M20 EHF Euro 2024: Portugal em pleno para o Main Round

Triunfo diante da Alemanha este sábado, na 3.ª e última jornada da Ronda Preliminar, garante registo 100% vitorioso e o bilhete para a fase principal do Europeu que decorre em Celje, Eslovénia; Áustria, Espanha e Islândia são os próximos adversários.

Masterclass. Este sábado, a Seleção Nacional sub-20 Masculina fez-se gigante a todos os níveis e derrotou a Alemanha no derradeiro jogo da Ronda Preliminar, para confirmar o primeiro lugar do Grupo B e o respetivo bilhete dourado para o Main Round do M20 EHF Euro 2024, com o bónus de ter sido também garantido o apuramento para o Campeonato do Mundo sub-21 do próximo ano.

Portugal já sabe que vai defrontar a vizinha Espanha, que também garantiu a posição maior do Grupo C, com seis pontos, e também a Áustria, líder do Grupo A, com cinco pontos. O terceiro adversário será a Islândia, que avançou como um dos dois melhores terceiros (Grupo F). O próximo duelo da Seleção Nacional está agendado para esta segunda-feira, precisamente diante da congénere nórdica, às 13h20 (hora portuguesa) – transmissão em direto na EHF TV.

7 inicial: Diogo Rêma Marques, Nuno Oliveira, Miguel Oliveira, Filipe Monteiro, Tomás Teixeira, José Ferreira e Ricardo Brandão.

Frente a uma seleção da Alemanha a defender em 5:1, tal como Carlos Martingo já tinha antecipado, Portugal desperdiçou a primeira posse de bola e permitiu que o adversário abrisse o ativo (1-0) e agarrasse as duas primeiras vantagens (2-1). Seguiu-se um período marcado por algumas faltas atacantes e a reviravolta aparecesse aos seis minutos (2-3), com Tomás Teixeira a colocar Portugal na frente pela primeira vez.

O jogo tornou-se mais combativo e intenso, com as duas equipas a mostrarem-se agressivas na defesa e os guarda-redes Diogo Rêma Marques e Frederik Höler em destaque, antes de aparecer a primeira exclusão da partida, aos 11 minutos, para o alemão Fritz-Leon Haake, quando a agressividade defensiva ultrapassou o permitido.

Em superioridade, a equipa lusa não conseguiu chegar aos dois golos de vantagem e foi o guardião do FC Porto a chamar a si todas as atenções, com defesas consecutivas. Aos 12’ foi a vez de Portugal ficar com menos um elemento em campo e até conseguiu impedir a reviravolta, que acabaria por aparecer um pouco mais tarde, aos 15’, já de igual para igual (6-5).

Numa altura em que cada ação defensiva com sucesso era celebrada como se de um golo se tratasse, tal era a emoção vivida em campo, Portugal viu a Alemanha disparar no marcador até aos três golos (8-5), de forma inédita, com 17 minutos decorridos.

As exclusões continuavam a aparecer e, nesta fase, era a Seleção Nacional a sair prejudicada, tendo mesmo estado com menos dois atletas a menos durante cerca de 20 segundos. Aos 24 minutos, com o marcador em 10-8, apareceu o primeiro time-out, pedido pelo selecionador alemão.

No reatar da partida após a paragem, Portugal teve oportunidade para reduzir para o mínimo, mas Frederik Höler voltou a dizer presente entre os postes e, na resposta, a Alemanha assinou o 11-8. Carlos Martingo pediu time-out de seguida, já dentro dos quatro minutos finais da primeira parte.

A eficácia ofensiva dos Lusos ía caindo e, pouco depois do recomeço, Portugal perdeu o lateral Ricardo Rocha por desqualificação. Diogo Rêma Marques (45% de eficácia na primeira parte) ajudou a que a desvantagem não ultrapassasses três golos até perto do intervalo, antes de José Ferreira ter reduzido para dois no último ataque organizado da primeira parte.

Intervalo: 11-9

Nos primeiros 5 minutos da segunda parte, a Alemanha concretizou um parcial de 3-1 e alcançou pela primeira vez 4 golos de vantagem (14-10), fruto de uma coesão maior na defesa, para além da contribuição do seu guarda-redes, que continuava a mostrar-se a alto nível. Ao 40 minutos, ambos os guardiões contabilizavam 42% de eficácia.

Aos 42 minutos de jogo, o marcador registava 15-12 e o treinador alemão pediu o primeiro time-out da segunda parte. Nesta altura, o pivô Jan Schmidt era o melhor marcador com seis golos. O jogo reatou e quer Portugal, quer a Alemanha, colocaram em prática o sistema ofensivo 7×6… mas os Lusos souberam reagir na defesa e, com dois golos sem resposta – e carimbo de Diogo Rêma Marques – a diferença foi reduzida para o mínimo (15-14), aos 49 minutos, depois de muita (muita) insistência. No entanto, o principal obstáculo que separava a resiliente equipa lusa da reviravolta tinha um nome: Frederik Höler (GR).

