É oficial, a Final da Taça de Portugal vai ter os mesmos protagonistas da época passada. Depois do SL Benfica ter acabado com o sonho do Colégio de Gaia Toyota e alcançado o jogo decisivo, em Santo Tirso, foi a vez do Madeira SAD corresponder às expetativas e ultrapassar o CJ Almeida Garrett na segunda Meia Final.
A grande Final está agendada para as 15h00 deste domingo no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, duelo que poderá acompanhar em direto n’A Bola TV, ou em diferido na andeboltv.
As duas equipas estiveram na liderança do marcador logo nos primeiros momentos do encontro, primeiro o CJ Almeida Garrett (1-0) e logo depois o Madeira SAD (1-2). Seguiram minutos intensos sob um forte equilíbrio e aos oito minutos o emblema insular alcançou pela primeira dois golos de vantagem (4-6), pela mão da internacional Neide Duarte. No entanto, a equipa de Vila Nova de Gaia rapidamente respondeu com dois golos de uma assentada para colocar tudo empatado de novo (6-6), à entrada para os 10 minutos, antes de aparecer a primeira exclusão da partida para Luana Jesus.
A turma do Funchal aproveitou a superioridade numérica para dilatar a margem para patamares inéditos, de três golos (6-9), aos 14 minutos, com a ajuda da guardiã Isabel Góis. As combativas atletas do CJ Almeida Garrett voltaram a responder com mestria às adversidades, desta vez para encurtar distâncias até ao mínimo (8-9), tendo estado mesmo perto do empate a nove golos, que não aconteceu por causa da internacional lusa que defende as redes insulares.
Apesar de ter tremido, o Madeira SAD soube recompor-se e voltou a escalar até aos três golos à maior (8-11) antes de uma pausa no jogo, pedida pelo treinador do CJ Almeida Garrett, Luís Santos, aos 23 minutos, quando apareceram quatro golos de diferença no placar (10-14).
Foi já perto do descanso que o conjunto insular disparou no marcador até aos seis golos, para ficar mais perto do grande objetivo de conquistar o troféu que lhe escapa desde a época 2020/2021. Para a equipa nortenha, que conquistou o eito histórico de chegar à Final Four, como em 1996, tinha pela frente uma tarefa cada vez mais complicada de dar a volta a um cenário atribulado.
As laterais Maria Duarte e Patrícia Rodrigues (Madeira SAD) e a pivô Sofia Ferreira (CJ Almeida Garrett) eram as melhores marcadoras do encontro após 30 minutos, com cinco golos cada.
Intervalo: 11-17
Na entrada para a segunda metade, as insulares voltaram a mostrar face e marcaram dentro do primeiro minuto, dando ainda a oportunidade a Isabel Góis de negar o golo às oponentes. O conjunto de Luís Santos continuou a mostrar dificuldades no ataque, até que Sofia Ferreira desbloqueou a ofensiva já com cinco minutos volvidos.
As gaienses mostraram alguns sinais de aproximação mas os dez golos de vantagem acabaram por surgir, o que levou a uma paragem no jogo por parte do técnico da formação oriunda de Vila Nova de Gaia.
Na saída, as comandadas de António Florido – que está de saída do Madeira SAD – voltaram a aumentaram a contagem e mantiveram a toada até ao final, terminando com uma vantagem bastante dilatada apesar da prestação de Sofia Ferreira, melhor marcadora do jogo, com 8 golos.
Resultado Final: 21-35
O Madeira SAD – equipa com mais Taças de Portugal da história do andebol feminino – chega a mais uma Final, frente ao adversário direto SL Benfica, contra quem perdeu as duas finais desta época (Supertaça e Taça FAP). O conjunto madeirenses pretende assim conquistar o título que lhes escapa desde 2020/2021, já amanhã, pelas 15h00, com transmissão n’A Bola TV.
Bilhete diário Final:
3€ – Adultos
1,5€ – Menores de 18 anos
Nos casos de mobilidade reduzida só paga o acompanhante.
Não é permitida a entrada a menores de 3 anos, de acordo com a legislação em vigor.
Para comprar, basta aceder ao site oficial da BOL.pt, na área dedicada à Final Four da Taça de Portugal Feminina de Andebol.
Final Four – Taça de Portugal:
Meias Finais
01.06.2024 – 11h30 – Colégio de Gaia Toyota x SL Benfica, 23-35 (12-19)
01.06.2024 – 13h30 – CJ Almeida Garrett x Madeira SAD, 21-35 (11-17)
Final
02.06.2024 – 15h00 – SL Benfica x Madeira SAD, A Bola TV / andeboltv (diferido às 16h30)
Caso esteja no estrangeiro, pode assistir aos jogos em direto na andeboltv.