Dois jogos e duas vitórias no dia de estreia da Seleção Nacional sub-16 Masculina nas areias de Varna, Bulgária, frente à Suíça e França, que valeram desde logo presença no Main Round. Esta sexta-feira, depois do jogo com a Alemanha – agendado para as 12h00 (hora portuguesa) -, Portugal irá conhecer os seus adversários na próxima fase da competição.
Portugal – Suíça
Vasco Conceição deu a primeira vantagem a Portugal (2-0) e pouco depois Martim Bastos fez o 6-0. A formação orientada por João Alcobia tirou proveito do bom momento defensivo, apoiado na exibição de Rodrigo Fonseca entre os postes e acabou por chegar aos oito pontos de vantagem (10-2) através de Nuno Marques ainda dentro dos primeiros quatro minutos. No entanto, os helvéticos cresceram e impuseram um parcial de 0-6 que ‘abanou’ a seleção das Quinas (10-8). Com cinco minutos para terminar o primeiro set os Lusos voltaram à carga e chegaram, novamente, aos oito golos à maior (16-8). A vitória do primeiro tempo ficou carimbada em cinco golos de vantagem.
Set 1: 21-16
Os segundos dez minutos viram, novamente, Portugal marcar primeiro, com a assinatura de António Correia, mas a Suíça respondeu na sequência (2-2). Um parcial de 6-0 colocou os portugueses com seis golos de vantagem com apenas dois minutos decorridos. A boa entrada da Seleção Nacional levou o resultado para a dezena de golos de vantagem (18-8) através de Martim Bastos. O técnico helvético parou o encontro a cerca de cinco minutos do fim do segundo set e a sua equipa respondeu com um parcial de 0-4. Apesar da aproximação da congénere suíça (22-18), Portugal garantiu o triunfo no jogo de estreia.
Set 2: 35-28
França – Portugal
Martim Bastos deu a primeira vantagem a Portugal num jogo que se adivinha tudo menos fácil. Os franceses procuravam a sua primeira vitória no Campeonato da Europa e chegaram ao comando do marcador nos minutos iniciais (4-2). Os Lusos voltaram à liderança, mas o jogo não via nenhuma das formações comandar o resultado, seguiram-se sucessivos empates e lideranças mínimas. No final, o resultado sorriu aos gauleses que venceram o primeiro tempo pela margem mínima.
Set 1: 19-18
A Seleção Nacional não entrou da melhor forma no segundo set e viu a França chegar aos quatro golos de vantagem (8-4). Com algumas dificuldades na hora da finalização, Portugal não desistiu e acabou por igualar o marcador a cerca de cinco minutos do término do segundo tempo (10-10). A reviravolta no marcador só se consomou dentro dos últimos dois minutos, pela mão de Nuno Marques, mas os comandados de João Alcobia só respiraram em cima do apito final e levaram a decisão para os shoot-out.
Set 2: 20-22
Martim Bastos não sorriu no primeiro shoot-out, mas Portugal foi mais forte e teve em Rodrigo Fonseca um herói que parou três das investidas gaulesas e foi crucial na conquista do segundo triunfo que valeu a presença no Main Round.
Shoot-out: 4-8
Portugal volta a entrar em campo esta sexta-feira pelas 12h00 (hora portuguesa) para defrontar a Alemanha – que também venceu a França e a Suíça – no fecho da Ronda Preliminar. Saiba tudo sobre a competição aqui.
A Seleção Nacional sub-16 Feminina sofreu uma derrota no jogo de estreia diante da Chéquia mas sorriu no segundo jogo do dia, frente à Suíça. Esta sexta-feira há mais dois jogos da Ronda Preliminar: frente à Suécia pelas 08h00 e à França pelas 13h00 (horas portuguesas). A Fase de Grupos só termina no sábado, depois do embate com a Espanha.
Portugal – Chéquia
Foi a Chéquia a entrar melhor no encontro (0-4) mas a reação Lusa apareceu no imediato com Raquel Albuquerque a bisar (4-6). Apesar da aproximação, as checas voltaram a ‘fugir’ no marcador e chegaram aos seis pontos de vantagem (4-10), à entrada do quarto minuto de jogo. Ema Dias e Inês Monteiro assumiram o protagonismo e reduziram novamente (8-10) até que, já no sexto minuto a reviravolta no marcador acabou por surgir (16-14) através de Beatriz Soares. Apesar da boa reação portuguesa, a Chéquia voltou ao comando e, em cima do apito final, Ella Pohunková fez o golo que garantiu o triunfo checo.
