Na antecâmara de uma estreia envolta em grande expetativa, a Seleção Nacional sub-20 Feminina viajou esta segunda-feira para a Macedónia do Norte com as bagagens cheias de ambição mas também com os pés bem assentes na terra. As 16 internacionais portuguesas e a equipa técnica liderada por José António Silva aterraram em Skopje, antes de uma viagem de cerca de 30 minutos até ao hotel. Depois do descanso, e já esta terça-feira, foi tempo de realizar um primeiro treino de adaptação no palco dos três jogos do Grupo G.
Esta quarta-feira, A Portuguesa vai ouvir-se pela primeira vez no 2024 IHF Women’s U20 World Championship, a partir das 10h15, na mítica Jane Sandanski Arena, casa do HC Vardar 1961, que tem capacidade para 6.000 pessoas. Será neste pavilhão que Portugal vai defrontar o Uzbequistão (21 de junho) e, pouco menos de 24 horas depois, a congénere de Montenegro, para encerrar a Ronda Preliminar.
As duas primeiras seleções de cada grupo seguirão para o Main Round e, caso Portugal consiga seguir em frente, irá cruzar caminhos com os dois primeiros colocados do Grupo H que é composto por Angola, Macedónia do Norte, Islândia e Estados Unidos da América. Os terceiros e quartos colocados na Ronda Preliminar vão competir na President’s Cup, que vai ajudar a definir os lugares inferiores da competição geral.
Em discurso direto, José António Silva projetou a caminhada da Seleção Nacional sub-20 no Campeonato do Mundo que arranca esta quarta-feira. Entrar a vencer é imperativo frente a um adversário que está estudado, mas há valores que tão bem caracterizam a equipa portuguesa que têm que estar mais presentes do que nunca.
“Amanhã iniciamos a nossa participação no Campeonato do Mundo e estamos muito expectantes relativamente ao que podemos alcançar. Como tenho dito, este ano a nossa preparação foi afetada por diversos constrangimentos, na maior parte dos casos decorrentes de situações que não controlamos, o que nos coloca com algumas dúvidas relativamente ao momento atual das atletas e da equipa. Apesar deste facto, temos consciência daquilo que podemos produzir e estamos convictos que poderemos fazer evoluir a nossa qualidade de jogo ao longo da prova.”
“Como primeiro adversário temos a equipa da Guiné, da qual recolhemos diversa informação que nos permite estar bem identificados com os problemas que nos podem colocar. São uma equipa que aposta num jogo muito físico, de muito contacto, fator que pode dificultar muito a nossa tarefa. Independentemente disso, e por aquilo que nos foi dado a observar na análise do adversário, creio poder afirmar que somos favoritos e esperamos fazer um bom jogo para iniciar da melhor forma esta caminhada. Temos que ter muita cautela na abordagem à competição porque o primeiro jogo é sempre muito importante, trazendo uma ansiedade acrescida, e, por outro lado, necessitamos estar muito atentos para qualquer surpresa ou alteração de última hora que possam surgir no nosso adversário. Encaramos este jogo com confiança, mas com o respeito pelo adversário e a humildade que caracterizam a nossa Seleção Nacional.”
“Como afirmei inicialmente, sabemos que estão criadas algumas expetativas positivas relativamente a esta participação, mas temos noção das dificuldades que vamos enfrentar, pelo que não podemos deixar de ter o foco única e exclusivamente na nossa performance. Se o fizermos e tentarmos melhorar todos os dias, estou convicto que poderemos fazer uma boa prova.”
2024 IHF Women’s U20 World Championship
Calendário – Grupo G:
19.06.2024 – 10h15 – Portugal x Guiné, Canal 11
21.06.2024 – 12h30 – Uzbequistão x Portugal, Canal 11
22.06.2024 – 10h15 – Portugal x Montenegro, Canal 11
O IHF Women’s Junior (U20) World Championship 2024 decorre na Macedónia do Norte de 19 a 30 de junho e contará com transmissão integral no Canal de YouTube da International Handball Federation, já todos os jogos de Portugal serão transmitidos em direto no Canal 11.