Seleção Nacional sub-18: Confiança e foco na antecâmara do Torneio Internacional de Lagoa

PUB

Comandados de Nuno Santos trabalham desde a passada segunda-feira em solo algarvio e já contam as horas para defrontar Espanha, Suíça e Chéquia, entre 9 e 11 de maio – transmissão em direto na andeboltv.

Falta apenas um dia para o arranque oficial do Torneio Internacional de Lagoa, no qual a Seleção Nacional sub-18 vai cruzar caminhos, para além da Chéquia, com as congéneres de Espanha e Suíça, cujas federações vão estar lado a lado com Portugal na co-organização do EHF Euro 2028. Os comandados de Nuno Santos reuniram-se na passada segunda-feira para mais um estágio de preparação para o Campeonato da Europa da geração, que terá lugar em Podgorica, Montenegro, de 7 a 18 de agosto. Depois de três sessões intensas de treino de pavilhão, haverá espaço para uma sessão ligeira de ativação na manhã do dia do jogo inaugural, já com o um tic tac impaciente e desejoso pelo início da competição, naquele que é o último estágio antes da Seleção Nacional entrar em “Modo Europeu”.

O primeiro jogo do torneio está agendado para as 17h30 desta quinta-feira, entre Portugal e Chéquia, imediatamente antes da estreia de Espanha e Suíça em solo algarvio (19h30). No dia seguinte, espanhóis e checos defrontam-se às 17h00 e, duas horas mais tarde, é a vez da turma lusa medir forças com o conjunto helvético para encerrar o segundo dia de competição no Pavilhão Municipal Jacinto Correia. No encerramento, Chéquia e Suíça fecham as contas da participação a partir das 15h00, e para as 17h00 está marcado um reencontro entre Portugal e Espanha, um Duelo Ibérico sempre especial, mas este com ainda mais significado pelo facto das duas seleções estarem inseridas no Grupo E da Ronda Preliminar do Campeonato da Europa deste ano.

Nuno Santos refere que o mais importante é potenciar o crescimento da equipa num momento de preparação tão importante: “O estágio está a correr bem, dentro daquilo que estava programado, temos alternado o trabalho defensivo com o ofensivo. Quanto às equipas adversárias, não temos informação nenhuma da Chéquia, pelo menos até este momento, temos alguma informação Suíça e muita da Espanha. Penso que a Espanha é claramente melhor em relação às outras duas equipas. São países que vivem um bocadinho das gerações que vão tendo e estamos a tentar estudar particularmente a Chéquia, mas também, neste momento, não é isso que nos preocupa. Preocupa-nos sim a nossa equipa, corrigir alguns aspetos que nós consideramos que ainda não estão bem, porque este é o momento de preparação que antecede o grande estágio antes do Europeu.”

O Selecionador Nacional revelou os objetivo essenciais destes três jogos que se avizinham e ainda a próxima – e derradeira – etapa de preparação para o Europeu: “Nós já conhecemos bastante bem a Espanha. Depois vamos voltar a jogar no Scandibérico, na Suécia, na semana anterior ao Europeu. Penso que não há nada a esconder entre as duas seleções. Vamos procurar aproveitar ao máximo este estágio, dentro daquilo que está planeado, que passa por distribuir minutos por todos os atletas e todos poderem competir também a um nível elevado. Temos praticamente o grupo todo. Há aqui algumas dúvidas ainda, mas não são muitas. Agora é continuar a treinar, a melhorar alguns aspetos para ver se não são esquecidos quando chegarmos a uma fase mais adiantada da preparação.”

As quatro seleções estiveram presentes no EHF M17 European Open em 2023, na Suécia, no qual Portugal terminou em 7.º lugar, à frente da Chéquia (9.ª) e atrás da Suíça (4.º) e da grande vencedora da competição, Espanha.

Torneio Internacional de Lagoa
Calendário:
09.05.2024 – 17h30 – Portugal x Chéquia, andeboltv
09.05.2024 – 19h30 – Suíça x Espanha, andeboltv
10.05.2024 – 17h00 – Espanha x Chéquia, andeboltv
10.05.2024 – 19h00 – Suíça x Portugal, andeboltv
11.05.2024 – 15h00 – Chéquia x Suíça, andeboltv
11.05.2024 – 17h00 – Portugal x Espanha, andeboltv

Patrocinadores Institucionais