Set 1: 18-21
No segundo tempo, a história foi idêntica: uma melhor entrada da congénere da Chéquia, que se refletiu em seis golos de vantagem em pouco mais de quatro minutos (4-10) e, pouco mais tarde, a diferença chegou aos oito (6-14). Para, na sequência do melhor momento das checas, Portugal apresentar a sua melhor versão e impor um parcial de 6-0 e chegar a apenas dois golos de desvantagem (12-14) a três minutos do apito final. As checas voltaram à carga (14-18) mas a Seleção Nacional não virou a cara à luta, no entanto, o triunfo acabou por cair para a Chéquia, pela margem mínima.
Set 2: 20-21
Suíça – Portugal
Depois da primeira derrota consentida no Campeonato da Europa, Portugal queria conquistar a primeira vitória e, apesar da primeira vantagem pertencer à Suíça (2-0) as comandadas de Rui Medeiros mostraram desde cedo ao que vinham (2-6). Bastaram cinco minutos para as Lusas alcançarem seis golos de vantagem (6-12), pela mão de Inês Monteiro. As helvéticas tentaram reagir mas a superioridade de Portugal manteve-se durante os dez minutos e a vitória não escapou.
Set 1: 14-21
Portugal abriu o segundo tempo com um parcial de 0-4, com assinaturas de Ema Dias e Matilde Domingues. A meio do segundo set a vantagem Lusa já era de oito golos (4-12) e o ritmo não abrandava. A Seleção Nacional sub-16 Feminina acabou por garantir a primeira vitória no Campeonato da Europa por números expressivos.
Set 2: 12-25
Portugal volta a entrar em campo esta sexta-feira para mais dois embates da Ronda Preliminar. Defronta a Suécia pelas 08h00 e a França às 13h00 (horas portuguesas). A Fase de Grupos só termina no sábado, depois do embate com a Espanha. Saiba tudo sobre a competição aqui.
No total, são 34 equipas oriundas de 18 países a participar na edição deste ano do EHF YAC16 Beach Handball EURO 2024. Todas as 16 nações presentes no torneio masculino estão também a competir na vertente feminina e há ainda os casos de Países Baixos e a Eslováquia, que só competem na categoria feminina. Há dois anos, Hungria e Espanha disputaram o ouro em ambas as vertentes, com as seleções magiares a conquistarem o pleno.
O formato da competição varia devido ao diferente número de equipas.
A Ronda Preliminar do torneio masculino será disputada esta quinta e sexta-feira e consiste em quatro grupos compostos por quatro equipas cada, no formato TxT. As duas melhores equipas de cada grupo irão integrar os dois grupos do Main Round, que vai decorrer na sexta-feira e no sábado e determinará o apuramento para os Quartos de Final.
Os Quartos de Final realizam-se no sábado e o alinhamento de jogos será o seguinte: os primeiros classificados de cada grupo do Main round defrontam os quartos classificados, enquanto que os segundos classificados defrontam os terceiros. No domingo, as quatro equipas restantes disputarão as medalhas.
No torneio feminino, a Ronda Preliminar será disputada de quinta-feira a sábado e consiste em três grupos de seis equipas cada, no formato TxT. As duas primeiras equipas e as duas melhores terceiras classificadas passam aos Quartos de Final, que vai decorrer no sábado. Já no domingo, as quatro equipas restantes irão lutar pelas medalhas.
Men’s 16 Beach Handball EURO 2024
Calendário (horas portuguesas)
Grupo D
04.07.2024 – 09h00 – Portugal x Suíça, 2-0 (21-16; 35-28)
04.07.2024 – 14h00 – França x Portugal, 1-2 (19-18; 20-22; 4-8)
05.07.2024 – 12h00 – Alemanha x Portugal, EHF TV
Women’s 16 Beach Handball EURO 2024
Calendário (horas portuguesas)
Grupo A
04.07.2024 – 10h00 – Portugal x Chéquia, 0-2 (18-21; 20-21)
04.07.2024 – 15h00 – Suíça x Portugal, 0-2 (14-21; 12-25)
05.07.2024 – 08h00 – Portugal x Suécia, EHF TV
05.07.2024 – 13h00 – Portugal x França, EHF TV
06.07.2024 – 09h00 – Espanha x Portugal, EHF TV
O Campeonatos da Europa de Andebol de Praia das categorias sub-16 Masculina e Feminina decorrem em simultâneo, nas areias de Varna, na Bulgária, entre 4 e 7 de julho.