EHF European League: SG Flensburg-Handewitt vence Final 100% alemã

Emblema alemão derrotou o até então detentor do troféu, Füchse Berlin, e voltou a vencer uma competição europeia 10 anos depois; Final Four decorreu este fim de semana na Barclays Arena, em Hamburgo.

SC Magdeburg, SL Benfica, Füchse Berlin e agora SG Flensburg-Handewitt. A equipa alemã comandada pelo dinamarquês Nicolej Krickau venceu a edição 2023/2024 da EHF European League, este domingo, ao derrotar na Final o também germânico e detentor do troféu… Füchse Berlin, por 36-31, com 10.050 adeptos nas bancadas da mítica Barclays Arena. A Final Four da segunda prova mais importante da Federação Europeia de Andebol (EHF) decorreu este fim de semana em Hamburgo (Alemanha) e juntou três emblemas da Bundesliga e um sonhador CS Dinamo Bucuresti, que conta com o internacional português André Gomes no plantel, ausente devido a lesão.

Com esta conquista inédita na história do clube, o gigante adormecido de Flensburg tornou-se no quarto vencedor da EHF European League (em quatro edições) e aumentou o palmarés com o quinto troféu europeu diferente, 10 anos depois de ter vencido a EHF Champions League. Por outro lado, o forte e combativo emblema de Berlim terminou a época sem qualquer troféu e falhou a missão de se tornar a primeira equipa desde o Frisch Auf Göppingen a defender com sucesso um troféu numa competição de segunda linha da EHF.

Das deutsche Finale! (A Final alemã): o resumo

O Füchse Berlin entrou a todo o gás, mas até o seu andebol de alta velocidade foi ultrapassado pelo SG Flensburg-Handewitt numa primeira parte rápida e intensa, em que os jogadores dinamarqueses foram os protagonistas: Mathias Gidsel, marcou cinco golos para a equipa de Berlim e Emil Jakobsen, assinou quatro para a armada de Flensburg. A principal razão pela qual o SG Flensburg-Handewitt conseguiu dar a volta a uma desvantagem de 4-1 foi o guarda-redes Kevin Møller, que defendeu oito remates nos primeiros 30 minutos, incluindo dois de Hans Lindberg (39% de eficácia ao intervalo).

O jogo seguiu em modo parada e resposta, com uma intensidade e uma velocidade incríveis de ambas as equipas. A única grande vantagem do SG Flensburg-Handewitt eram os ruidosos adeptos nas bancadas da Barclays Arena, entre os mais de 10.000 presentes. Ao intervalo o resultado era de 15-14.

Logo após o intervalo, o especialista defensivo do Füchse, Mijajlo Marsenic, foi desqualificado após uma falta dura sobre Simon Pytlick, mas apenas cinco minutos depois, Jim Gottfridsson seguiu o mesmo caminho, por uma ação à margem das leis sobre Mathias Gidsel. O jogo estava novamente empatado (23-23), mas o SG Flensburg-Handewitt construiu lentamente uma vantagem de três golos (26-23) que não desperdiçou. Dois golos no espaço de 25 segundos abriram caminho para a vitória, com Lukas Jørgensen e Johan Hansen a aproveitarem os contra-ataques rápidos para fazerem o 31-26 aos 52 minutos. As contas ficaram fechadas em 36-31.

Os melhores marcadores foram Jerry Tollbring (Füchse Berlin) e Emil Jakobsen (SG Flensburg-Handewitt), com sete golos cada. Depois de marcar 11 golos na Meia Final contra o CS Dinamo Bucuresti, Jakobsen não só se tornou o melhor marcador da Final Four, com 18 golos, como também foi premiado como MVP do torneio. Com 95 golos, Andrii Akimenko (CS Dinamo Bucuresti) foi o melhor marcador de toda a competição.

Leões de bronze

Depois de ter sido afastada da Final pelo Füchse Berlin (24-33), o Rhein-Neckar Löwen, carrasco do Sporting CP nos Quartos de Final, conquistou a medalha de bronze ao derrotar o CS Dinamo Bucuresti, que havia perdido a primeira Meia Final contra o emblema que viria a sagrar-se vencedor da prova (38-32). No duelo que antecedeu a Final, a valer o último lugar do pódio, os Leões de Mannheim venceram por 31-32, naquele que foi o jogo mais equilibrado da Final Four, em Hamburgo. Ao intervalo, o conjunto romeno perdia por 15-18.

EHF European League – Final Four 2023/2024
Meias Finais
25.05.2024 – 14h00 – SG Flensburg-Handewitt x CS Dinamo Bucuresti, 38-32 (18-11)
25.05.2024 – 17h00 – Rhein-Neckar Löwen x Füchse Berlin, 24-33 (9-14)
3.º/4.º
26.05.2024 – 14h00 – CS Dinamo Bucuresti x Rhein-Neckar Löwen, 31-32 (15-18)
Final
26.05.2024 – 17h00 – SG Flensburg-Handewitt x Füchse Berlin, 36-31 (15-14)

Todas as fotografias © 2024 kolektiff images

Patrocinadores Institucionais