Ana Maria Ursu, Cristiana Morgado e Diogo Ferreira integraram a lista de 64 atletas que participa neste evento de celebração da modalidade durante três dias, entre 27 e 29 de julho e fazem eles parte de Lyra, Hydra e Draco. Ora vamos ao primeiro dia…
vs Vela
Cristiana Morgado foi a primeira a entrar nas areias da “Maison du Handball”, em Créteil, para o evento IHF Beach Handball Showcase, mas acabou por sofrer uma derrota por 2-0 frente à formação adversária.
vs Lyra
As formações de Cristiana Morgado e Ana Ursu acabaram por se encontrar, esta tarde, onde a equia da guarda-redes entrou melhor, chegando a um parcial de 6-2. No entanto, a pouco e pouco, a Hydra conseguiu a tão almejada aproximação e o empate a 12 pontos, perto dos cinco minutos. Seguiram-se empates sucessivos até que a Lyra passou destacada para o comando e acabou por averbar uma vitória nos primeiros 10 minutos.
Set 1: 20-25
No segundo set, a Hydra entrou determinada em levar de vencido o seu adversário e, apesar do equilíbrio inicial chegou ao 10-2 em apenas três minutos. A formação de Ana Ursu não conseguiu equilibrar e saiu derrotada, com o encontro a seguir para shoot-out.
Set 2: 21-16
No shoot-out voltou a haver grande equilíbrio mas a equipa da guarda-redes portuguesa é que celebrou no final.
Shoot-out: 6-7
Resultado Final: 1-2
vs France
O conjunto de Ana Ursu entrou bastante equilibrado com a formação francesa, com igualdades sucessivas no marcador, mas à passagem dos quatro minutos, a Lyra vencia por 12-8, no entanto, com o desenrolar do primeiro tempo, as francesas conseguiram equilibrar e levaram o encontro para golo d’ouro. Nesta disputa a Lyra ainda ganhou bola e por duas ocasiões falhou em face da guarda-redes adversária dando posse de bola ao conjunto gaulês que acabou por vencer.
Set 1: 20-21
A segunda parte voltou a começar com nota de equilíbrio mas os oito golos à maior surgiram para a equipa de Ana Ursu (18-10) e acabaram por comandar a equipa à disputa do shoot-out para se encontrar um vencedor.
Set 2: 20-13
Na última fase do jogo, a pontaria acabou por falhar às francesas e a formação da internacional portuguesa acabou por sorrir no final.
Shoot-Out: 7-4
Resultado Final: 2-1
vs France
Nos masculinos, a equipa de Diogo Ferreira, entrou da melhor forma frente ao conjunto anfitrião, já que à passagem dos cinco minutos vencia por 16-2, com o primeiro e único golo francês a ter surgido bem cedo na partida. Por esta altura, já o internacional português tinha marcado por mais do que uma ocasião. A formação francesa ainda tentou contornar a desvantagem mas acabou por sair derrotada na primeira metade.
Set 1: 22-12
Na segunda parte, as duas formações entraram bastante equilibradas até que o conjunto gaulês somou seis pontos à maior mas a formação Draco acabou por chegar ao empate pouco antes dos cinco minutos (12-12). Um minuto mais tarde, a equipa de Diogo Ferreira consegue passar para a liderança mas numa reta final de nervos, França consegue marcar o golo da vitória no segundo set.
Set 2: 18-19
No desempate em shoot-out foram precisos mais de 20 remates para se decidir o vencedor e com uma falha no final da equipa Draco, a formação francesa acabou por sair vencedora.
Shoot-out: 16-18
Resultado Final: 1-2
vs Pegasus
No último encontro do dia para os portugueses em prova, foi o conjunto Pegasus a liderar na entrada do encontro mas Diogo Ferreira acabou por desbloquear o ataque do Draco, ao que se seguiram empates sucessivos, durante todo o tempo regulamentar e com algumas alternâncias no marcador. Nos últimos segundos, Diogo Ferreira consegue marcar o golo da vitória para a sua equipa.
Set 1: 14-15
Na segunda metade, o equilíbrio voltou a ser palavra de ordem, com igualdades sucessivas durante 10 minutos e com apenas três segundos por jogar, o conjunto Draco vencia pela margem mínima, forçando o adversário a parar o encontro para delinear o último ataque.
Set 2: 22-23
Resultado Final: 0-2
O IHF Beach Handball Showcase resulta de um esforço de colaboração entre a IHF, o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 (COJOP2024), a Federação Francesa de Andebol (FFHB) e o Comité Olímpico Internacional (COI) e faz parte de uma série de celebrações em Créteil, na região de Val-de-Marne, em França, que irá receber a Chama Olímpica na sua digressão mundial.
Durante o período dos Jogos Olímpicos (de 26 de julho a 11 de agosto) irão decorrer inúmeros eventos gratuitos, incluindo uma Fan Zone para até 2.000 pessoas com transmissões em direto, exposições, comida, bebida e concertos.
Todos os jogos serão transmitidos em direto no canal de competições do YouTube da IHF.