Organizado em conjunto pela Câmara Municipal de Paredes e pela Federação de Andebol de Portugal, em coordenação com a Federação Europeia de Andebol (EHF), o European Masters 2024 voltou a Portugal para um evento de quatro dias.
Os jogos foram disputados no Pavilhão Multiusos de Paredes e no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo. No total, foram mais de 800 atletas masters, com mais de 33 anos, nos géneros feminino e masculino, divididos por 40 equipas oriundas de Portugal, Espanha, Dinamarca, Eslováquia, França, Hungria, Itália, Suécia, Polónia e Ucrânia. O nosso país foi o mais representado, de forma destacada, com 16 equipas (quatro femininas e 12 masculinas), entre as quais o Masters Porto, que era o detentor do título – pentacampeão na categoria +35.
O troféu da categoria masculina +35 foi entregue ao FC Porto Vintage depois de ultrapassar o ABC / Manabola por 19-18 numa Final 100% portuguesa.
Maristas Algemesi levou a melhor sobre as do Angyalok na categoria Women’s +33 e são as novas Campeãs Europeias, depois de vencerem por 15-21. Christina Krogslede, atleta do FIF / HOJ foi a melhor marcadora da competição com 26 golos assinalados.
FIF Frederiksberg sagraram-se Campeãs Europeias na categoria Women’s +43 depois de vencer o Lyunge Uggeloese por 9-8 na grande Final. A portuguesa do Esfera Andebol Masters, Paula Malcato, com 20 golos foi a melhor marcadora da competição.
Na grande Final do dia, 100% portuguesa, foi o FC Porto Vintage a sorrir – pela margem mínima – diante do ABC / Manabola (19-18). O melhor marcador da categoria foi Marcin Makowski do Ozik Warswzawa com 15 golos apontados.
Os Masters Porto perderam a final para a formação dos Masters Handball SVK por 14-17 e foi Jose Rodney Savon dos Budapest Old Boys a levar a distinção de Top Scorer depois de assinar 42 golos.
Na categoria Men’s +50 foram os espanhóis do BM Granada Veteranos a sagrarem-se Campeões Europeus depois de ultrapassarem o Handbal Sant Fost por 10-11. O melhor marcador da competição foi Mauro Castro com 22 golos, atleta do Esfera Andebol Masters.
Por último, o título da categoria Men’s +55 foi entregue ao Odesa, que venceu o CAT+45 por 6-12 na Final. Artur Rykaczewski, atleta do Silesia, foi o Top Scorer da categoria com 23 golos.
Consulte todos os resultados aqui.
Marcaram presença na Cerimónia de Entrega de Prémios Jean Brihault, Presidente Honorário da Federação Europeia de Andebol (EHF), Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Renato Almeida, Vereador do Deporto da Câmara Municipal de Paredes e Luís Camarinha Presidente do Comité Organizador.