Em semana de preparação do M18 EHF Euro 2024, a Seleção Nacional sub-18, depois da derrota no primeiro de dois particulares com a Alemanha esta sexta-feira, teve novo desafio frente aos germânicos que acabou com uma igualdade a 28 bolas.
Antes do apito inicial houve tempo para uma troca de lembranças entregues ao Município da Maia – ali representado por Juan Couto, Chefe de Divisão de Fomento Desportivo e Juventude da Câmara Municipal da Maia – pela mão de João Antunes em representação da Federação de Andebol de Portugal. A Alemanha recebeu pela mão de Manuel Cruz, Presidente da Associação Atlética de Águas Santas, e Portugal pela mão de Juan Couto.
7 inicial: Francisco Silva, Gustavo Sousa, João Bandeira Lourenço, Gabriel Sequeira, Leonardo Anastácio, José Nunes e Afonso Novais
Gabriel Sequeira, Leonardo Anastácio e Afonso Novais foram os primeiros protagonistas a sorrir no ataque Luso e a mostrar que Portugal entrou determinado em reverter a derrota consentida no primeiro encontro particular frente à Alemanha. O primeiro golo dos germânicos surgiu para lá do minuto 3′ (3-1), momento que antecedeu cerca de três minutos de ineficácia no ataque português e permitiu que a Alemanha reduzisse para a margem mínima, numa primeira instância, e igualasse a cinco, pela mão de Jan Mudrow perto do minuto 12′.
Gustavo Sousa deu nova vantagem aos portugueses (6-5) e o técnico alemão usou a primeira paragem do encontro, sensivelmente a meio da primeira parte. Apesar da paragem, a defesa Lusa conseguiu impor dificuldades ao ataque germânico e, com sucesso, os comandados de Nuno Santos voltaram aos três golos de vantagem, através de João Bandeira Lourenço (8-5).
A reação da Alemanha trouxe nova diferença mínima ao marcador (8-7), mas Portugal foi-se mantendo na liderança. Até que a cerca de cinco minutos do descanso, os germânicos voltaram a colocar tudo a zeros (11-11), mas na sequência Gustavo Sousa devolveu a vantagem a Portugal (12-11). Nuno Santos parou o encontro com o marcador a assinalar 12-12. Apesar da paragem, a Alemanha seguiu em crescendo e passou para a liderança antes do descanso.
Intervalo: 13-15
Os alemães alcançaram três golos à maior (13-16) mas Gabriel Sequeira, na sequência, abriu o ativo para um parcial de 3-0 que devolveu a igualdade ao marcador. À passagem do minuto 38′ a Alemanha, pela mão de Jan Mudrow, reclamou para si dois golos de vantagem (18-20).
Portugal reagiu e com dois golos consecutivos – com assinaturas de Leonardo Anastácio e Gustavo Sousa – igualou o encontro a 22 golos, na entrada dos quinze minutos finais. Apesar da reação Lusa, alguns erros no ataque permitiram a Alemanha regressar à maior vantagem até então com o 23-26 de Paul Krügele e Nuno Santos levou o cartão verde à mesa. Dois golos portugueses consecutivos (25-26) motivaram nova paragem técnica, desta vez solicitada pelo técnico alemão, a cerca de nove minutos do apito final.
A defesa Lusa permaneceu intacta durante largos minutos, incluindo um período de inferioridade numérica, mas no ataque… os golos não apareciam. Até que ao minuto 56′ foi Gabriel Sequeira quem quebrou o enguiço e colocou tudo em igualdade (26-26) e foi também o central do SL Benfica a devolver a vantagem a Portugal (27-26). A baliza defendida por Francisco Silva voltou a sofrer (27-27) depois de sete minutos sem qualquer golo. A cerca de 20 segundos do fim e com tudo empatado, Nuno Santos pediu o seu último time-out, mas as equipas acabaram por terminar em igualdade.
Resultado Final: 28-28
Top Scorer: Gabriel Sequeira – 5 golos
Apesar de não ter cantado vitória em nenhum dos dois encontros, Nuno Santos, técnico da Seleção Nacional sub-18, considera que o estágio foi positivo e foi visível o crescimento do grupo:
“Eu penso que foi balanço bastante positivo, que a Alemanha é uma equipa muito forte fisicamente, e no primeiro jogo nós sentimos esse impacto. Estávamos preparados para a intensidade que eles conseguem imprimir no jogo. Foi uma experiência muito boa, apesar de termos perdido não foi tudo mau, ainda conseguimos marcar 31 golos apesar de não termos jogado bem. Hoje, conseguimos defender um pouco melhor e conseguimos equilibrar mais o jogo, fomos muito intensos e estamos contentes com o estágio. Deu-nos a oportunidade de perceber que temos que jogar sempre a um nível alto para podermos competir com os melhores equipas. Mesmo o facto de hoje, também não podermos contar com o Tiago Sousa, além do Gonçalo Gomes. Portanto, jogámos sem esses dois jogadores, e mesmo assim, conseguiu-se resultado, que não é positivo, mas… houve aqui um crescimento, e principalmente, naquilo que se refere à atitude, e foi interessante para nós.”
Olhando para o M18 EHF Euro 2024, o treinador Luso alertou para a dificuldade, mas acredita que as duas semanas até ao Europeu serão suficientes para a equipa se apresentar na melhor forma:
“Vai ser muito difícil, nós temos plena consciência disso. Ainda temos duas semanas para nos prepararmos melhor, para ver se conseguimos chegar ao Europeu e atingir o nosso objetivo que é entrar no Main Round.”
Jogos Internacionais
Calendário:
19.07.2024 – 20h00 – Portugal x Alemanha, 31-39 (16-21)
20.07.2024 – 17h00 – Portugal x Alemanha, 28-28 (13-15)
O M18 EHF Euro 2024 terá lugar em Podgorica, Montenegro, de 7 a 18 de agosto e Portugal vai disputar o Grupo E da Ronda Preliminar juntamente com Espanha, Áustria e Roménia.