A Alemanha voltou a respirar melhor um pouco mais tarde, quando assinou o 17-14, mas uma exclusão – que já não aparecia há largos minutos – abriu caminho à resposta de Portugal, que se traduziu na chegada ao empate (17-17) pela mão de Nuno Oliveira, aos 56 minutos. Pouco depois, houve uma explosão ainda maior de alegria, quando Gabriel Conceição consumou a tão procurada reviravolta (17-18). Portugal estava, assim, de novo na liderança. O adversário parecia ter perdido o Norte e os consecutivos ataques perdidos eram ouro sobre azul para o crescimento da Seleção Nacional que, à entrada para o último minuto, chegou aos dois golos de vantagem (17-19).

Na sequência de um time-out germânico, Diogo Rêma Marques e Ricardo Brandão colocaram um ponto final na partida e confirmaram a vitória de Portugal, que segue, assim, para o Main Round do Europeu com um pleno de triunfos na Ronda Preliminar.

Resultado Final: 17-21
MVP: Digo Rêma Marques – 13 defesas (43% de eficácia)
Top Scorer: Ricardo Brandão – 5 golos (71% de eficácia)

Para Carlos Martingo, a vitória reflete a principal característica deste grupo de atletas, que se recusa em desistir de qualquer adversidade: “A Alemanha apresentou-nos uma, já esperada, defesa 5:1 e nós não fomos capazes de ir resolvendo os problemas que eles nos criaram, tivemos bastantes dificuldades contra a defesa alemã. Este foi, provavelmente, o nosso pior jogo deste Europeu, não foi um jogo bem conseguido da nossa parte, mas esta geração, como já disse em várias ocasiões, nunca dá nada por perdido. Apesar de tudo, tivemos sempre em jogo, a Alemanha nunca conseguiu disparar verdadeiramente. Depois, na segunda parte, acertámos a nossa defesa, com o Diogo [Rêma Marques] também a ajudar-nos e sofrer seis golos em 30 minutos de uma seleção como a Alemanha mostra o trabalho defensivo que foi feito por esta equipa e a capacidade de luta que eles mostraram. A verdade é que também falhámos situações aos seis metros que não constumamos falhar, mas o espírito de luta e de entreajuda deste grupo superou essas falhas, conseguimos dar a volta e vencer. Penso que, por isso, a vitória foi mais do que justa.”

Cumprido o primeiro objetivo traçado para este M20 EHF Euro 2024, é tempo de olhar em frente já com mais uma meta definida, afirma o líder luso: “A partir de agora vamos, com certeza, lutar para chegar às Meias Finais, porque temos capacidade e qualidade para isso. Como já disse anteriormente, este grupo de jogadores merece atingir as Meias Finais.”

Formato da Competição

A Ronda Preliminar do M20 EHF Euro 2024 é composta por seis grupos de quatro equipas. Para o Main Round apenas avançam os primeiros classificados de cada um deles, a quem se juntam os dois melhores segundos classificados e aí ficará definido o top-8 da competição. Os restantes segundos classificados e os melhores terceiros da Fase de Grupos vão disputar a Intermediate Round, que vai definir as posições entre o 9.º e o 16.º na tabela final. Os últimos classificados da Ronda Preliminar e os piores terceiros juntam-se na Elimination Round que irá atribuir as últimas oito posições (17-24) do M20 EHF Euro 2024.

Bilhetes já disponíveis

Os bilhetes para o M20 EHF Euro 2024 na Eslovénia já estão à venda e pode adquirir o seu ingresso diário (10€) ou o pack para a Fase Preliminar (25€), AQUI.

M20 EHF Euro 2024
Calendário (hora portuguesa):
Grupo B
10.07.2024 – 13h20 – Portugal x Grécia, 40-22 (19-7)
11.07.2024 – 13h20 – Sérvia x Portugal28-32 (14-15)
13.07.2024 – 18h00 – Alemanha x Portugal17-21 (11-9)
Main Round
15.07.2024 – 13h20 – Portugal x Islândia, EHF TV
16.07.2024 – 13h20 – Espanha x Portugal, EHF TV
18.07.2024 – 11h00 – Áustria x Portugal, EHF TV

O M20 EHF Euro 2024 decorre em Celje, na Eslovénia, entre 10 e 21 de julho de 2024. A transmissão em direto de todos os jogos do ficará a cargo da EHF TV.

Patrocinadores Institucionais