Na antecâmara do M18 EHF Euro 2024, que vai começar no dia 7 de agosto, a Seleção Nacional sub-18 Masculina despediu-se da cidade da Maia, onde esteve a trabalhar na última semana, e tem agora uma última paragem pela frente para ultimar preparativos para a competição, na Suécia, com três duelos de alto nível em agenda. A comitiva liderada por Nuno Santos aterrou esta quarta-feira em solo sueco e nos próximos três vai defrontar as congéneres da Espanha, Suécia e Noruega, na Lindesberg Arena, a contar para o Torneio Scandibéric, na cidade de Lindesberg, situada a pouco mais de 200km da capital, Estocolmo.
O Torneio Scandibérico contará com transmissão em direto em Handbollplay.se e poderá adquirir um passe All access que tem um custo de aproximadamente 17€ (199SK) e é válido até ao dia 7 de agosto, englobando todos os jogos da competição.
Os três dias intensos que se avizinham são o último momento competitivo da Seleção Nacional sub-18 antes da partida para Podgorica, capital do Montenegro, que vai receber o Campeonato da Europa, de 7 a 18 de agosto, e no qual Portugal vai disputar o Grupo E, juntamente com Áustria, Espanha e Roménia. À semelhança do que aconteceu no M20 EHF Euro 2024, também aqui houve a mudança do modelo competitivo devido ao alargamento da competição para 24 equipas.
O líder da Seleção Nacional sub-18 Masculina, Nuno Santos, abordou a integração dos dois atletas que representaram Portugal no M20 EHF Euro 2024 e garante que o grupo está tranquilo e confiante para encarar um mês de agosto exigente: “A equipa está bem neste momento, vamos aproveitar agora o Torneio Scandibérico para procurar melhorar um pouco mais o que for possível e prepararmo-nos para estarmos no máximo das nossas capacidades no início do Europeu. Os outros atletas foram integrados agora, o João [Magalhães] juntou-se a nós ontem e o Rafael [Vasconcelos] um pouco mais cedo. Penso que nos vão ajudar também, a ideia é um pouco essa. Embora saibamos que fazer duas competições seguidas deste género, por vezes pode não ser o melhor. Mas vamos ver e acreditamos que eles vão estar bem para nos ajudar.”
Numa competição em que os resultados são colocados em segundo plano, o treinador luso garante que todos os atletas vão dar o seu contributo numa prova que, considera, vai decorrer mais tarde do que seria desejado: “A nossa intenção no Scandibérico, acima de tudo, é dar minutos a toda a gente, porque queremos que todos os atletas estejam no seu melhor para o Europeu e, portanto, todos vão ter a oportunidade de ir a jogo. Embora eu considere que esta competição seja muito perto do europeu. Esperemos que tudo corra pelo melhor e que não haja nenhum azar.”
A vizinha Espanha será um dos adversários no Scandibérico e também na Ronda Preliminar do M18 EHF Euro 2024. Nuno Santos deixa elogios aos Nuestros Hermanos mas salienta a primeira meta de Portugal na competição: “Este primeiro jogo-teste não vai ter uma grande importância, para além de nos ajudar a melhorar. Sabemos tudo o que a Espanha faz, no entanto, este é um jogo de preparação, contra uma equipa forte e uma das equipas candidatas a ganhar o Europeu. Mas isso não nos impede de mantermos o nosso objetivo, que é chegar ao Main Round.”
Terminada a competição, a comitiva lusa vai viajar para o Montenegro, no dia 4 de agosto.
Scandibérico
Calendário
01.08.2024 – 16h00 – Espanha x Portugal
02.08.2024 – 18h15 – Suécia x Portugal
03.08.2024 – 09h00 – Portugal x Noruega
M18 EHF Euro 2024
Calendário
Grupo E
07.08.2024 – 16h00 – Portugal x Roménia, EHF TV
08.08.2024 – 18h30 – Áustria x Portugal, EHF TV
10.08.2024 – 13h30 – Espanha x Portugal, EHF TV