IHF W20 World Championship: Segunda vitória expressiva garante Main Round a Portugal

Seleção Nacional sub-20 Feminina derrotou o Uzbequistão por 25-44, esta sexta-feira, e garantiu bilhete para a próxima fase da competição; Este sábado há duelo com Montenegro (10h15) para decidir o primeiro lugar do Grupo G – transmissão em direto no Canal 11.

A Seleção Nacional sub-20 Feminina soma e segue no 2024 IHF Women’s U20 World Championship, que decorre em Skopje, capital da Macedónia do Norte. Depois do triunfo inaugural diante da Guiné, na passada quarta-feira, as comandadas de José António Silva voltaram a justificar em pleno o favoritismo e levaram a melhor sobre o Ubzequistão esta sexta-feira, para confirmar a passagem ao Main Round.

A Jane Sandanski Arena, casa do HC Vardar 1961, recebe o jogo de despedida do Grupo G, este sábado, entre Portugal e Montenegro – que também segue em frente na competição – a valer o primeiro lugar.

© Sasa Pahic Szabo / kolektiff

7 inicial: Matilde Rosa, Luana Jesus, Carmen Figueiredo, Constança Sequeira, Joana Semedo, Júlia Figueira e Matilde Correia.

Sem trocas no 7 inicial face ao jogo de estreia frente à Guiné, Portugal entrou a vencer com um golo de Constança Sequeira em transição, na sequência da primeira defesa da tarde de Matilde Rosa. Após cinco minutos, Portugal já tinha cometido várias falhas técnicas e apresentava alguma falta de concentração no ataque, o que permitiu ao Uzbequistão colocar-se na frente (1-2), com a lateral Sarbinaz Saparbaeva a ser a principal – e praticamente a única – ameaça da equipa asiática.

Portugal respondeu com um parcial de 4-1 para voltar ao comando, com dois inéditos golos à maior (3-5) e uma exclusão para o Uzbequistão pelo meio. Apesar de Portugal ainda mostrar alguma precipitação no ataque, a vantagem foi crescendo de forma natural e, depois de um parcial de 5-0, chegou a maior vantagem registada até então, de seis golos (5-11), a meio da primeira parte.

Mais tarde, com o marcador em 6-13, o selecionador do Uzbequistão pediu o primeiro time-out da partida e os sete golos à maior permitiam a Portugal gerir o jogo de forma mais tranquila a partir daqui. Lola Ribeiro e Constança Sequeira eram as melhores marcadoras a 15 minutos do intervalo, com quatro golos cada.

Após paragem, o Uzbequistão alterou o sistema defensivo para um mais profundo e ate conseguiu assinar um inédito – e algo inesperado – parcial de 0-2 (8-13). Aos 22 minutos (9-14), José António Silva não estava satisfeito com o ataque da Seleção Nacional e pediu time-out, promovendo de seguida duas trocas no xadrez luso: Sofia Ferreira e Clementine Silva foram a jogo.

A cinco minutos do descanso, Portugal beneficiou de um período de dupla superioridade numérica para aumentar os números da vantagem para oito golo (10-18), que ainda passaram a nove perto do fim. Constança Sequeira assinou seis golos na primeira parte, mais do que qualquer outra atleta.

A diferença no que toca à eficácia total de remate após 30 minutos era esclarecedora: 35% para o Uzbequistão, 77% para Portugal.

Intervalo: 12-20

A segunda parte começou com o Uzbequistão a defender de forma ainda mais profunda e com José António Silva a promover trocas em quase todos os postos específicos. Portugal precisou de nove minutos para alcançar pela primeira vez na partida 10 golos de vantagem, quando a algarvia Maria Pico assinou o 15-25 e o jogo acabou por perder alguma intensidade daí em diante.

Portugal tinha o jogo na mão, as lusas não complicaram os processos e geriram o esforço, tendo chegado de forma tranquila aos 13 golos (17-30) a pouco menos de 15 minutos para o fim. O treinador do Uzbequistão pediu time-out nesta altura. Entre alguns picos de rendimento, sem colocar em causa o triunfo, Portugal viu a vantagem oscilar entre os 10 e os 13 golos e aos 50 minutos foi a vez de Rita Guimarães se estrear na baliza, numa altura em que o Uzbequistão ja tinha descido a descida para um tradicional 6:0. Até ao final, o encontro não teve história e o triunfo português foi confirmado com total naturalidade.

Luciana Rebelo lançou-se para o topo da lista de marcadoras em apenas 30 minutos, ao apontar nove golos em 10 remates efetuados.

Resultado Final: 25-44

MVP: Constança Sequeira – 6 golos (67% de eficácia) e 6 assistências
Top Scorer:
Luciana Rebelo – 9 golos (90% de eficácia) e 2 assistências

José António Silva, Selecionador Nacional, abordou este encontro frente ao Uzbequistão, que garantiu á sua formação o apuramento para a próxima fase: “Fizemos um jogo em que assegurámos mais uma vez aquilo que era fundamental – a vitória – e, desde já, o apuramento para a próxima fase. Foi um jogo com algumas oscilações exibicionais, alternámos alguns períodos menos bons com períodos bons mas a equipa hoje já demonstrou maior solidez e maior coesão e, tenho que admitir, que não fizemos uma preparação exaustiva do ponto de vista técnico deste jogo, deixámos o mesmo fluir. O nosso objetivo era também promover a rotação de jogadoras aliado com a vitória.

Sobre o próximo adversário e último da fase de grupos o técnico de 59 anos mostrou-se cauteloso: “Amanhã, contra o Montenegro, é o último jogo da fase preliminar no qual vamos atacar o primeiro lugar deste grupo, vamos enfrentar uma equipa forte com um andebol muito agradável e interessante, com duas ou três jogadoras de muita qualidade e, agora sim, vamos acertar alguns aspetos estratégicos porque os problemas que nos vamos deparar são muito diferentes e muito mais complicados.”

O próximo desafio da Seleção Nacional sub-20 Feminina está agendado para este sábado, às 10h15, a contar para 3.ª e última jornada do Grupo G frente à congénere de Montenegro, que vai acompanhar Portugal no comboio para o Main Round.

2024 IHF Women’s U20 World Championship
Calendário – Grupo G:
19.06.2024 – 10h15 – Portugal x Guiné, 32-18 (15-8)
21.06.2024 – 12h30 – Uzbequistão x Portugal, 25-44 (12-20)
22.06.2024 – 10h15 – Portugal x Montenegro, Canal 11

O IHF Women’s Junior (U20) World Championship 2024 decorre na Macedónia do Norte de 19 a 30 de junho e contará com transmissão integral no Canal de YouTube da International Handball Federation, já todos os jogos de Portugal serão transmitidos em direto no Canal 11.

Patrocinadores Institucionais