M18 EHF Euro 2024: Portugal renova votos de passagem à próxima fase

Comandados de Nuno Santos conquistaram uma nova vitória na segunda jornada do Grupo E, frente à Áustria, por 32-36; Fecho da fase de grupos contra Espanha no próximo sábado pelas 13h30 – transmissão em direto na EHF TV.

Portugal parte para o último desafio do Grupo E em igualdade pontual com Espanha e precisa de uma vitória para garantir o acesso direto à próxima fase, no entanto, poderá ser o melhor segundo classificado dos grupos D a F, com quatro pontos e garantir ainda uma vaga no Main Round do M18 EHF Euro 2024.

Será então o próximo duelo da equipa das Quinas decisivo e está agendado para sábado, pelas 13h30 (hora portuguesa), frente a Espanha, no Morača Sports Center e com transmissão em direto na EHF TV.

7 Inicial: Bernardo Sousa, João Magalhães, João Bandeira Lourenço, Tiago Sousa, Rafael Vasconcelos, José Nunes e Gonçalo Gomes.

Portugal alinhou com o mesmo sete inicial da estreia neste Campeonato da Europa e o central Tiago Sousa começou de mão pesada a abrir as hostilidades. No setor mais recuado Bernardo Sousa também ajudava a levar os lusos ao 2-0 mas a congénere austríaca acabou por responder e reduzir (2-3).

Por João Bandeira Lourenço, o conjunto das Quinas, voltou a ampliar a vantagem chegando à meia dezena de golos (2-5) e o ritmo do encontro mantinha-se em elevado nível o que causava grandes dificuldades à Áustria que procura, muitas vezes sem sucesso, o golo na baliza portuguesa. Com pouco menos de 10 minutos volvidos, o adversário conseguiu ‘apanhar’ o ritmo e acabou por empatar na marcação de um livre de 7 metros pela mão de Ben Szilágyi (7-7).

Nova dificuldade no ataque luso colocou a Áustria no comando, pela primeira vez no encontro (9-8), mas a resposta de Portugal foi contundente, com um parcial de cinco golos que levou o marcador a 9-14 pela mão de João Magalhães. Esta vantagem levou, naturalmente, o técnico austríaco a pedir uma paragem no tempo de jogo, mas que acabou por se revelar infrutífera já que as Quinas mantiveram a toada e acabaram por recolher aos balneários com uma vantagem considerável.

Intervalo: 13-19

A entrada para a segunda metade começou com um golo para cada lado mas Portugal seguia com uma margem de erro bastante dilatada, no entanto, a pouco e pouco o adversário foi conseguindo reduzir, chegando aos quatro golos de diferença (19-23) com mais de 20 minutos por jogar.

A inspiração portuguesa vinha das pontas com João Magalhães a liderar a execução ofensiva e com mais de 80% de eficácia até então, a par de Tiago Sousa, que devolvia os seis golos de vantagem para Portugal (21-27). Alguns erros defensivos da Áustria voltaram a permitir ao contingente luso nova escalada no marcador a pouco mais de 10 minutos para o final o que transformava cada vez mais o sonho da vitória em realidade.

Na reta final, a Áustria ainda reduziu, o que levou Nuno Santos a parar o encontro, mas o adversário foi conseguindo estar à margem de 3 golos durante largos minutos mas os dois pontos já não escapavam aos lusos que ombreavam a liderança do Grupo E com Espanha, o seu próximo adversário.

Resultado Final: 32-36
MVP & Top Scorer: Tiago Sousa – 9 golos (82% de eficácia) e 9 assistências

©️ Vuk Raicevic / HFMNE

Nuno Santos, técnico que comanda os destinos desta formação, voltou a abordar a diferença de golos referindo que estes atletas mereciam mais: “Fizemos 25 minutos muito bons, onde criámos uma décalage muito interessante e, mais uma vez, na reta final da primeira parte – por alguns erros infantis – eles conseguiram recuperar embora tenhamos conseguido sair com seis golos para o intervalo. A segunda parte foi muito difícil, pelas 7 exclusões que tivemos contra 0, ou seja, jogámos 14 minutos em inferioridade, o que nos tirou tranquilidade para fazermos as coisas bem e isso afetou o nosso rendimento. Voltámos a ganhar justamente mas estamos tristes porque a diferença de golos não espelha a diferença entre as equipas e aquilo que os jogadores mereciam conquistar. Penso que tivemos melhores momentos em relação ao primeiro jogo [contra a Roménia] e conseguimos dar uma resposta positiva nas várias fases do jogo.”

M18 EHF Euro 2024
Calendário (hora portuguesa):
Grupo E
07.08.2024 – 16h00 – Portugal x Roménia, 29-24 (10-7)
08.08.2024 – 18h30 – Áustria x Portugal, 32-36 (13-19)
10.08.2024 – 13h30 – Espanha x Portugal, EHF TV

O M18 EHF Euro 2024 decorre de 7 a 18 de agosto, em Podgorica, e à semelhança do que aconteceu na competição sub-20, também aqui houve a mudança do modelo competitivo devido ao alargamento da competição para 24 equipas. Portugal está no Grupo E, juntamente com Áustria, Espanha e Roménia.

Patrocinadores Institucionais