Federação de Andebol de Portugal cumpre 85 anos de existência

PUB

Nascida a 1 de maio de 1939, a instituição que tutela a modalidade no nosso País construiu um legado de sucesso e criou bases para um futuro promissor, nas palavras do seu Presidente, Miguel Laranjeiro.

“Há 85 anos um conjunto de homens fundava o que viria a ser a Federação de Andebol de Portugal. O mundo e a Europa eram muito diferentes e estávamos a poucos meses do início da II Guerra Mundial. Mas por aqui houve a capacidade, o entusiasmo e a determinação de fundar um organismo que viria a superentender o Andebol nacional. 

Ao longo de todos estes anos, milhares de atletas, treinadores, árbitros e dirigentes, construíram uma grande federação desportiva. Hoje, passados 85 anos, só podemos estar agradecidos ao trabalho que desenvolveram. Somos herdeiros de uma história de sucesso. 

Salientando o passado, quero demonstrar que temos muito futuro pela frente. E mais uma vez, na sua esmagadora maioria através de agentes da modalidade voluntários, que nunca estão à espera do reconhecimento público, mas que o merecem.

Tenho percorrido o país, visitado muitos clubes, convivido com imensas pessoas, e sei que o Andebol tem um futuro pela frente. Há alegria e vontade de ultrapassar dificuldades. Há projetos e capacidade de os desenvolver. 

Temos a responsabilidade de honrar o passado através do que fazemos hoje. Com frontalidade, lealdade e determinação.

Ao longo deste ano teremos vários momentos evocativos desta data, para que o passado nos ajude sempre a encontrar os melhores caminhos. 

Somos mais do que uma Federação, somos um exemplo. E é essa a memória que daqui a outros 85 anos os nossos sucessores deverão ter de nós.”

Parabéns, Andebol.
Miguel Laranajeiro – Presidente da Federação de Andebol de Portugal

Patrocinadores Institucionais