Divisão de Honra: Alavarium Love Tiles regressa ao topo com troféu de Campeão Nacional

Emblema de Aveiro fez a festa do título na última jornada e está de malas feitas para voltar ao Campeonato 1ª Divisão Feminina juntamente com o CA Leça; CS Madeira falha subida por desvantagem no confronto direto.

É o regresso de dois históricos à principal divisão do Andebol Feminino em Portugal, um deles com mais motivos para festejar. Alavarium Love Tiles e CA Leça venceram este sábado os respetivos compromissos da 6.ª e última jornada da Fase Final da Divisão de Honra, frente a Maiastars e CS Madeira, respetivamente, e confirmaram a subida ao Campeonato 1ª Divisão Feminina, no desfecho de uma prova repleta de emoção e indecisão até ao final. É que à entrada para a derradeira jornada da Fase Final, três emblemas ainda estavam na luta, não só pela subida, mas também pela conquista do troféu de Campeão Nacional, com exceção do Maiastars. Entre mais de 10 cenários possíveis, foi o Alavarium Love Tiles a fazer a festa maior, na época em que marca 10 anos desde a conquista do segundo de três títulos consecutivos do Campeonato 1ª Divisão Feminina da equipa aveirense.

O emblema de Aveiro, que havia terminado a Fase Regular no 3.º lugar (com os mesmos 48 pontos do que CS Madeira) e a dois do líder CA Leça, entrava para a última ronda em posição de subida, atrás de CS Madeira, já que a equipa de Leça da Palmeira foi perdendo terreno ao longo da última fase da época. No jogo das decisões, que decorreu este sábado, as aveirenses foram até à cidade da Maia vencer o Maiastars – equipa já sem ambições de subir há várias jornadas – por 25-30, depois de uma igualdade a 14 golos verificada ao intervalo, num duelo com três grandes protagonistas do lado aveirense: Eulália Silva e Sara Pinho (sete golos cada) e ainda Sara Rodrigues (seis), a primeira foi mesmo a melhor marcadora da Fase Final, com 44 golos em seis jogos.

Em sentido inverso, o CS Madeira sabia que seria Campeão Nacional caso vencesse o CA Leça, em Leça da Palmeira… mas perdeu por 26-21, com a agravante de ter mesmo ficado de fora das contas da subida, pelo facto de ter perdido por uma diferença superior à do jogo da primeira volta (22-21). Na conjugação dos resultados da 6.ª jornada, Alavarium Love Tiles e CA Leça garantiram o bilhete para o Campeonato 1ª Divisão Feminina.

As primeiras Campeãs Nacionais da Divisão de Honra terminaram a temporada com um total de 18 vitórias, dois empates e quatro derrotas.

Na cerimónia de entrega do troféu às Campeãs Nacionais esteve Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal.

Divisão de Honra
Fase Final – 6.ª jornada:
01.06.2024 – 17h00 – Maiastars x Alavarium Love Tiles, 25-30 (14-14)
01.06.2024 – 17h00 – CA Leça x CS Madeira, 26-21 (14-15)

Patrocinadores Institucionais