Decorreu este sábado, no Auditório do IPDJ, na Casa do Desporto, no Porto, a Sessão Solene de atribuição dos Certificados de Entidades Formadoras a onze clubes pertencentes à Associação de Andebol do Porto, por parte do Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro. Estiveram também presentes na cerimónia, Paulo Martins e António Freitas, Presidente e vice-Presidente da Associação de Andebol do Porto, respetivamente, bem como os representantes dos onze emblemas certificados.
Dos 41 clubes de Andebol que a Federação de Andebol de Portugal certificou para a presente temporada 2023/2024 como “Entidade Formadora”, onze pertencem à Associação de Andebol do Porto: AA Águas Santas, Académico Futebol Clube, ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Alpendorada, Associação Académica de São Mamede, Clube de Andebol de Leça, Futebol Clube de Infesta, Ginásio Clube de Santo Tirso, Grupo Desportivo Colégio dos Carvalhos e Associação Desportiva dos Carvalhos, Póvoa Andebol Clube e Promov Rebordosa Andebol.
Miguel Laranjeiro salientou a importância da certificação num contexto de melhoria contínua do Andebol em Portugal: “Este é um processo estratégico da Federação de Andebol de Portugal. Cada vez mais é necessário dinamizar os processos de certificação, dando assim garantias a todos os intervenientes, sejam internos ou externos à modalidade. Com mais qualidade nos processos, teremos melhor Andebol. Felicito todos os clubes que trabalharam e conseguiram atingir este objetivo.”
Em discurso na cerimónia, o líder da instituição que tutela a modalidade, realçou ainda algumas das conquistas da Federação de Andebol de Portugal e do Andebol Nacional, bem como metas e objetivos, como a organização conjunta do Men’s EHF EURO 2028, Espanha e Suíça, ou o notório crescimento do Andebol feminino no nosso país. Paulo Martins não escondeu a vontade de ver mais clubes certificados no futuro.