Começou, esta quinta-feira, um dos maiores eventos nacionais de Andebol – a par com a Festa do Andebol (que decorreu em Lagoa) e o Encontro Nacional de sub-14 (em Estarreja) – que é o coroar da época desportiva 2023/2024 e o fecho com chave d’ouro para os principiantes da modalidade.
O Encontro Nacional de Minis e Bambis arrancou em quatro localidades em simultâneo – Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel – com desfiles pelas cidades e afluência das maiores presenças políticas da região, passando pelos membros da Federação de Andebol de Portugal e não só, já que elementos da Federação Europeia de Andebol (EHF) irão marcar presença neste evento para conhecer de perto a importância destes momentos desportivos para o futuro da modalidade.
Em Almeida, a receção dos clubes começou pela manhã e estendeu-se até à hora de almoço, com as Cerimónia de Abertura a ter lugar, pouco depois das 14h00, com a concentração no Largo da Estação da CP de Vilar Formoso e o cortejo até ao Pavilhão Gimnodesportivo, onde se puderam ouvir as intervenções de João Paulo Velez, vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal e António Machado, Presidente da Câmara Municipal de Almeida.
João Paulo Velez, vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, assumiu que um dos objetivos do andebol é chegar aos mais diversos pontos do país para aumentar a prática da modalidade: “O andebol também é coesão do território e a nossa instituição tem vindo a fazer um esforço muito grande para diversificar as iniciativas, sobretudo com as camadas mais jovens no sentido de estimular o crescimento do andebol nessas idades, aqui tem uma característica muito especial pois é repartida por quatro concelhos [Almeida, Mêda, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo] o que faz com que haja aqui uma interação, uma conjugação e solidariedade que são muito importantes e que a Federação agradece aos Municípios. Ouvimos aqui o Presidente da Câmara de Almeida dizer que esta iniciativa já permitiu formar uma equipa para participar neste encontro e é isso que nós pretendemos.”
António Machado, Presidente da Câmara Municipal de Almeida, mostrou-se muito satisfeito por acolher este evento na sua região e, ainda mais, por ter uma equipa participante: “É importante sabermos trabalhar de forma regional e estarmos unidos num projeto comum e ter tanta gente no nosso território, serem bem acolhidos, mostrarmos as nossas potencialidades e darmos a conhecer as nossas mais-valias é, sem dúvida, para nós uma grande oportunidade. Posteriormente, ver a alegria das crianças a participar neste evento e ver o trabalho que a Federação de Andebol de Portugal tem feito no desenvolvimento da modalidade, só temos que estar agradecidos. Existe um grande predomínio do futebol e de outras modalidades na região, por isso, estes projetos que chamam pela necessidade de criarmos mais equipas, o que aconteceu, já que teremos uma equipa a participar neste evento e, por isso possamos criar uma maior diversidade de modalidades na região.”
Foram 14 equipas a desfilar em representação de 8 clubes pelas ruelas de Almeida até chegarem ao epicentro da modalidade. De seguida, continuaram a ser os mais pequenos os protagonistas desta comemoração, mas agora com os jogos a começarem numa ‘competição’ onde o processo formativo é o mais importante, onde se pretende trazer valores como fairplay, respeito, amizade e honestidade àqueles que agora iniciam a prática da modalidade, muito mais do que os resultados desportivos.
Nos restantes locais – Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel – também houve espaço para desfiles antes do início da prática da modalidade em nove recintos desportivos: Pavilhão Gimnodesportivo de Vilar Formoso, Pavilhão da Escola de Vilar Formoso, Pavilhão dos Desportos de Figueira de Castelo Rodrigo, Pavilhão do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, Pavilhão do Complexo Desportivo da Mêda, Pavilhão do Agrupamento de Escolas de Mêda, Pavilhão Multiusos de Pinhel, Pavilhão do Agrupamento de Escolas de Pinhel e Pavilhão da Escola Básica do 2.º Ciclo de Pinhel.
No total, o Encontro Nacional de Minis e Bambis conta com mais de 1.000 jovens atletas distribuídos por 12 equipas de Bambis e 60 equipas de Minis e decorre de 4 a 7 de julho, nos quatro Municípios.
No Encontro Nacional de Minis e Bambis, a sustentabilidade e a redução do desperdício de água são prioridades fundamentais. Em parceria com a Água Monchique, está a ser implementado o uso dos inovadores Ecopacks de 10L, uma solução prática e ecológica para a hidratação dos atletas. O objetivo é promover a consciencialização ambiental entre os jovens desportistas, incentivando assim a adoção de práticas que beneficiem o meio ambiente.
Cada atleta tem a sua própria garrafa reutilizável, que poderá ser enchida no Ecopack disponibilizado durante os jogos. Esta medida não só diminui o uso de garrafas de plástico descartáveis, contribuindo para a redução de resíduos, como também garante que todos os participantes se mantenham adequadamente hidratados de maneira consciente e sustentável.
Em cada jogo, é fornecido um Ecopack de 10L da Monchique por equipa, após término do jogo o mesmo contendo água deve ficar para as equipas seguintes. Esta abordagem não só apoia a sustentabilidade, mas também educa os jovens sobre a importância de proteger os nossos recursos naturais.
Ao utilizar os Ecopacks, a Federação de Andebol de Portugal reforça o seu compromisso com práticas ecológicas e o bem-estar dos participantes. Este evento torna-se um exemplo de como pequenas mudanças podem ter um impacto significativo no meio ambiente, incentivando a próxima geração a adotar hábitos mais verdes e responsáveis. Através desta iniciativa, esperamos inspirar outros eventos desportivos a seguirem o mesmo caminho, promovendo a sustentabilidade e a conservação dos recursos hídricos em todas as esferas do desporto.