Sporting CP voltará a marcar presença na Final da Taça de Portugal e tentará revalidar o título que conquista desde 2021/2022, após ter entrado em campo para enfrentar o congénere lisboeta, CF Os Belenenses. Os leões que pretendiam o triplete esta época, somando a conquista da Taça de Portugal ao Campeonato Placard Andebol 1 e Supertaça, acabaram por vencer por 20-28.
CF Os Belenenses – Sporting CP
A cidade de Viseu, no interior de Portugal, foi o epicentro da Taça de Portugal e, com muito apoio nas bancadas, o Sporting CP foi recebido com Guarda de Honra do adversário no início do encontro. A turma de Ricardo Costa começou por marcar mas os homens da Cruz de Cristo responderam na mesma moeda.
Apesar duma ligeira vantagem da formação de Alvalade – com dois golos à maior – Os Belenenses conseguiram-se manter “em jogo” apesar da entrada de Martim Costa, que levou o encontro a 4-7. A redução começou pela mão de Christopher Selles e, com um erro no ataque, os homens do Restelo acabaram por desperdiçar e não conseguiram empurrar o jogo para a desvantagem tangencial.
Uros Markovic viu-se excluído por dois minutos e o Sporting CP conseguiu ampliar para três (5-8) e, apesar de alguns instantes sem golo, por culpa também de João Moniz, Francisco Costa voltou a marcar e subiu a parada. À chegada dos 20 minutos, Martim Costa levou o marcador a 6-10 mas uma bola na face do guardião do Belenenses, por Mamadou Gassama, levou à inferioridade dos Leões.
Os Belenenses conseguiram tirar proveito e voltaram a reduzir para três (8-11) mas Jan Gurri mostrou serviço e Luís Cruz fez uso do seu primeiro time-out. Apesar da prestação do guarda-redes do Restelo, o Sporting CP conseguiu subir para seis (8-14) pela mão de Orri Þorkelsson e, após vários minutos sem conseguir marcar, Nelson Pina fez o golo. Apesar das tentativas de aproximação, o CF Os Belenenses recolheu aos balneários com cinco golos de desvantagem.
Intervalo: 10-15
Na entrada para a segunda metade, os Leões conseguiram subir para sete golos (10-17) o que, de alguma forma, acabou por sentenciar a partida. Os comandados de Luís Cruz tentaram dirimir a desvantagem, por diversas ocasiões mas, o mais perto que conseguiram, foi a quatro golos (15-19). Apesar de novo golo dos Leões, Duarte Seixas voltou a meter o marcador na mesma diferença, perto dos 13 minutos.
João Moniz concretizou a sua sétima defesa mas, na recarga, Francisco Costa conseguiu marcar e, após a exclusão de Diogo Domingos, os homens do Restelo viram o encontro a disparar para seis (16-22). Após vários minutos sem golos, o marcador voltou a avançar e a diferença de meia dezena de golos foi-se mantendo.
Na reta final do encontro, o Sporting CP manteve a toada e acabou por fechar o encontro com chave de ouro ao somar mais uma presença na Final da Taça de Portugal e teve como figura principal Martim Costa, melhor marcador, com 7 golos.
Resultado Final: 20-28
Os Leões chegam assim a mais um jogo das decisões, este domingo, às 17h30, com transmissão na RTP2 e conhecerá o seu adversário daqui a poucas horas e procuram a revalidação de mais uma conquista.
Bilhetes disponíveis
Bilhete diário Final:
12€ – Adultos
6€ – Menores de 18 anos
Nos casos de mobilidade reduzida só paga o acompanhante.
Não é permitida a entrada a menores de 3 anos, de acordo com a legislação em vigor.
Para comprar, basta aceder ao site oficial da BOL.pt, na área dedicada à Final Four da Taça de Portugal de Andebol e escolher o tipo de bilhete e o setor que pretende. Nos dias do evento estará também disponível um espaço físico de venda de bilhetes, no Pavilhão Multiusos de Viseu, nos seguintes horários:
1 de junho: das 14h00 às 17h45 / 19h00 às 19h45
2 de junho: das 15h00 às 17h45
Final Four – Taça de Portugal
Meias Finais
01.06.2024 – 15h00 – CF Os Belenenses x Sporting CP, 20-28 (10-15)
01.06.2024 – 17h30 – FC Porto x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, 39-30 (20-14)
Final
02.06.2024 – 17h30 – Sporting CP x FC Porto, RTP2 / andeboltv (em diferido às 19h00)