21º Congresso Técnico Científico: Mais de 300 participantes em mais uma edição de sucesso

Certame arrancou este sábado a norte do país, para mais uma edição, desta vez com o tema “Guarda-Redes – A Peça Principal do Xadrez” na Maia.

A Universidade da Maia foi o palco escolhido pela Federação de Andebol de Portugal para a 21ª edição deste Congresso que visa colocar o enfoque nos guarda-redes como peça fundamental para o sucesso desportivo de uma equipa. Este evento voltou a quebrar a barreira dos 300 inscritos, beneficiando do formato híbrido, que permite a treinadores dos quatro cantos do mundo assistirem a todas as preleções.

Pedro Sequeira, responsável pela área de formação da Federação de Andebol de Portugal, mostrou regozijo em mais uma edição com sucesso deste Congresso Técnico Científico abordando a escolha deste tema: “Em primeiro lugar, pretendemos dar oportunidade aos treinadores de se puderem atualizar em áreas diferentes relacionadas com o treino de andebol e, nesta ótica, optámos pelo tema dos Guarda-Redes porque acreditamos que é algo fundamental no desenvolvimento das equipas e que não abordávamos há vários anos [desde o 6º Congresso Técnico Científico]. Aliado a isto, a importância dos Guarda-Redes nas equipas, do ponto de vista da eficácia e, ainda, o Congresso como uma rampa de lançamento para um curso de especialização na área [seja na formação ou alta competição], levou a que este fosse o tema escolhido para a 21ª edição. Na Andebol School e, mais precisamente, no Congresso Técnico Científico tentamos ter uma abordagem multilateral ao andebol, pretendendo capacitar os treinadores com diversas ferramentas e abordagens que possam ser implementadas no dia-a-dia, independentemente do tipo de treinador [seja na formação ou alta competição].”

Na abertura do certame estiveram também presentes Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, o Professor Domingos Oliveira e Silva, Reitor da Universidade da Maia e Paulo Martins, Presidente da Associação de Andebol do Porto.

A primeira preleção do dia ficou a cargo de Pedro Sequeira com “As Novas Especializações do Treinador de Andebol” e de seguida foi a vez de Luis Alfonso Santos com o tema: “Como Rentabilizar o Treino de Guarda-Redes para os Restantes Jogadores”. Mais tarde, Marko Markis tomou o palco com a preleção: “A Influência da Técnica dos Guarda-Redes no Andebol de Rendimento” e ao final da manhã foi o Selecionador Nacional José António Silva a subir ao palco para “A Preparação do Guarda-Redes de Andebol: Contributos para a deteção, formação, treino e performance.”

Durante a tarde foi a vez dos mais conceituados treinadores de guarda-redes portugueses, Telmo Ferreira, Pedro Vieira, André Teixeira e Miguel Vasconcelos, partirem para as sessões práticas com a ajuda de Diogo Rêma Marques e Nikola Mitrevski. E, no fecho do dia, Luis Alfonso Santos e Marko Markis procederam à parte prática das suas sessões.

O 21º Congresso Técnico Científico é uma organização da Federação de Andebol de Portugal, com o apoio da Federação Europeia de Andebol (EHF), do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Universidade da Maia e do Instituto Politécnico da Maia e das Águas Monchique e Acrilsports, que está homologado pela Federação Europeia de Andebol (EHF), para a renovação da EHF Pro License (apenas presencial) e pelo IPDJ, para efeitos da formação contínua de treinadores com 3 UC (presencial) e 1,5 UC (online).

Patrocinadores Institucionais