Fase Final de Andebol de Praia: Vagas para as Finais ocupadas este sábado

GRD Leça Love Tiles, AD IA Sports, Associação Desportiva OSN, EFE Os Tigres e CAP Aveiro atingiram as Finais das respetivas categorias que se vão disputar este domingo, nos escalões sub-16 e sub-18.

Este sábado, na Praia do Marbelo, em Espinho, foram encontrados os finalistas Campeonatos Nacionais de sub-18 e sub-16, com destaque para um clube que vai estar representados em três finais, nomeadamente no escalão sub-18 (masculina e feminina) e ainda em sub-16 femininos: GRD Leça. A Associação Desportiva OSN terá duas equipas nas Finais.

O Andebol de Praia regressa este domingo para as decisões nos Campeonatos Nacionais de sub-18 e sub-16 e na terceira e última etapa do Portugal Beach Handball Tour 2024, bem como no torneio de apuramento para a edição do próximo ano, no escalão de seniores. A transmissão em direto ficará a cargo da andeboltv, apenas nos Campos 1 e 2.

Todos os resultados e calendários disponíveis para consulta no website da Federação de Andebol de Portugal.

Fase Final – Escalão sub-18

Os Campeões Nacionais em título, EFE Os Tigres, foram derrotados pelo GRD Leça no jogo de acesso à Final na vertente masculina, por 0-2, com os parciais de 21-18 e 24-22. A equipa de Leça da Palmeira, que não foi além do 5.º lugar na temporada passada, chega assim moralizada ao jogo do ‘tudo ou nada’ e vai ter a companhia da Associação Desportiva OSN, que apesar de até ter perdido um jogo no Grupo A, foi feliz no final das contas do dia ao levar a melhor sobre a AD IA Sports, nas Meias, mas apenas em shoot-out (18-24, 21-18, 7-6).

CA Baltar e Nazaré BHT vão lutar pelo. 5.º lugar este domingo.

GRD Leça Love Tiles e AD IA Sports qualificaram-se para a Final na vertente feminina.

As duas formações disputaram o Grupo A, com destaque para o emblema de Leça da Palmeira, Campeão Nacional em título, que venceu os dois jogos por 2-0, na Fase de Grupos. Um deles precisamente frente à AD IA Sports que, nas Meias Finais, levou a melhor sobre a a outra equipa fez o pleno, mas no Grupo B, Nazaré BHT, por 0-2 (16-23, 20-26). Já o GRD Leça Love Tiles, para alcançar a Final, teve que ultrapassar a Associação Desportiva OSN, por 2-0 (14-10, 24-12).

Vegetas BHC e Kaky’s vão disputar o 5.º lugar, depois de ambos terem perdido os jogos que disputaram na Fase de Grupos, todos por 2-0. 

Fase Final – Escalão sub-16

Na vertente masculina, a EFE Os Tigres, atual Campeã Nacional, e o CAP Aveiro qualificaram-se para a Final deste domingo. Nas Meias Finais, a formação de Espinho derrotou o GRD Leça por 2-0 (15-14, 22-18), ao passo que o conjunto de Aveiro, medalha de bronze na edição de 2023, venceu o AC Fafe / Viking’s BHT também por 2-0 (14-25, 5-22).

AS Académico Leiria e ADCR Ramos Pinto vão disputar uma lugar no top-5. Depois de terem perdido nos Quartos de Final, o emblema de Leiria foi mais forte do que a AA S. Mamede e venceu por 0-2 (14-18, 20-27) para ficar mais perto do lote das cinco melhores empas nacionais, tal como a ADCR Ramos Pinto, que acabou com as ambições da Nazaré BHT num jogo equilibrado que apenas foi decidido em shoot-out (18-19, 18-16, 6-3).

FT BHC e Associação Desportiva OSN garantiram presença na disputa pelo 9.º lugar, ao passo que UA Avintes e CD Feiriense vão tentar evitar o último posto.

No que toca à competição feminina, a Final vai ter como protagonistas GRD Leça e Associação Desportiva OSN, que derrotaram Kaky’s (20-16, 16-17, 5-4) e EFE Os Tigres (14-19, 16-17), respetivamente, nas Meias Finais.

Na luta pelo 5.º lugar vão estar CAP Aveiro e CA Baltar, depois de se terem superiorizado, por este ordem, a Vegetas BHC (4-14 e 9-18) e CJ Almeida Garrett (18-10 e 26-14).

CD Feirense e Nazaré BHT garantiram um lugar na disputa pelo 9.º lugar e a maior surpresa é o atual Campeão Nacional, AS Académico Leiria, que não conseguiu somar qualquer vitória desde o início da competição e vai ter pela frente a equipa 360 Graus BHT na disputa pelo 11.º e penúltimo posto.

Encontro Nacional de sub-14

Este sábado marcou também o final do evento dedicado ao escalão mais jovem, no qual o título de Campeão Nacional não está em disputa. Foram três dias de muita diversão e competitividade, 14 equipas femininas, 16 masculinas e mais de 60 jogos disputados na Praia do Marbelo, em Espinho. Associação Desportiva OSN, Nazaré BHT ‘A’ e GRD Leça Spar destacaram-se por terem vencido todos os sets que disputaram na vertente masculina.

Patrocinadores Institucionais