TruckScout24 EHF FINAL4: Barça é Campeão Europeu

La dotzena… Espanhóis somam 12º título europeu, o terceiro de Luís Frade; THW Kiel conquistou medalha de bronze frente ao SC Magdeburg; Mikkel Hansen despede-se da carreira de clubes sem vencer a maior prova por nenhuma ocasião.

A Lanxess Arena assistiu a uma luta entre David e Golias em termos históricos: uma equipa à procura de conquistar a EHF Champions League pela primeira vez frente à formação mais titulada da história.

Foram os favoritos a vencer. O Barça de Luís Frade foi coroado como Campeão Europeu pela 12.ª vez na história. O pivô internacional por Portugal por 70 ocasiões já conta três títulos de Campeão Europeu ao serviço dos blaugrana.

Uma despedida amarga de Mikkel Hansen da sua carreira ao serviço de clubes. O lateral dinamarquês – eleito Melhor Jogador do Mundo por três ocasiões – que ainda vai atuar nos Jogos Olímpicos de Paris, despede-se de Colónia sem nunca ter conseguido vencer a maior prova europeia de clubes.

A medalha de bronze foi entregue ao THW Kiel que ultrapassou – de forma algo surpreendente – o SC Magdeburg. Os antigos campeões em título, bi-Campeões do Mundo e Campeões da LIQUI Moly Bundesliga entraram nesta fase como um dos principais favoritos a vencer e acabam por se despedir de Colónia na quarta posição.

Aalborg Håndbold – Barça

A história não fazia prever o jogo a que Colónia assistiu. Em 2021 as mesmas formações haviam-se encontrado na Final e o jogo entrou para a história… não por bons motivos: partida com maior diferença de golos, 23-36 para o Barça. Três anos depois, ocorreram muitas mudanças que foram essenciais para que esta tarde o espetáculo fosse diferente na Lanxess Arena.

Dika Mem foi o primeiro a marcar e os blaugrana entraram bem, a conseguir impor o seu jogo, com a aposta nas rápidas transições. Aleix Gómez Abelló colocou os espanhóis com três golos de vantagem (2-5), à passagem do oitavo minuto de jogo.

Bastaram dois minutos para a diferença passar para o mínimo (5-6) com o carimbo de Sebastian Barthold. Melvyn Richardson deu nova vantagem de dois (6-8), mas no plano defensivo a formação orientada por Carlos Ortega seguia com dificuldades em parar a forte primeira linha dinamarquesa e, já com a vantagem na margem mínima (8-9), foi altura do primeiro time-out.

Nos dez minutos finais, o enredo foi idêntico: Niklas Landim a ajudar o Aalborg Håndbold no plano defensivo, Mads Hoxer a destacar-se no plano ofensivo; Barça com algumas dificuldades na defesa mas com a primeira linha Timothey N’Guessan, Melvyn Richardson e Dika Mem a revelar-se letal.

Os dinamarqueses ainda chegaram à liderança pela primeira vez em toda a primeira parte (15-14) através de Mads Hoxer, mas Melvyn Richardson anulou antes da saída para o descanso.

Intervalo: 15-15

Gonzalo Perez de Vargas foi o primeiro protagonista do segundo tempo e lançou Dika Mem para nova liderança do Barça, mas rapidamente Mads Hoxer anulou a diferença (16-16). Com o tic-tac do relógio as formações iam tentando pautar os ataques e as defesas iam sendo superiores.

À passagem do minuto 40′ um período de superioridade numérica foi fulcral para os blaugrana reclamarem para si dois golos à maior (20-22) – que não acontecia desde o 8-10 -, através de Blaz Janc. Mads Hoxer e Kristian Bjørnsen voltaram a sorrir e devolveram a igualdade ao marcador (22-22).

O jogo seguiu com ligeiras vantagens para o Barça, anuladas em todas as sequências pelo Aalborg Håndbold, até que, após defesa de Emil Nielsen, foi a vez do português Luís Frade brilhar e dar dois golos de vantagem aos espanhóis (26-28). Houve tempo técnico dinamarquês e, à semelhança do que havia acontecido na Meia Final – e onde deu resultado -, Stefan Madsen apostou no 7×6 para os últimos seis minutos de encontro.

Emil Nielsen, que tinha vestido a capa de super-herói frente ao THW Kiel, voltou a aparecer na reta final do encontro e deu a oportunidade do Barça alcançar três golos de vantagem, que Blaz Janc aproveitou (27-30). Com cerca de quatro minutos o Aalborg Håndbold não baixou os braços e reduziu até à margem mínima (30-31). O título europeu só se decidiu para lá do minuto 60′ com Mikkel Hansen a fazer a bola embater na barra através da marcação de um livre de 9 metros.

Resultado Final: 30-31

Melvyn Richardson foi considerado o MVP da TruckScout24 EHF FINAL4. O lateral direito francês somou aos cinco golos apontados na Meia Final, oito esta tarde frente ao Aalborg Håndbold. O título de Top Scorer da EHF Champions League foi entregue ao pivô polaco do Paris Saint-Germain, Kamil Syprzak com um registo de 112 golos.

TruckScout24 EHF FINAL4:
Meias Finais
08.06.2024 – 14h00 – SC Magdeburg x Aalborg Håndbold26-28 (11-11)
08.06.2024 – 17h00 – Barça x THW Kiel, 30-18 (15-9)
3.º/4.º
09.06.2024 – 14h00 – SC Magdeburg x THW Kiel28-32 (14-23)
Final
08.06.2024 – 17h00 – Aalborg Håndbold x Barça30-31 (15-15)

Patrocinadores Institucionais