A 5ª Jornada, do Campeonato Placard Andebol 1, jogou-se este sábado na íntegra e adiou todas as decisões.
Grupo A
SL Benfica – Sporting CP
O Pavilhão da Luz recebeu um dos primeiros embates do dia, naquele que é o dérbi da cidade de Lisboa, e que, tal como Jota González tinha referido, contou com uma equipa muito jovem, devido à onda de lesões sentida no lado encarnado. Bélone Moreira abriu as contas no marcador para o emblema das águias e – após uma paragem de alguns minutos devido a problemas com o marcador de jogo – Orri Þorkelsson empatou o encontro da marca de 7 metros.
Após alguns momentos de equilíbrio, um parcial de quatro golos sem resposta, selado por Natán Suárez, que levou o encontro a 3-7, obrigou o técnico espanhol a parar o encontro. Seguiram-se mais alguns minutos sem marcar, totalizando seis minutos, até que Ole Rahmel conseguiu executar da marca de castigo máximo (4-9). O treinador fez ainda entrar Nikola Zoric para o lugar de Gustavo Capdeville mas quem brilhava era Leonel Maciel entre os postes.
Os comandados de Ricardo Costa foram conseguindo a superioridade, causando bastantes dificuldades na defesa do adversário, que se foi mantendo a uma distância considerável. Jota González voltou a trocar o nome na baliza mas a receita não foi de sucesso na primeira metade do encontro frente ao Sporting CP.
Intervalo: 15-22
Na entrada para a segunda metade, os Leões conseguiram disparar e chegar aos nove golos de vantagem mas o conjunto orientado por Jota González começou a mostrar sinais de retoma e reduziu, levando Ricardo Costa a colocar o seu cartão verde na mesa. Gustavo Capdeville entrou inspirado e à chegada dos 40 minutos, as Águias reduziram para 24-28, por Afonso Mendes.
O Sporting CP voltou a encontrar o seu caminho para a baliza e assumiu uma vantagem de seis golos (25-31) beneficiando, ainda, de uma exclusão a Ole Rahmel. O encontro seguiu em parada e resposta mas, a certa altura e com mais opções no banco, os Leões voltaram a acelerar e ampliaram a distância.
Os comandados de Ricardo Costa acabaram por reclamar mais uma vitória no Campeonato Placard Andebol 1 e deixam, assim, a luta do título para a última jornada, na receção ao rival direto FC Porto. Já neste dérbi o melhor marcador foi Martim Costa, com 10 golos.
Resultado Final: 32-41
O dérbi acontecia em Lisboa mas os olhos também estavam postos a norte, na deslocação do ABC UMinho ao reduto do FC Porto, uma partida que poderia ditar o rumo do Campeonato caso os azuis e brancos tivessem um deslize e, apesa da investida inicial do emblema bracarense, a formação de Carlos Resende conseguiu tomar as rédeas ao jogo e ao intervalo já vencia por oito (18-10). Na segunda metade, os azuis e brancos conseguiram manter a toada e acabaram com uma vitória dilatada num encontro em que apenas dois elementos da equipa da casa ficaram em branco no que diz respeito a golos. O FC Porto deixa assim a luta pelo título adiada para o final da competição, que acontece no próximo sábado.
Grupo B
Também a norte, foi a vez da receção do Águas Santas Milaneza ao Marítimo Madeira Andebol SAD, um encontro que dava acesso ao primeiro lugar do Grupo B e, consequentemente, a uma vaga europeia. Os comandados de Paulo Fidalgo lideraram em toda a linha, recolhendo aos balneários com quatro golos de vantagem e acabaram por vencer o encontro com uma margem dilatada e ajuda de Délcio Pina, melhor marcador do jogo, com 13 golos.
No encontro do mesmo grupo, mais tarde, o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR recebeu o CF Os Belenenses e, apesar do equilíbrio inicial do encontro, a formação de Tiago Cunha conseguiu descolar e recolheu aos balneários a vencer por 18-15. Na segunda metade, houve direito a remontada lisboeta, com Os Belenenses a conseguirem chegar à igualdade, por diversas ocasiões. Seguiu-se a vantagem da formação de Luís Cruz, que se manteve até ao final da partida, que acabou por vencer, com a ajuda de Duarte Seixas que com 10 golos foi o melhor marcador do jogo.
Grupo C
No leque da despromoção, com a descida assegurada, o Vitória FC deslocou-se ao reduto do FC Gaia Empril, num jogo em que os gaienses estiveram melhor e saíram para o descanso com 18-14 no placar. Os gaienses mantiveram o mesmo nível na segunda parte e acabaram por vencer por 34-29.
Já em Avanca, a equipa da casa teve que fazer o tudo por tudo para ganhar aos vimaranenses que também aspiravam a manutenção e, apesar do equilíbrio inicial, a formação da casa conseguiu impôr o seu jogo e ao final de 30 minutos vencia por 13-9. Na segunda metade, o conjunto oriundo de Guimarães tudo fez para aproximar o resultado e, a pouco menos de metade dos últimos 30 minutos, o empate acabou mesmo por chegar (16-16). A equipa de Rafael Ribeiro conseguiu voltar a passar para o comando e assegurou a liderança até ao final, mantendo a luta acérrima pela manutenção.
Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Fase Final – Grupo A – 5ª Jornada
18.05.2024 – 15h00 – SL Benfica x Sporting CP, 32-41 (15-22)
18.05.2024 – 15h00 – FC Porto x ABC UMinho, 34-25 (18-10)
Fase Final – Grupo B – 5ª Jornada
18.05.2024 – 15h00 – Águas Santas Milaneza x Marítimo Madeira Andebol SAD, 30-37 (14-18)
18.05.2024 – 18h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x CF Os Belenenses, 30-32 (18-15)
Fase Final – Grupo C – 5ª Jornada
18.05.2024 – 18h00 – Artística de Avanca Bioria x Vitória SC, 27-22 (13-9)
18.05.2024 – 18h00 – FC Gaia Empril x Vitória FC, 34-29 (18-14)