EHF Final4 Women 2024: Team Esbjerg de Luciana Rebelo disputará o bronze frente ao Metz

Formação nórdica sofreu uma derrota na Meia Final pela margem mínima frente ao poderoso Györi Audi ETO KC e junta-se às francesas do Metz, na disputa do terceiro lugar, este domingo (14h00) em Budapeste – transmissão em direto na EHFTV.

O MVM Dome, em Budapeste, acolheu a Final4 da maior competição de clubes e firmou uma parceria com a Federação Europeia de Andebol até 2027, fechando a Fase Final da prova até esse mesmo ano. E se Colónia, na Alemanha, é já o berço da Final4 Masculina, o mesmo acontece com a Feminina, na capital da Hungria e foi assim, com casa cheia, que pela primeira vez na história se ouviu chamar pelo nome de uma portuguesa na EHF Final4 Women 2024: Luciana Rebelo.

Team Esbjerg – Györi Audi ETO KC

A formação dinamarquesa, onde a lateral direita da Seleção Nacional partilha posição com. uma das melhores atletas de sempre… Nora Mørk, entrou neste encontro com vontade de vencer, traduzido num parcial de três golos sem resposta, o que levou o técnico do conjunto húngaro, Per Johansson, a pedir um desconto de tempo bem cedo na partida.

O Györi Audi ETO KC reagiu da melhor forma, com um parcial de cinco golos, invertendo a marcha do marcador mas, o conjunto nórdico, não recuou e não deixou a formação húngara escapar, empatando a partida por diversas ocasiões. Charlotte Solberg-Isaksen voltou a colocar o Esbjerg no comando do marcador (8-7) à passagem dos 23 minutos, e esta foi a última vez que o conjunto nórdico teve uma oportunidade real de comandar a meia-final, mas as magiares conseguiram inverter o rumo e de forma vincada, recolhendo aos balneários a vencer por quatro golos.

Intervalo: 9-13

Na segunda metade, especialmente com uma defesa coesa do Györi Audi ETO KC, catapultada por uma fantástica atuação da guarda-redes Sandra Toft, que frustrou constantemente as nórdicas, a equipa magiar construiu um parcial de 4:11, o que levou a que obtivesse a sua primeira vantagem de seis golos (12-18).

O Esbjerg ainda lançou o sistema 7×6 e conseguiu passar dessa desvantagem para apenas um golo a 50 segundos do fim, num autêntico jogo de nervos, equipa húngara perdeu a posse de bola a seis segundos do fim do jogo e o Esbjerg partiu para o contra-ataque, mas Sandra Toft impediu uma situação de um contra um com Sanna Solberg-Isaksen no último segundo, levando as magiares a mais uma final.

Resultado Final: 23-24
MVP: Sandra Toft – 12 defesas (38% de eficácia)
Top Scorer: Estelle Nze Minko – 6 golos

Na terceira participação consecutiva na EHF Final4 Women 2024, o Team Esbjerg de Luciana Rebelo continua à procura da primeira vitória. Já para o Györi Audi ETO KC esta é a nona presença na Final4, nas últimas 12 edições, fazendo do conjunto magiar o mais consistente na história da competição. As dinamarquesas irão disputar a medalha de bronze, este domingo, pelas 14h00, frente às francesas do Metz Handball.

Metz Handball – SG BBM Bietigheim

A segunda Meia Final do dia, que opôs o multi-titulado emblema francês e o underdog alemão, foi um verdadeiro jogo de surpresas, já que pela primeira vez, uma equipa alemã disputará a Final da Liga dos Campeões Feminina.

Nos primeiros minutos, o Metz Handball parecia controlar a partida mas acabou por sentir dificuldades no setor defensivo, do outro lado Gabriela Moreschi, guardiã do emblema alemão, dava confiança ao SG BBM Bietigheim que conseguiu sair para o descanso a perder pela margem mínima (15-14). Na segunda metade, apesar das gaulesas terem estado em vantagem por 20-18, um parcial de 2-8 causou uma reviravolta total no marcador, acabando por permitir às alemãs cavarem uma vantagem de seis golos, com Xenia Smits, Karolina Kudlacz-Gloc e Kaba Gassama a marcarem 20 golos combinadas.

Na primeira época como treinador do SG BBM Bietigheim, Jakob Vestergaard qualificou-se para a terceira final da Liga dos Campeões Feminina, depois de ter vencido as duas anteriores com o Viborg HK, contra o Györi Audi ETO KC e o Oltchim Râmnicu Vâlcea.

EHF Final4 Women 2024
Meias Finais
01.06.2024 – 14h00 – Team Esbjerg x Györi Audi ETO KC, 23-24 (9-13)
01.06.2024 – 17h00 – Metz Handball x SG BBM Bietigheim, 29-36 (15-14)
3º e 4º Lugar
02.06.2024 – 14h00 – Team Esbjerg x Metz Handball, EHF TV
Final
02.06.2024 – 17h00 – Györi Audi ETO KC x SG BBM Bietigheim, EHF TV

Patrocinadores Institucionais