IHF World Championship 2025: Heróis do Mar com máxima concentração em Guimarães

PUB

Comandados de Paulo Pereira estão reunidos desde segunda-feira na cidade berço para prepararem o embate frente à Bosnia e Herzegovina desta quinta-feira às 19h30. Bilhetes à venda!

Portugal arrancou a sua preparação a 6 de maio e, desde então, está em contagem decrescente para o embate relativo à primeira mão do Play-Off para o Campeonato do Mundo de 2025, frente à congénere balcânica. A formação das Quinas chega a esta segunda fase de apuramento devido à conquista do sétimo lugar no EHF Euro 2024 o que permitiu aos portugueses disputarem apenas o segundo Play-Off.

Neste momento importante de qualificação para mais uma prova internacional são baixas: Diogo Rêma Marques, Martim Costa e Francisco Costa, os três por lesão e que falharam os últimos encontros das suas equipas. À troca, Paulo Pereira, chamou aos trabalhos da Seleção Nacional, Manuel Gaspar, Gonçalo Vieira e João Gomes. Os dois primeiros atletas já integraram por diversas ocasiões a equipa nacional mas, no caso de João Gomes, será uma estreia. Esta qualificação fez também regressar Fábio Magalhães – o atleta mais internacional de sempre – e, ainda, Victor Iturriza, ambos a regressar de tempos de paragem recentemente.

Esta terça-feira, houve manhã aberta à comunicação social e ainda, um momento de comunhão com os vencedores do Passatempo que permitiu aos fãs estarem no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense com os atletas da Seleção Nacional e ainda levarem para casa uma camisola autografada.

Um breve overview sobre o adversário

O adversário da formação das Quinas é a Bósnia e Herzegovina, que chega a esta fase de qualificação do IHF World Championship 2025, após três participações consecutivas em Campeonatos da Europa (2020, 2022 e 2024), onde não somaram qualquer vitória e chegam a este encontro após um ano de jejum. A última vitória desta formação decorreu a 30 de abril de 2023, na deslocação a Montenegro para a Qualificação para o EHF Euro 2024, onde Benjamin Buric foi a estrela com 35% de eficácia.

Esta formação balcânica, recorde-se, não é apurada para um Campeonato do Mundo desde 2015, altura em que foi ao Qatar, vencendo o Grupo 5 de qualificação, onde estava Portugal e, posteriormente, venceu no Play-Off a famosa Islândia, pela margem mínima. Nesta participação, a Bósnia e Herzegovina apenas somou uma vitória, na estreia frente ao Irão, tendo sido afastada precocemente da prova.

O jogo da primeira mão do Play-Off de acesso ao Campeonato do Mundo está agendado para o próximo dia 9 de maio, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, em Guimarães – casa do Vitória SC – e, posteriormente, em Tuzla, a terceira maior cidade da Bósnia e Herzegovina, no domingo dia 12 de maio. No horizonte da Seleção Nacional está aquela que poderá ser a terceira qualificação consecutiva para o IHF World Championship.

Os organizadores (Croácia, Dinamarca e Noruega) já se encontram qualificados, assim como, França, Alemanha e Suécia (as três equipas melhor classificadas do EHF Euro 2024). As restantes 22 equipas disputam o Play-Off, de 8 a 12 de maio de 2024, do qual sairão 11 vencedores que participarão no IHF Men’s World Championship 2025.

Bilhetes já disponíveis!

A BOL.pt disponibilizou a venda online dos bilhetes para o jogo Portugal x Bósnia e Herzegovina. Cada ingresso tem um custo de 12€ e já pode adquirir o seu AQUI ou através de venda presencial no dia de jogo a partir das 10h00 na bilheteira do Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense.
Não é permitida a entrada a menores de 3 anos, de acordo com a legislação em vigor.

Os pedidos de acreditação para o jogo da primeira mão, em Guimarães, deverão ser feitos AQUI.

IHF World Championship 2025 Play-Off
Calendário (hora portuguesa):
09.05.2024 – 19h30 – Portugal x Bósnia e Herzegovina, RTP 2
12.05.2024 – 16h00 – Bósnia e Herzegovina x Portugal, RTP 2

O Campeonato do Mundo de 2025 terá lugar na Croácia, Dinamarca e Noruega, entre 14 e 29 de janeiro do próximo ano.

Patrocinadores Institucionais