Foi chegar, ver e vencer. A Seleção Nacional sub-20 Feminina estreou-se com uma vitória no jogo inaugural do 2024 IHF Women’s U20 World Championship, que vai decorrer até ao final do mês e junho em Skopje, capital da Macedónia do Norte. Entre altos e baixos, o favoritismo luso foi justificado em pleno e o objetivo de garantir vaga no Main Round está, assim, mais perto de se tornar realidade.
A Jane Sandanski Arena, casa do HC Vardar 1961, vai voltar a receber os próximos duelos de Portugal no Grupo G, frente a Uzbequistão (21 de junho) e Montenegro, no dia seguinte, para encerrar a Ronda Preliminar.
7 inicial: Matilde Rosa, Luana Jesus, Carmen Figueiredo, Constança Sequeira, Joana Semedo, Júlia Figueira e Matilde Correia
Joana Semedo assinou o primeiro golo de Portugal no Mundial (1-0) e depois de um natural equilíbrio inicial (2-2), apareceu a primeira contrariedade, com a exclusão de Luana Jesus. No entanto, mesmo em inferioridade, Portugal superiorizou-se e, poucos segundos após o fim dos dois minutos, alcançou pela primeira vez uma vantagem de dois golos (4-2), por Constança Sequeira, aos 6 minutos.
Pouco depois, Matilde Rosa mostrava segurança entre os postes, numa altura em que as Lusas atravessavam um período de pouca assertividade ofensiva. Quando o cronómetro atingiu os primeiros 10 minutos, Constança Sequeira dilatou a diferença para três golos (5-2).
Aos 12 minutos, o treinador da Guiné pediu o primeiro time-out da partida, logo a seguir ao golo de Carmen Figueiredo (6-2), quando a seleção africana já não marcava há praticamente 8 minutos. Após a paragem, a Seleção Nacional acrescentou três golos ao parcial (9-2), depois de ter reagido com qualidade a mais uma exclusão e mantendo um nível extremamente competente no capítulo defensivo. A Guiné voltou a marcar aos 20’ (9-3), algo que já não acontecia desde os 4 minutos.
Seguiu-se um período de parada e resposta, com a Guiné a crescer de rendimento e, aos 27 minutos, as africanas fizeram o inédito ao marcar dois golos seguidos, com grandes responsabilidades para a guarda-redes Fatoumata Soumah (12-7). A reação lusa apareceu logo a seguir, para tranquilizar os mais apreensivos (14-7) e já no último minuto da primeira parte, Portugal beneficiou da primeira situação de superioridade numérica, que haveria de transitar para o segundo tempo.
Após 30 minutos, Portugal apresentava uma eficácia de remate 71%, que contrastava com os 50% da Guiné.
Intervalo: 15-8
A segunda parte abriu com um golo da recém-entrada Luciana Rebelo – eleita a Melhor Lateral Direita do último W19 EHF Euro 2023 e, recentemente, medalha de prata na EHF Champions League – e outro de Carmen Figueiredo, com três defesas de Matilde Rosa pelo meio. Portugal, que tinha agora algumas novas protagonistas, atingia assim nove golos à maior, aos 34 minutos (17-8).
A Guiné conseguiu assinar novo parcial de 0-2, apenas pela segunda vez no jogo, para reduzir para 17-10, aproveitando uma pequena queda no rendimento luso. Mas, à semelhança do que havia acontecido na primeira parte, a resposta não tardou (19-10). Repetiu-se a história mais tarde (20-13), perto dos 40 minutos, com Portugal a lamentar alguma falta de objetividade e eficácia no ataque. Desta vez, o cenário cinzento manteve-se durante mais tempo e José António Silva pediu time-out aos 45 minutos, com o marcador em 23-15.
Na sequência da paragem, Portugal apresentou uma primeira linha com atletas que representam a Seleção Nacional A de forma assídua – Carmen Figueiredo, Constanca Sequeira e Luciana Rebelo – e foi Lola Ribeiro a assinar um parcial de 2-0 para dar finalmente uns redondos 10 golos de vantagem, à entrada para os últimos 10 minutos. Até ao final, a equipa portuguesa atingiu novos patamares no que à vantagem diz respeito e geriu o ritmo de jogo com com relativa tranquilidade, festejando no fim uma vitória inquestionável no arranque do Mundial.
Resultado Final: 32-18
MVP: Carmen Figueiredo – 7 golos (70% de eficácia)
Top Scorer: Carmen Figueiredo e Lola Ribeiro – 7 golos cada
José António Silva, mostrou-se satisfeito pelo resultado e pela confiança inerente a um triunfo na estreia, mas garante que. há espaço para melhorar: “O primeiro jogo é sempre complicado, o que importa é entrar a ganhar e, portanto, assegurámos uma vitória que é importante para este início de competição, com uma exibição tranquila, sem ser brilhante. Agora vamo-nos focar nas próximas etapas da nossa preparação porque ainda estamos a tentar melhorar a equipa e, espero, que nos próximos tempos possamos melhorar a nossa performance que ainda não está como pretendemos. Foi um jogo em que defrontámos uma equipa contra a qual sabíamos que éramos claramente superiores e, sem fazermos um jogo brilhante, repito, assegurámos uma vitória tranquila em que todas as atletas jogaram e fizemos a gestão quer do ponto de vista tático, quer do ponto de vista físico, da forma que entendemos no sentido de prepararmos o futuro na competição.”
O próximo desafio da Seleção Nacional sub-20 Feminina está agendado para esta sexta-feira, às 12h30, a contar para 2.ª jornada do Grupo G frente à congénere do Uzbequistão, que se estreia ainda esta quarta-feira contra a favorita seleção de Montenegro.
2024 IHF Women’s U20 World Championship
Calendário – Grupo G:
19.06.2024 – 10h15 – Portugal x Guiné, 32-18 (15-8)
21.06.2024 – 12h30 – Uzbequistão x Portugal, Canal 11
22.06.2024 – 10h15 – Portugal x Montenegro, Canal 11
O IHF Women’s Junior (U20) World Championship 2024 decorre na Macedónia do Norte de 19 a 30 de junho e contará com transmissão integral no Canal de YouTube da International Handball Federation, já todos os jogos de Portugal serão transmitidos em direto no Canal 11.