Missão cumprida com distinção na Ronda Preliminar, agora é tempo de descansar e voltar à carga no Main Round do 2024 IHF Women’s U20 World Championship. A Seleção Nacional sub-20 Feminina respira confiança e derrotou o Montenegro este sábado, por 34-31, para assegurar o primeiro lugar do Grupo G em Skopje, capital da Macedónia do Norte. José António Silva não podia estar mais satisfeito com o compromisso e dedicação das internacionais lusas.
Portugal vai agora mudar de ares, nomeadamente para o Boris Trajkovski Sports Center, onde vai realizar dois jogos no Main Round contra a Islândia e ainda contra Angola ou Macedónia do Norte.
7 inicial: Matilde Rosa, Luana Jesus, Carmen Figueiredo, Constança Sequeira, Luciana Rebelo, Júlia Figueira e Sofia Ferreira.
Portugal entrou mal no último jogo da Ronda Preliminar, perdeu os três primeiros ataques e viu a seleção do Montenegro chegar ao 0-3 ainda antes dos três minutos. Pouco depois o cenário mudou, a equipa lusa entrou verdadeiramente no jogo e Luciana Rebelo deu início a um parcial de 4-1, finalizado por Constança Sequeira aos seis minutos, para voltar a trazer o empate (4-4), quase como que a dar o mote para um recomeço da partida, com Matilde Rosa em grande plano entre os postes.
Aos 8′ a Seleção Nacional sub-20 chegou pela primeira vez ao comando do marcador (5-4) pela mão de Luciana Rebelo – titular após dois jogos em que foi Joana Semedo a começar na lateral direita – e, aparentemente, o ímpeto da seleção de Montenegro tinha acalmado. Ainda assim, a seleção dos Balcãs não desistiu e conseguiu voltar, não só à liderança, como aos dois golos à maior (6-8), numa altura em que o 5:1 defensivo montenegrino já se tinha ajustado.
Aos 13 minutos, apareceu a primeira exclusão do jogo, para Portugal e aos 17′ foi a vez da equipa do Montenegro passar pelo mesmo. Seguiu-se um período de muita luta e algumas ações precipitadas, com as montenegrinas a defenderem uma vantagem que rondou maioritariamente os dois golos. A equipa lusa cresceu na reta final e reduziu para 16-17 após uma sequência de time-out’s.
No último minuto, Matilde Rosa voltou a dizer presente e contribuiu para que Portuhal conseguisse anular a desvantagem, com Constança Sequeira a assinar o último golo do primeiro tempo através de um livre de 7 metros (17-17).
Após 30 minutos, Sofia Ferreira era uma das principais figuras de Portugal no jogo e a melhor marcadora, com cinco golos marcados. A montenegrina Jelena Vukčević mostrava-se igualmente a um nível elevado.
Intervalo: 17-17
No recomeço, apareceu uma exclusão para Montenegro, que ajudou Portugal a passar para a frente pela primeira vez na segunda parte (20-19) e logo depois, foi a vez de Júlia Figueira assinar o 21-19 e dar uns inéditos dois golos à maior. Ao contrário que tinha acontecido na primeira parte, Portugal conseguiu tirar o melhor partido de um período de superioridade numérica para se colocar num patamar mais seguro.
Aos 40 minutos, o adversário optou por uma marcação individual à organizadora do jogo português, Constança Sequeira, quando se encontrava em superioridade numérica. A equipa lusa estava por cima, soube desenvencilhar-se e contava ainda com uma inspirada Matilde Rosa na baliza.
Com o marcador em 22-21, José António Silva pediu time-out, mas no recomeço, para infelicidade de Portugal, um remate falhado e uma falta técnica impulsionaram a seleção do Montenegro para o empate (23-23). Com as duas equipas a utilizar um 5:1 defensivo tradicional, a reação lusa não podia ter sido melhor: dois golos de uma assentada (25-23) que não deixaram outra opção ao selecionador do Montenegro se não pedir nova paragem do jogo, aos 45 minutos.
Aos 48’ Joana Semedo foi excluída mas Portugal reagiu muito bem à inferioridade e foi já de igual para igual que apareceu pela primeira vez uma vantagem de três golos (28-25), pela mão de Luciana Rebelo, já dentro dos 10 minutos finais.
À entrada para os últimos cinco minutos, as portuguesas mostravam confiança e segurança e, nesta altura, apareceu de novo uma marcação individual promovida pelo treinador montenegrino. Mais uma vez, uma reação com personalidade das Lusas alinhava-se com o nível de excelência apresentado por Matilde Rosa. A vitória não fugiu e a merecida festa, após o soar da buzina, fez-se em bom português.
Resultado Final: 34-31
MVP: Matilde Rosa – 12 defesas (29% de eficácia)
Top Scorer: Constança Sequeira – 9 golos (69% de eficácia)
José António Silva, analisou o encontro e não escondeu a satisfação com a performance das atletas da Seleção Nacional: “Como esperávamos foi um jogo muito duro do ponto de vista competitivo, sabíamos que ia ser muito difícil contra uma excelente equipa. O Montenegro no Campeonato da Europa do ano passado fez excelentes jogos e foi com base nos mesmos que trabalhámos na nossa preparação e sabíamos que íamos ter um adversário muito complicado, que ia colocar problemas de difícil resolução. Fizemos uma primeira parte não tão bem conseguida, no entanto, quando conseguimos estabilizar o nosso jogo coletivo fomos encontrando soluções para os problemas colocados, particularmente na defesa. Foi uma excelente vitória contra uma excelente equipa, estamos motivados, vamos com dois pontos para o Main Round e vamos tentar conquistar mais de forma a progredirmos na prova. Estou bastante satisfeito com o compromisso que as nossas atletas têm demonstrado jogo após jogo, elas são extraordinárias.”
Os próximos desafios da Seleção Nacional sub-20 Feminina está agendados para os próximos dias 24 e 25 de junho, a contar para o Main Round, às 15h15 e 17h00, respetivamente.
2024 IHF Women’s U20 World Championship
Calendário – Grupo G:
19.06.2024 – 10h15 – Portugal x Guiné, 32-18 (15-8)
21.06.2024 – 12h30 – Uzbequistão x Portugal, 25-44 (12-20)
22.06.2024 – 10h15 – Portugal x Montenegro, 34-31 17-17)
Main Round IV
24.06.2024 – 15h15 – Portugal x Macedónia do Norte, Canal 11
25.06.2024 – 17h00 – Portugal x Islândia, Canal 11
O IHF Women’s Junior (U20) World Championship 2024 decorre na Macedónia do Norte de 19 a 30 de junho e contará com transmissão integral no Canal de YouTube da International Handball Federation, já todos os jogos de Portugal serão transmitidos em direto no Canal 11.