Campeonato Placard Andebol 1: Maior competição nacional de clubes arranca este sábado

Estreante SC Horta recebe Marítimo Madeira Andebol SAD nos Açores para um duelo que já não acontecia desde 2022, este sábado, pelas 19h00.

Em fim-de-semana de Supertaça Kempa, há ainda espaço para o arranque do Campeonato Placard Andebol 1, com embate entre SC Horta e Marítimo Madeira Andebol SAD, pelas 19h00. Para recordarmos o encontro destas duas equipas é preciso recuar até à época 2021/2022, altura em que os açorianos ainda disputavam o Campeonato Placard Andebol 1, e o histórico é positivo para os madeirenses.

O SC Horta ascendeu ao Campeonato Placard Andebol 1 após ter ficado colocado na segunda posição da Divisão de Honra na época passada e regressa com muitos sonhos ao principal escalão. Já os maritimistas anteciparam este encontro devido aos compromissos europeus, da EHF European League, com a disputa da ronda de Qualificação frente ao Ystads IF HF, da Suécia. O Marítimo irá enfrentar os nórdicos fora para a primeira mão, no dia 31 de agosto – arranque oficial do Campeonato Placard Andebol 1 – e, posteriormente, no Funchal, a 6 de setembro, na luta por uma vaga na Fase de Grupos da segunda maior prova europeia de clubes.

Sobre este duelo entre as duas formações insulares presentes no Campeonato Placard Andebol 1, o histórico é favorável ao Marítimo Madeira Andebol SAD e para conhecermos um desfecho que não a vitória maritimista, temos que recuar até ao dia 8 de dezembro de 2020 – onde se registou um empate a 30 golos na Horta. A formação dos Açores está ciente de que serão necessárias todas as armas para derrubar o candidato à Fase de Grupos da EHF European League.

Pedro Silva, o segundo treinador mais jovem do Campeonato Placard Andebol 1 com 33 anos, mais um que Rafael Ribeiro do Avanca Bioria Bondalti, realça a qualidade do adversário e pretende que o seu emblema se mantenha competitivo neste regresso especial do SC Horta à competição primodivisionária: “A pré-época tem corrido conforme planeado, apesar da ausência de jogos de treino temos trabalhado bastante e sinto o grupo motivado para começar a jogar. Os primeiros jogos da época são sempre especiais, é uma altura de muita expectativa e ilusão. Poder começar em casa, principalmente depois de uma subida inesperada é um prémio para os nossos adeptos que terão a oportunidade de ver novamente as melhores equipas nacionais no pavilhão da Horta. Sabemos que vamos defrontar uma equipa que irá participar nas competições europeias, apesar da qualidade do adversário queremos ser competitivos durante todo o jogo!”

Paulo Fidalgo, técnico que assume o comando dos madeirenses, não poupou elogios ao adversário mas acredita no favoritismo da sua equipa: “Passámos muito do mês de Agosto focados em preparar a equipa para este início [Campeonato Placard Andebol 1 e EHF European League] porque sabíamos que este arranque de época para nós ia ser antecipado. Toda a nossa preparação foi muito focada para que estivéssemos o melhor preparados possível para estes dois confrontos [SC Horta e Ystads IF HF]. Queremos começar bem o Campeonato, fora de casa, com uma deslocação à Horta que é, tradicionalmente, especial. Será um jogo especial também para o nosso adversário que regressa ao Campeonato Placard Andebol 1, é uma equipa bem orientada que, na época passada, fez uma recuperação fantástica em seis meses e que, praticamente, não conheceu a derrota nessa janela temporal. Creio que, por mais que o favoritismo seja nosso, é sempre um jogo onde precisamos de estar com foco máximo, intensidade máxima, e fazer aquilo que fizemos no Torneio Internacional de Viseu, ao sermos sérios na competição, corrigindo alguns aspetos mais expostos no processo de jogo e vencer, que é isso que nós queremos. Estamos muito felizes com o regresso do SC Horta ao Campeonato Placard Andebol 1 mas queremos ganhar nesta primeira jornada.”

Os dois emblemas encontram-se este sábado, pelas 19h00, e a transmissão será em diferido na andeboltv.

Campeonato Placard Andebol 1
2ª Jornada
24.08.2024 – 19h00 – SC Horta x Marítimo Madeira Andebol SAD, (diferido andeboltv)

Patrocinadores Institucionais