do grupo com 25 pontos, vai ter que jogar fora de portas diante da Artística de Avanca Bioria, que recusa conformar-se com o lugar de descida que atualmente ocupa (22 pontos).

A andeboltv mostra-lhe tudo, em direto ou em diferido.

SL Benfica – FC Porto

À medida que se aproxima o momento das decisões, está para breve o terceiro Clássico entre Águias e Dragões no espaço de um mês, em todas as competições. O passado mês de abril foi de boa memória para o FC Porto, que venceu os cinco duelos que disputou, incluindo o Clássico que eliminou o SL Benfica da Taça de Portugal e o mais recente – e mais importante – frente ao Sporting CP, em casa, para reduzir diferenças na tabela. Já o SL Benfica não pode dizer o mesmo, isto porque, perdeu três dos quatro jogos que disputou, dois deles frente aos Campeões Nacionais, e reagiu no último embate, ao vencer o ABC UMinho em casa.

A partir das 15h00 deste sábado, o Pavilhão nº2 da Luz vai encher para assistir ao último Clássico entre SL Benfica e FC Porto da presente temporada – transmissão em direto na BTV.

Em antevisão, Jota González, técnico espanhol que comanda os encarnados, abordou este encontro com cautela devido ao número elevado de lesões: “É um jogo sempre importante, frente a um adversário complicado, até porque tivemos alguns problemas com baixas e lesões nos últimos jogos. Vai ser complicado porque eles estão num grande momento [ganharam ao Sporting CP] mas nós temos que dar sempre o máximo e pensar em ganhar o jogo e agradar aos adeptos que nos apoiam. No Benfica tentamos ganhar sempre mas sabemos que não vai ser fácil. Creio que cada vez nos aproximamos mais deles, ganhámos uma vez e perdemos o último no prolongamento e a mensagem é encurtar cada vez mais as distâncias.”

Do lado portista foi o internacional português António Areia a perspetivar um Clássico em que o FC Porto tem “obrigação de ganhar” mas que será, acredita, diferente dos anteriores:

“Quando começámos a fase final do campeonato, sabíamos as condições e a posição em que estávamos. Não era a posição que desejávamos, mas é o que é. O próximo jogo não será diferente, é um jogo que estamos obrigados a ganhar. Essa obrigação pode ser boa para nós, pois aumenta o nosso foco e a nossa união enquanto grupo. Pode ser vantajoso para nós, pois somos uma equipa experiente. Estamos preparados para estes momentos. (…) Sabemos que já ganhámos dois jogos ao Benfica, no entanto, é preciso perceber que cada jogo tem a sua história, o seu peso e o momento em que é jogado. Jogar em casa é sempre diferente de jogar fora, mas já mostrámos que somos capazes de ganhar em campos difíceis. Se nos mantivermos com este foco e com esta união, é muito difícil ganhar-nos. (…) É uma fase final e a decidir, por isso não há jogos fáceis. Todas as equipas têm os seus objetivos e nós temos o nosso bem ciente, que passa por ganhar ao Benfica no próximo jogo. O resto vem por acréscimo e depois pensaremos nisso. Vai ser um jogo difícil, mas acreditamos no nosso trabalho para chegar à Luz e ganhar.”

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Fase Final – Grupo A – 4ª Jornada
04.05.2024 – 15h00 – SL Benfica x FC Porto, BTV / andeboltv (diferido às 16h30)
04.05.2024 – 15h00 – Sporting CP x ABC UMinho, Sporting TV / andeboltv (diferido às 16h30)

Fase Final – Grupo B – 4ª Jornada
04.05.2024 – 18h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x Águas Santas Milaneza
05.05.2024 – 20h00 – CF Os Belenenses x Marítimo Madeira Andebol SAD, andeboltv

Fase Final – Grupo C – 4ª Jornada
04.05.2024 – 15h00 – Vitória SC x Vitória FC, andeboltv
04.05.2024 – 18h00 – Artística de Avanca Bioria x FC Gaia Empril, andeboltv

Patrocinadores Institucionais